/
/
Internet das Coisas reinventa o consumidor e a indústria

Internet das Coisas reinventa o consumidor e a indústria

No que os negócios de uma fabricante de eletrodomésticos se cruzam com os de uma operadora de canais de televisão? Uma resposta possível está na Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês), já que estas e muitas outras indústrias lidam com aparelhos e serviços que sempre estiveram dentro da casa das pessoas e, uma vez que começam a poder se conectar à rede e a outros equipamentos, devem reformular as nossas vidas e, com isso, a maneira como as empresas lidam com os seus produtos.

“A Internet das Coisas é o que está fazendo a tecnologia sair da cadeia produtiva e chegar ao dia a dia das pessoas. É uma junção de produtos, sensores e plataformas de comunicação que gera a capacidade de se criar novos serviços para o consumidor final, e isso já começa a ser testado e experimentado”, diz Alex Rocco, diretor de marketing da SKY. Rocco participou, ao lado da diretora de tecnologia da informação da Whirlpool na América Latina, Renata Marques, de uma mesa de debates que discutiu os impactos da IoT e M2M (“machine to machine”) para os negócios, durante o primeiro dia da Conarec 2016. O debate foi mediado por Eduardo Peixoto, CBO do CESAR, Centro de Estudos Avançados de Recife, voltado para incubação e desenvolvimento de novas tecnologias.

Renata citou diversos exemplos de dentro da Whirlpool que já colocam em prática, hoje, o potencial da IoT. “Já há quem fale em ‘internet de tudo’, não só das coisas”, disse ela. “As máquinas estão mandando informações umas para as outras e nos avisando do que acontece em tempo real”. No Estados Unidos, contou, a companhia, dona das marcas Brastemp e Consul, já possui eletrônicos que, por meio de conexão a um hub central de informações no domicílio, detectam quais são os horários de menor consumo de energia para decidir quando o aparelho deve estar ligado e funcionando, o que gera descontos na conta de luz.

No Brasil, os primeiros experimentos estão sendo feitos com os purificadores de água da Brastemp, que são instalados na casa dos clientes por meio de um pacote de assinatura. Com sensores internos, eles verificam a temperatura da água e a regulam em tempo real. “Sempre recebemos muita reclamação de regiões quentes, como Nordeste ou o Rio de Janeiro, de que a água não estava gelando”, conta Renata. “Antes o cliente tinha que ligar para a central, fazer a reclamação, aguardar o técnico. Hoje já antecipamos o problema e ajustamos remotamente.”

Para Peixoto, do CESAR, mais do que mexer apenas na comodidade e agilidade ao consumidor, a IoT mexe diretamente no modelo atual de negócios da indústria e a obriga urgentemente a se reinventar. “A indústria está saindo de um modelo de produto para um modelo de serviços, e não porque é uma tendência, mas porque é uma necessidade”, disse. “A Internet das Coisas torna os produtos mais eficientes. Ela permite o compartilhamento, como já faz o Uber, que nada mais é do que um carro monitorado se colocando à disposição de outros quando está ocioso. Com mais eficiência, a produção deve cair, e por isso as empresas devem começar a agregar serviços e multifuncionalidades aos produtos que já possuem”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]