/
/
Investimento anjo cresce no Brasil, mas preocupa startups

Investimento anjo cresce no Brasil, mas preocupa startups

Levantamento sobre volume e quantidade de investimento anjo em 2016 demonstrou desaceleração desse tipo de aplicação em relação aos anos anteriores

A instabilidade econômica do Brasil tem afetado também os primeiros investimentos das startups. Segundo relatório da Anjos do Brasil, o volume total de investimentos anjo no País cresceu 9% no último ano, mas acendeu sinal amarelo para as novas empresas brasileiras.
O investimento anjo é considerado importantíssimo para o funcionamento das startups. Com a verba inicial, as empresas conseguem dar os primeiros passos no mercado e, a partir de então, ganhar tração para oferecer suas soluções em escalas maiores.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Cenário

Em 2016, estima-se que R$851 milhões foram usados como investimento anjo. O número é 9% maior do que 2015. Apesar do crescimento, o valor é menor do que o esperado. No período anterior, por exemplo, entre 2014 e 2015, o crescimento havia sido de 11%.
O número de investidores anjo também diminuiu. No ano passado, 7.070 investidores garantiram a primeira rodada de aplicações das startups no Brasil. O número é 3% menor do que em 2015.
Alguns dos motivos para o aumento também não são sustentáveis. É o caso, por exemplo, dos investidores que optaram por apoiar startups devido aos atuais retornos negativos em investimentos tradicionais, como Bolsa de Valores e setor de imóveis.

Campo favorável

Apesar do momento desestimulante, alguns fatores atuais favorecem o investimento anjo. Um deles é o fato de que, por ser de alto grau de inovação, as startups não dependem da situação econômica para crescerem.
O fator de o investimento anjo ser de médio e longo prazo, também favorece esse tipo de aplicação. Isso porque a expectativa do investidor é de que a crise já terá passado no momento do retorno da verba aplicada.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]