Em julho, a inadimplência dos consumidores brasileiros teve alta de 4,9%, é o que aponta a análise realizada pela Boa Vista SCPC. No período entre agosto de 2015 e julho de 2016 comparado aos 12 meses antecedentes, a elevação foi de 3,3% e na comparação do acumulado do ano o aumento foi de 2,5%.
Ao mesmo tempo, se comparado ao mesmo mês de 2015, julho apresentou queda de 4,3%. Segundo a entidade, a maior elevação regional ocorreu no Centro-Oeste, com 4,4%, seguida das regiões Nordeste (3,9%), Sudeste (3,4%) e Norte (3,2%). A região Sul obteve a menor elevação: 1,6%.
A alta do desemprego e a alta inflação no período têm influenciado diretamente a situação das famílias brasileiras. Mesmo assim, o órgão aponta que a cautela do consumidor, a fraca atividade econômica e a respectiva diminuição do endividamento das famílias têm agido de modo a compensar esta elevação da inadimplência, resultando em um nível praticamente estável na tendência do indicador (com relação aos valores acumulados em 12 meses).