Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você sabe o que são embalagens estendidas?

Você sabe o que são embalagens estendidas?

Consumidor pode ter acesso a informações mais detalhadas sobre alimentos apontando câmera do celular para código 2D adicionado a embalagens

O consumidor está cada vez mais consciente, inclusive na hora de escolher os alimentos que vai consumir. Para que isso seja possível, é essencial que ele disponha das informações necessárias de forma simples, clara e transparente. Foi nesse sentido que a Anvisa publicou novas normas sobre a rotulagem nutricional, que passou a vigorar em outubro do ano passado.

As regras estabelecem mudanças na legibilidade, no teor e na forma em que as informações da tabela nutricional são apresentadas nas embalagens. Além disso, passou a ser obrigatório que os consumidores sejam alertados sobre quantidades excessivas de açúcar e gordura. Nesse contexto, onde o agente regulador exige trasparência da indústria alimentícia e o consumidor busca cada vez mais informações na hora de adquirir um produto, algumas marcas estão investindo, por conta própria, no conceito de “embalagens estendidas”. Ou seja, as informações disponíveis sobre o produto não precisam mais ficar restritas ao espaço físico das embalagens.

cebolas-embalagem-estendidaComo isso é possível? Através do código 2D. Quando o consumidor aponta a câmera do celular para o código 2D presente na embalagem do produto, ele consegue visualizar uma série de informações sobre colheita, transporte e armazenamento, por exemplo. Isso faz com que ele possa entender o caminho percorrido pelo alimento desde a escolha da matéria-prima até o ponto de venda. Ou seja, além de proporcionar uma experiência mais completa na hora das compras, os códigos 2D inseridos nas embalagens têm impacto direto na rastreabilidade e no monitoramento dos produtos.

A apresentação mais aprofundada do produto para o consumidor é uma forma de criar uma ponte entre o cliente e o produtor, até para facilitar o esclarecimento de dúvidas ou o encaminhamento de sugestões. Por conta disso, a utilização do código 2D tem sido cada vez mais frequente na indústria de suprimentos.

É importante também destacar que o código 2D traz vantagens significativas para as empresas. Se para o consumidor final as embalagens estendidas servem como uma garantia maior de qualidade daquilo que ele vai comprar, para a indústria, ir além do código barras usual, dá mais eficiência na hora de identificar possíveis problemas na cadeia produtiva. A nova tecnologia permite, por exemplo, uma melhor gestão da data de validade dos produtos e a correção de possíveis inconformidades.

UnidaSul adota código 2D em suas embalagens

Com mais de 50 anos de experiência no mercado, a UnidaSul tem investido na utilização do código 2D em suas embalagens. Atuante nos ramos do atacado, varejo e atacarejo, além de distribuição, fabricação, transporte e logística de bens de consumo, a UnidaSul trabalha para inserir as embalagens estendidas nos seus produtos do setor Frutas, Legumes ou Verduras (FLV). Esse interesse por dar mais transparência nas informações oferecidas ao cliente e garantir uma maior rastreabilidade dos produtos não é de agora.

Em 2019, a empresa passou a integrar o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento dos Alimentos (Rama) que busca fortalecer boas práticas agrícolas e garantir informação de qualidade para todos os agentes na cadeia de produção alimentícia. Entre os sistemas que compõem o Rama, o Sistema Rastreador Paripassu dá oportunidade tanto ao produtor quanto ao distribuidor formas de realizar a operação de rastreabilidade de frutas, legumes e verduras em um processo colaborativo.

A adesão ao Rama associada à parceria com a embaladora de bandejas automáticas Digi, através da empresa Sunnyvale, fez com que UnidaSul fosse reconhecida com o Prêmio Automação 2022 na categoria Segurança do Alimento, promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. O prêmio privilegia a criatividade e os esforços de empresas e profissionais brasileiros na área da automação e da padronização.

Sobre o Código 2D

código-2DO código 2D é um código bidimensional, que possui a capacidade de armazenar muito mais informações que o código de barras linear, como data de validade, lote, número de série, dados nutricionais, entre outros. Enquanto o código de barras tradicional carrega 13 dígitos, o bidimensional pode conter milhares de dígitos, além de permitir a impressão em uma área muito menor na embalagem.

Para a UnidaSul, estamos falando de uma verdadeira revolução tecnológica, que possibilita à indústria e ao varejo, físico ou digital, simplificar processos, melhorar gestão e controle de estoques, monitorar a data de validade, além de prevenir perdas. Já os consumidores ganham em segurança, autenticidade e experiência de compra.


+Notícias

Mudanças na regra de rotulagem de alimentos já valem para produtos novos

Na Justiça, 57% dos processos de LGPD terminam sem condenação

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]