Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cresce o interesse de Baby Boomers por fundar o próprio negócio

Cresce o interesse de Baby Boomers por fundar o próprio negócio

Gerações mais velhas têm encontrado nas startups uma alternativa para equilibrar as necessidades financeiras e a liberdade de tempo para estar com a família

Startup é um termo que pode remeter a um movimento jovem no universo dos negócios, mas nem todo novo empreendedor é o tradicional Millennial, na casa dos 20 ou 30 anos.

Pessoas com mais de 50 anos estão entre os empreendedores mais ativos dos Estados Unidos, com uma taxa de início de novos negócios maiores do que os mais jovens.

A Gallup, empresa de pesquisa dos Estados Unidos, relata que 80% destes negócios são destinados a complementar renda da aposentadoria, bem como manter a mente ativa.

Foto: Shutterstock

Annamaria Lusardi, professora da Escola de Administração da Universidade George Washington, contou para a revista Inc. que a Internet foi uma grande facilitadora para que mais Baby Boomers entrassem no mundo das startups.

Segundo ela, a web tornou o início e a administração de empresas menos exigentes fisicamente, permitindo que mais pessoas com energia em declínio, ou outras limitações físicas, iniciassem empreendimentos.

Liberdade e flexibilidade

Ainda para a Inc., Jeff Williams, fundador da BizStarters (serviço de treinamento para empreendedores mais velhos), diz que 60% de seus clientes se mostraram mais interessados ​​na flexibilidade de horários que em enriquecer, de fato.

Segundo Williams, os Boomers empreendedores buscam a sensação de que, depois de meses de trabalho, possam tirar algumas semanas para visitar os netos, por exemplo.

Ele também comenta que as expectativas de ganhos médios de fundadores acima de 60 anos estão entre US$ 50 mil e US$75 mil ao ano, sem que haja o interesse de competir com os salários do Vale do Silício.

Estatísticas dos empreendedores Boomers

De acordo com a aceleradora CanaGlobal, Boomers têm duas vezes mais chances que Millennials de planejar um novo negócio.

Além disso, têm uma maior capacidade de perceber necessidades ou melhorar produtos e serviços com base em experiência prática.

Outras informações compartilhadas pela CanaGlobal sobre empreendedores Boomers:

  • 67% dos negócios fundados por Boomers, nos EUA, são rentáveis;
  • 76% dos empreendedores Boomers avaliam sua própria felicidade como 8/10;
  • Os Boomers compõem metade dos empresários estadunidenses;
  • As startups fundadas por Boomers cresceram 50% em número desde 2007;
  • A indústria mais popular é a de serviços prestados às empresas;
Foto: Shutterstock

Razões da ascensão

Segundo a CanaGlobal, alguns fatores estão impulsionando a ascensão de startups fundadas por Boomers nos últimos anos. Dentre eles, os seis principais são:

  1. Gig economy: em 2018 houve um aumento de US$ 1,4 trilhão na economia de freelancers nos Estados Unidos, e a tendência é que os trabalhos autônomos continuem crescendo no interesse da população;
  2. Desemprego: as taxas de desemprego entre trabalhadores acima dos quarenta anos é crescente, e a abertura do próprio negócio acaba se tornando uma opção de renda viável;
  3. Felicidade x renda: se o foco das gerações mais antigas era ficar rico, agora, o sonho é encontrar um trabalho que traga felicidade e completude em vez de apenas dinheiro;
  4. Atritos profissionais: com equipes profissionais recheadas de jovens nas empresas, algumas pessoas de gerações mais velhas optam por trabalhar sozinhos e evitar tensões sobre como cada geração efetua o seu trabalho;
  5. Algo maior: a maioria dos Boomers sente que deveria fazer algo maior do que aquilo que está fazendo na vida, tendo uma utilidade muito maior na sociedade. Isto parte como motivação para muitas pessoas abrirem o próprio negócio;
  6. O “sonho americano”: alguns Boomers ainda querem viver o dito “sonho americano” – uma vida sem dívidas e com equilíbrio perfeito entre trabalho, família e afazeres pessoais. O empreendedorismo surge como alternativa para a realização deste sonho.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]