Pesquisar
Close this search box.
/
/
Investir pode parecer mais difícil do que realmente é

Investir pode parecer mais difícil do que realmente é

Em artigo, Cida Silveira, consultora individual, In Company e da plataforma AprendaAki, fala sobre poupanças e investimentos. Confira

Investir é para todos, seja muito ou pouco o que importa no final das contas é poupar para a aposentadoria e, também, para a realização de sonhos. Todos nós temos planos, queremos ter uma vida melhor e mais confortável no futuro, ou mesmo saber que existe uma reserva de dinheiro para imprevistos e emergências. Mas como é possível pagar todas as contas, manter uma boa qualidade de vida e, ainda, investir?

O primeiro passo é analisar em que momento da sua vida você está e quais são suas prioridades e, a partir disso, poderá definir uma meta e em quanto tempo você poderá alcançá-la; o segundo é fazer um levantamento detalhado de suas finanças. Aprenda a ‘fatiar’ seus rendimentos e separar o que vai investir das demais despesas.

Sugiro que divida a sua renda em quatro partes:

1. 50% deve ser destinado às contas fixas essenciais como aluguel, IPTU, condomínio, água, luz, gás, telefone, alimento;

2. 20% vai para o lazer, pois não é saudável, tão pouco viável, apenas pagar contas e guardar dinheiro. Você até pode conseguir fazer isso durante um tempo, mas não manterá uma constância, por isso separe essa verba para pagar jantares, passeios nos finais de semana, viagens, cinema, teatro, academia, cabeleireiro, etc.;

3. 10% deve ser reservado para um fundo de emergências, tais como conserto de carro ou reparos na casa, remédios ou um presente que não estava nos planos;

4. 20% essa parte deve ser reservada para o seu futuro, um sonho, um plano a longo prazo ou uma aposentadoria tranquila.

Com as suas contas organizadas é importante descobrir a modalidade de investimento ideal para o seu perfil. Caso seja mais conservador, pode optar pelo Tesouro Direto Pré-Fixado, no qual você já fica sabendo, no ato da compra do título, quanto receberá na data de resgate. Outras boas opções são Tesouro Direto Pós-Fixado, Renda Fixa (LCI, LCA, CDB e LC), fundos de investimento e bolsa de valores. Mas a grande dica é: antes de decidir qual é o caminho a seguir, converse com um consultor de investimentos capacitado, explique a ele quais são seus objetivos com o investimento e fale sobre o seu perfil, certamente ele lhe ajudará a escolher o melhor para você.

Lembre-se de que você pode até começar a poupar pouco inicialmente, mas as coisas mudam, os seus rendimentos também. Por isso comece a guardar agora e não pense apenas em realizar seus sonhos e adquirir coisas materiais, mas planeje, também, o seu futuro para que ele seja tranqüilo.

Todos podem se tornar investidores, basta um pouco de organização, planejamento e pulso firme para saber o que se pode gastar e o que se deve guardar. Pense que momentaneamente pode ser um sacrifício abrir mão de algo, mas no futuro será muito mais gratificante!

*Cida Silveira é consultora individual, In Company e da plataforma AprendaAki

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]