/
/
IPCA registra alta de 0,43% em abril; Alimentação e Saúde pressionam inflação

IPCA registra alta de 0,43% em abril; Alimentação e Saúde pressionam inflação

No acumulado de 12 meses, o IPCA registra uma alta de 5,53%, enquanto o INPC tem alta de 0,48% e 5,32% no acumulado.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou uma alta de 0,43% em abril. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e refletem o índice que representa a inflação do País. Segundo o resultado, houve uma desaceleração em relação ao mês anterior – que havia registrado uma alta de 0,56%. No entanto, na janela de 12 meses, trata-se de um aumento de 5,53%.

Segundo o IBGE, a alta da inflação foi guiada pelos Alimentos e bebidas – principalmente em relação à Alimentação fora do domicílio –, e pela Saúde e Cuidados Pessoais – devido aos reajustes de preços de medicamentos.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou uma alta de 0,48% em março, ante 0,51% em fevereiro. Esse índice é relevante especialmente para os reajustes no salário-mínimo e para o cálculo da inflação para famílias de baixa renda. No acumulado de 12 meses até março, o INPC registrou uma alta de 5,32%.

Alimentação

Segundo o levantamento, o grupo de Alimentação e bebidas teve uma desaceleração na inflação no mês de abril, com uma alta de 0,82% ante 1,17% em março. Já a Alimentação no domicílio teve a maior alta de preços, de 0,83%. Os produtos com maior alta dos preços foram:

  • Batata-inglesa (18,29%);
  • Tomate (14,32%);
  • Café moído (4,48%)

Já na Alimentação fora do domicílio, a alta foi de 0,80%, com destaque para o lanche (1,38%) e para a refeição (0,48%).

Saúde e medicamentos

O grupo de Saúde e cuidados pessoais representou uma alta de 1,18%, influenciado pelo aumento de produtos farmacêuticos em 2,32%.

Desde o dia 31 de março, os medicamentos passaram a ter um reajuste máximo de 5,06%, a partir de uma medida da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O ajuste tem como base na Lei nº 10.742, de 2003, que regula o setor farmacêutico e permite mudanças anuais nos valores comercializados.

A decisão levou em consideração a inflação acumulada nos 12 meses anteriores, que atingiu 5,06% em fevereiro, segundo o IPCA. Assim, a medida determinou o reajuste para três níveis:

  • Nível 1: 5,06% para medicamentos com concorrência;
  • Nível 2: 3,83% para medicamentos de média concorrência;
  • Nível 3: 2,60% para medicamentos de pouca ou nenhuma concorrência.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]