No universo da moda, onde a inovação e a expressão criativa se conectam, a Inteligência Artificial (IA) surge para redesenhar as fronteiras dessa indústria. A união entre a arte de criar e a precisão algorítmica da IA desencadeia possibilidades sem precedentes. A aplicação estratégica das novas tecnologias pode redefinir padrões tradicionais, e colaborar com estilistas, designers e profissionais têxteis. A IA traz com ela avanços, desafios e promessas.
Nesse cenário, a Audaces, multinacional ítalo-brasileira no cenário global de soluções para a indústria da moda, acaba de anunciar o lançamento da Audaces Sofia. A solução de Inteligência Artificial promete transformar radicalmente a criação e o desenvolvimento de peças de roupa que serão desenvolvidas no Audaces360, a principal multiplataforma para criação e produção digital de confecção de moda na América Latina.
Com a Audaces Sofia, profissionais têxteis têm à disposição uma ferramenta que nasceu com o propósito de simplificar o processo criativo. Basta descrever o produto desejado, e o software se encarrega de gerar modelos de roupas através de ilustrações originais, com uma riqueza de detalhes em formato realista. A abordagem permite visualizar, com precisão e agilidade, o resultado de peças como blusas, vestidos, calças, bolsas e calçados.
Além disso, a ferramenta possibilita que sejam criadas estampas inéditas e com base em apenas um texto. É possível também produzir imagens foto-realistas, tendo como base as criações prévias, a partir das mais diversas ideias que podem surgir entre os profissionais da moda.
A Audaces Sofia foi criada no segundo semestre de 2022, mesmo período em que aconteceram os primeiros avanços em tecnologias de Inteligência Artificial generativa em todo o mundo. Segundo explica Matheus Fagundes, CEO da Audaces, o objetivo da empresa é incorporar os “superpoderes” da IA generativa aos seus produtos. Assim, será possível proporcionar aos clientes uma experiência tecnológica de ponta.
A Audaces Sofia representa a primeira grande inovação da multinacional dentro do ambicioso plano de crescimento para o período de 2024-2030, no qual a empresa planeja investir aproximadamente R$ 1 bilhão em novos produtos, pesquisa e desenvolvimento, canais de vendas, aquisições, recursos humanos, marketing e expansão internacional.
Especialistas da Audaces dedicaram mais de um ano ao desenvolvimento da inteligência artificial generativa, criando um modelo de linguagem exclusivo baseado em técnicas de difusão. A ferramenta, fundamentada em Python e C++, utiliza API Rest acessível via .NET C#, permitindo a geração de imagens originais a partir de textos, croquis e outras referências para a produção de roupas.
“A Audaces Sofia é uma nova tecnologia que adiciona novas capacidades aos nossos sistemas. Nós investimos em pesquisa e inovação há mais de 20 anos. Boa parte da maturidade tecnológica e dos resultados que entregamos hoje no mercado, se deve a todos esses anos de investimento. No segmento de moda, temos orgulho de sermos os primeiros a entregar esse nível de solução em escala mundial”, destaca o CEO da Audaces.
Potencializando a criatividade e eficiência na moda com a Inteligência Artificial
Validada na prática através de usuários-beta, a Audaces Sofia estará inicialmente disponível nos sistemas Audaces Fashion Studio e Audaces Idea, destinados a estilistas, designers e profissionais criativos que utilizam o Audaces360. Com uma base de mais de 20 mil clientes em 70 países, a empresa busca potencializar os profissionais do setor, integrando a inteligência artificial generativa ao fluxo de trabalho como um copiloto criativo.
Além de otimizar a criatividade, a Audaces Sofia promete aumentar a eficiência e produtividade. Assim, poderá proporcionar uma produção mais eficiente e competitiva. A empresa destaca também a capacidade da tecnologia de oferecer soluções de design personalizadas, adaptando-se às preferências dos consumidores, incluindo recomendações de estilo, ajustes de tamanho e customização das peças.
Outros benefícios da inteligência artificial generativa incluem a redução de custos e erros de design, teste virtual de ideias antes da produção e a capacidade de proporcionar originalidade e competitividade a pequenas marcas e designers independentes.
Segundo a empresa, a Audaces Sofia utiliza algoritmos inteligentes para assegurar designs únicos e inovadores, destacando-se por sua intuitividade e não exigindo experiência técnica em inteligência artificial.
“Unindo o incrível potencial da inteligência artificial com o processo criativo de moda, a solução Audaces Sofia promete transformar a forma como os criadores dão vida às suas ideias, sem substituir a beleza e o poder da imaginação humana. Sofia irá desempenhar um papel fundamental nos processos criativos, ao proporcionar perspectivas diferentes daquelas inicialmente pensadas pelo designer, e contribuindo para a experimentação e a inovação na construção de produtos”, conclui Matheus Fagundes.
Foto: Shutterstock.com