Para facilitar a comunicação entre aqueles que estão no clima do Rock in Rio, o chatbot Roque, oferecido pelo Itaú Unibanco, está de volta. O assistente virtual responde perguntas e oferece informações em conversas pré-programadas integrado ao Messenger da página do festival no Facebook.
“É a segunda vez que o Itaú lança mão desse serviço, que utiliza inteligência artificial em seu mecanismo. Por ter sido bastante eficaz e útil no último Rock in Rio, optamos por trazer o assistente de volta para facilitar e tornar a experiência dos espectadores melhor ainda”, diz Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.
Como acontece o contato?
A comunicação acontece de forma automática e imediata. Para realizar o primeiro contato com o bot, o usuário deve entrar no perfil do Rock in Rio no Facebook. Segundos depois o assistente surge no bate-papo com a opção “iniciar conversa”.
Em seguida aparece o questionamento se o internauta vai ao festival. Se a resposta for positiva, uma narrativa começa a ser desenvolvida com outras questões envolvidas: informações gerais, line–up, ingressos, pulseiras, como chegar, onde se hospedar, experiências, o que comer e outras informações.
Acessibilidade
O assistente também orienta quem tem necessidades especiais, direcionando para a página com informações sobre acessibilidade no site do Rock in Rio.
No festival haverá espaços planejados para melhorar a experiência das pessoas com deficiência durante o evento. Os espaços oferecerão uma série de iniciativas para garantir maior acessibilidade.
“Para o Rock in Rio 2019 queremos ter uma postura acolhedora, como a de quem recebe uma visita em casa. O chatbot tem papel fundamental nisso, pois responde as principais dúvidas que as pessoas possam ter sobre o festival de maneira rápida e interativa”, diz Eduardo Tracanella.
Itaú e Rock in Rio
Essa é a quinta vez consecutiva que o banco patrocina o evento de rock. Criado para sanar dúvidas e informações dos clientes, os chatbots já foram implementados anteriormente em outras ações do Itaú. Atualmente o banco disponibiliza bots que permitem interação por voz e texto. A opção fez sucesso em 2017.
Acreditando que a música tem o poder transformador nas pessoas, o banco ainda vai aplicar durante o festival o conceito de “Quem busca as diferenças se encontra”, divulgando a hashtag #BusqueAsDiferenças.
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