Você sabe quais são as marcas mais relevantes para o consumidor? Quanto ela vale? Quais delas tiveram maior impacto durante o ano para a percepção pública? A Interbrand, consultoria global de marcas, acaba de anunciar seu ranking anual das marcas brasileiras mais valiosas do ano.
As cinco primeiras posições são Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil.
Este ano, duas novas marcas integram o ranking: SulAmérica, ocupando a 21ª posição, com R$ 554 milhões.
Já a varejista Atacadão, figura com R$ 529 milhões, ocupando a 23ª posição. A Natura, que aumentou seu tamanho este ano, figura em sexto lugar com o valor de R$ 8.389 bi.
“Analisamos que as marcas que apresentaram os maiores percentuais de crescimento foram aquelas que efetivamente conectaram experiências de marca relevantes, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e fornecer consistência, o que cria valor a curto prazo. Ao mesmo tempo, as marcas que articularam mensagens poderosas e autênticas para construir um posicionamento enraizado com seu propósito, obtiveram as maiores notas em força de marca”, explica Beto Almeida, CEO da Interband Brasil
“A marca de maior crescimento e a marca mais valiosa do ano são dois excelentes exemplos da boa coordenação de gerar relevância e causa, o que leva a um nirvana da marca no engajamento, defesa e valor sustentável”, adiciona.
Metodologia
Metodologia exclusiva e certificada de Brand Valuation, desenvolvida em 1988 em parceria com a London Business School.
O ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas existe desde 2001. Sendo resultado de estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores.
Em parceria com a Provokers, foi realizada uma pesquisa em todo o Brasil, que reuniu mais de mil entrevistados que avaliaram cerca de cem marcas, resultando em um amplo panorama do cenário atual e impressões positivas e negativas de diferentes marcas em diversos segmentos.