O TikTok, lançado em 2016, rapidamente se tornou um fenômeno global, conquistando uma base de usuários diversificada e engajada. Os vídeos curtos, com duração de 15 a 60 segundos, cativou a atenção de usuários de todas as idades e transformou a maneira como as pessoas consomem conteúdo online. As marcas estão aproveitando a plataforma para criar campanhas de marketing e conquistar a atenção das novas gerações.
Para reforçar a sua estratégia de relacionamento e comunicação com os seus públicos, a Klabin, uma das maiores produtoras e exportadoras de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do país, estreou no TikTok. Com isso, tornou-se a primeira empresa do setor de papel e celulose a marcar presença na plataforma no Brasil.
Com a chegada na rede social, a companhia amplia sua presença no ambiente digital e fortalece sua imagem como marca empregadora. Em seu novo perfil, a empresa compartilha vídeos sobre sustentabilidade, investimento, negócios e produtos em tom leve e bem-humorado, em linha com o perfil dos conteúdos que são disponibilizados no TikTok.
Nos seis primeiros meses na plataforma, a Klabin publicou 38 vídeos, que acumularam mais de 600 mil visualizações, com a retenção dos conteúdos superando as médias de referência estabelecidas pela própria plataforma. No período, a empresa conquistou mais de 3 mil novos seguidores e alcançou mais de 350 mil usuários na rede.
“O TikTok oferece uma oportunidade valiosa para as empresas se aproximarem das pessoas, especialmente das novas gerações. Na plataforma, podemos aprimorar a comunicação com o consumidor final, um público que é menos impactado por nossas ações de comunicação, já que somos uma empresa B2B. Os nossos conteúdos mostram atividades da Companhia e situações do dia a dia, exploram os diferenciais da Klabin e estão atualizados com as trends do momento, dessa forma, reafirmamos a nossa capacidade de inovar e de criar conexões com os diferentes públicos,”, explica Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Marca e Reputação da Klabin.
A ascensão do TikTok
Os vídeos curtos no TikTok têm a capacidade de transmitir mensagens de forma rápida e que geram impacto, isso vem permitindo que marcas capturem a atenção, principalmente das novas gerações de maneira mais fluída, proporcionando entretenimento enquanto comunicam suas mensagens de forma estratégicas.
A companhia explica que o ingresso no TikTok é baseado por um estudo conduzido pela própria rede social, em colaboração com a Publicis e a WAR. Segundo o levantamento, 80% dos usuários declararam que o TikTok os ajuda a conhecer marcas e produtos antes desconhecidos e 70% buscam os produtos e marcas depois de vê-los na plataforma.
Outro estudo do TikTok, dessa vez em parceria com a Nilsen, realizou uma análise feita com base em modelos de marketing mix modeling de 5 grandes anunciantes de bens de consumo cobrindo os últimos dois anos, na qual mostrou que o TikTok foi mais eficiente do que mídias offline e outros canais digitais na geração de resultados.
Mais especificamente, o TikTok teve um retorno médio sobre investimento de mídia (o ROI) 73% mais alto do que a média de outros canais digitais analisados pela Nielsen. Já nos meios offline, a vantagem foi ainda maior: o ROI médio foi 80% mais alto.
Vale ressaltar que o sucesso do TikTok não se limita apenas à quantidade de visualizações. A verdadeira magia está no alto nível de engajamento gerado por esses vídeos curtos. Os usuários não apenas assistem passivamente, mas também participam ativamente, criando seus próprios vídeos em resposta aos desafios e tendências populares. Esse envolvimento oferece às marcas uma oportunidade de se conectar de maneira autêntica com seus consumidores.