Pesquisar
Close this search box.
/
/
A inteligência é o fruto gerado pelos dados

A inteligência é o fruto gerado pelos dados

Para tornar os dados compreensíveis para todos, a Robbyson adotou um modelo de dashboard inovador. Conheça a árvore que funciona como um mapa de calor

Entender e tangibilizar a dimensão dos dados gerados mundialmente é um exercício quase impossível. Só no Brasil, o celular está presente em 93,2% dos domicílios, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o globo, segundo a Domo, havia 3,7 bilhões de pessoas conectadas em 2017. Imagine que cada clique, leitura, escolha ou decisão de cada um desses usuários, efetivada em smartphones ou outros gadgets, se transforma em dados. Esse é o mundo em que vivemos hoje.

Contudo, como afirma Fernando Parreiras, executivo de Sistemas da Robbyson, nem todos os dados gerados são capazes de garantir boas inferências. Quantidade, nesse caso, não garante qualidade. Para as empresas, o essencial é coletar, reunir e interpretar os dados corretos, de acordo com o resultado almejado.

Esse contexto provocou, na AeC, a gana de desenvolver um negócio que tem como foco a ideia de usar o dado para aperfeiçoar o desempenho de pessoas e negócios. Foi com esse mindset que nasceu a plataforma Robbyson e é dessa forma que ela se mantém. O tempo, contudo, trouxe avanços para a ferramenta: atualmente, ela mede os mais diversos KPIs, de acordo com a demanda da empresa que a utiliza. Além disso, se tornou um negócio próprio, com pessoas inteiramente dedicadas ao seu aprimoramento.

Um dos grandes diferenciais dessa plataforma, além do manejo de dados, é a forma como eles são visualizados. A Robbyson foi criada como uma ferramenta de gestão e autogestão e, como explica Parreiras, o principal desafio nesse sentido foi justamente tornar as informações compreensíveis inclusive para os leigos.

No momento em que o dashboard foi criado, a ideia era criar um mapa de calor da produtividade da empresa. Porém, os executivos tinham consciência de que nem todos compreendem tal gráfico. “Às vezes o usuário precisa de elementos lúdicos”, afirma o executivo. “A árvore foi uma forma saudável de ilustrar”.

Dessa forma, a empresa não precisou desenvolver uma estrutura hierárquica – como seria em um organograma tradicional, por exemplo. “As pessoas, que dão vida à empresa, são representada pelas folhas e são o que torna a árvore bonita”, diz. “A base é formada pelos acionistas e diretores”.

“Com a Robbyson, o usuário não precisa entender de estatística para interpretar gráficos”, afirma. “O colaborador consegue analisar sua performance de forma prática e existe um padrão, compreensível para todos”, afirma. Com isso, criou-se uma narrativa única, um storytelling por meio do qual o colaborador consegue entender a sua missão, seu estágio atual e o quanto falta para que ele alcance a meta, sem precisar se comparar com os outros. De acordo com o executivo, tal narrativa ajuda também a aplicar a Robbyson em outras empresas, afinal, é de fácil compreensão.

dados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]