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Intenção de compra das famílias em SP cai 13%

Intenção de compra das famílias em SP cai 13%

Paulistanos têm menos intenção de adquirir bens duráveis em novembro

 

Segundo pesquisa da FecomercioSP, divulgada hoje (28), a intenção das famílias paulistanas em comprar bens de consumo duráveis caiu 12,9% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e reduziu em 0,9% frente a outubro.

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou, então, 109,1 pontos no mês. O ICF é composto por sete itens: Emprego atual; Perspectiva profissional; Renda atual; Acesso ao crédito; Nível de consumo atual; Perspectiva de consumo; e Momento para duráveis. E vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório e acima de cem pontos é denotado como satisfatório.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, “a chegada do 13º salário não será suficiente para subir o nível de satisfação das famílias. Ainda que com algumas variações positivas com relação ao mês de outubro, na comparação anual todos os itens apresentaram resultados negativos, projeta, assim, um cenário pessimista às vésperas do Natal”.

De acordo com o levantamento, o item Momento para duráveis foi o que mais caiu, com recuo de 27,1% na comparação anual, e de 6,6% frente a outubro. Com isso, chegou a 82,3 pontos – o menor nível desde o início da série histórica. Este é o sétimo mês consecutivo no patamar de insatisfação.

O item Renda atual, que mostra se houve aumento da renda das famílias, também apresentou queda, de 12,9% frente a novembro de 2013, e de 1,5% em relação a outubro.

Já o Nível de Consumo Atual, que mostra se a família consumiu mais ou menos em relação aos períodos anteriores – apresentou o 22º mês consecutivo abaixo do grau de satisfação, com 83,1 pontos. O item caiu apenas 0,2% frente a outubro, mas registrou forte queda de 13,6% na comparação com novembro do ano passado.

Apenas Acesso a crédito e Perspectiva profissionais apresentaram resultados positivos, com alta de 1,8% e de 1,4%, respectivamente, na comparação mensal. No entanto, na análise anual, ambos tiveram resultados negativos: -10,8% e -17,2%.

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