A Kraft Heinz, grupo reconhecido por marcas consolidadas e produtos que têm grande penetração nos lares brasileiros, como Quero, Hemmer e a própria Heinz, tem investido em estreitar o relacionamento com o varejo para manter e ampliar sua participação de mercado no país.
Para ampliar a presença de seus produtos alimentícios nas gôndolas, a Kraft Heinz desenvolveu um aplicativo que indica os itens com maior potencial de vendas em cada loja, considerando sua localização, perfil de loja e seu público-alvo, entre outros fatores.
Com tecnologia de cruzamento de dados de inteligência de mercado, dados de vendas internos e dados coletados por reconhecimento de imagem das gôndolas, a companhia otimiza e acelera sua estratégia de vendas dos produtos de suas marcas no Brasil.
“Indústria e varejo têm um objetivo em comum: aumentar suas vendas e ter o produto ideal para cada consumidor. Para empresas líderes, como a Kraft Heinz é no mercado de condimentos, usar a inteligência de dados para definir o portfólio de produto ideal loja a loja é fundamental para fidelizar os clientes, tanto pensando no próprio varejo, quanto do ponto de vista da marca. Essa é a parceria ganha-ganha que estamos trazendo para o mercado”, afirma Marta Oliveira, diretora de Estratégia e Transformação da Kraft Heinz.
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Aplicativo antecipa oportunidades no B2B para Heinz
O aplicativo mapeia quais produtos da companhia vendem mais em cada loja, levando em consideração a região, o tipo de loja, o perfil dos consumidores e outros dados de inteligência de mercado, traçando semelhanças entre lojas de todo o país. Por exemplo, o aplicativo é capaz de antecipar que um determinado produto vai performar bem em uma loja baseado na performance dele em lojas de mesmo perfil.
Além disso, o aplicativo da Kraft Heinz também sinaliza quando os produtos presentes nas lojas estão acabando, gerando um alerta de reabastecimento para não perder a oportunidade de atender o consumidor.
O aplicativo, que recebeu o nome “Data. Mate” é exclusivo para uso interno e já está sendo utilizado no dia a dia do time de vendas de Kraft Heinz Brasil. Data. Mate, cujo nome significa “parceiro de dados”, condensa os dados de inteligência de mercado para orientar a próxima melhor ação dentro de uma loja específica, simplificando a rotina dos executivos de vendas com recomendações reais e efetivas que beneficiam varejistas e consumidores.
“Ele é o primeiro produto digital desenvolvido pela Kraft Heinz no Brasil, após mais de 100 horas de entrevistas e workshops com oito usuários alfas que nos ajudaram a identificar onde estão as principais oportunidades da jornada de vendas. Agora vamos escalar para mais de 200 usuários que vão continuar nos guiando no desenvolvimento de novas funcionalidades para fortalecer ainda mais a nossa parceria com o varejo”, revela a diretora de Estratégia e Transformação da Kraft Heinz.
Nos últimos três anos, a companhia se dedicou ao seu desenvolvimento e a organização de dados para, segundo Marta, trilhar seu próprio caminho na era da transformação digital da indústria de alimentos.