/
/
Paciência e integração: empresas explicam como criar ambientes inovadores

Paciência e integração: empresas explicam como criar ambientes inovadores

Empresas ainda estão ligadas a um modelo organizacional que não responde às atuais necessidades dos consumidores. Concluir transição é passo importante
Legenda da foto

A inovação é ventilada constantemente no ambiente corporativo, porém, como implementar essa prática em empresas que não conseguiram modernizar sua estrutura organizacional? O painel “A Sua Empresa Sofre do Complexo de Rejeição – Inibidores Corporativos da Inovação”, do Whow!, convidou executivos e professores renomados para discutir as possíveis causas desse bloqueio.

Mediado por José Mello, Diretor de Inovação da Pirelli, o debate levantou dilemas recorrentes que impedem as empresas de abrirem suas portas para processos inovadores.

Ao refletir sobre a necessidade de criar ambientes que permitam que essas demandas criativas ocorram, Dante Minucci, gerente de automação e inovação da Liq, pontuou que é preciso implementar ações de forma integrada. “A gente leva conteúdo e informação aos nossos funcionários. São grupos específicos e pessoas específicas. É uma metologia, ambiente de trabalho, a cultura que está enraizada na companhia. Implantar essas ações passa pelo empoderamento das pessoas, isso vai do estagiário até o presidente”, diz.

Incerteza e necessidade de retorno

Num mercado ainda ferido pela crise econômica, o medo de arriscar faz com que as empresas não saiam de sua zona de conforto. CEO da Horizon Consulting, Fabio Pando acredita que as organizações ainda não atuam pautadas pelo ritmo de mudança que ocorre da porta da empresa pra fora. Para ele, as empresas ainda estão orientadas por modelos que não estão em convergência com o atual momento do mercado.

“Qual é a nova estrutura hierárquica? Cada empresa está tentando descobrir qual é o seu novo modelo. Estamos vivendo um momento de transição onde o modelo antigo não serve mais e o novo ainda não está pronto”, pondera.

Universidades e mercado: conflito de objetivos

Embora os principais potenciais criativos estejam dentro das universidades, o alinhamento de expectativas entre mercado e academia parece estar longe do ideal no Brasil. Para Rodrigo Amantea, professor do Insper, a organização tenta inverter esse quadro e cita exemplos de fora do país.

“Às vezes temos uma impressão que a academia está muito distante das empresas, mas no Insper, estamos mais próximos desse mercado. Num ecosistema de inovação, como o que ocorre em Israel, o sistema universitário é completamente ligado ao que acontece nas empresas. Existe uma conexão direta naqueles polos, inclusive proporcionando geração de patentes. Quando falamos de inovação, ela precisa estar muito próxima de onde a inovação, de fato, está nascendo”, pondera.

A experiência importa

Estudos indicam que a experiência de compra vai se tornar tão importante quanto o produto em si. Neste contexto, as organizações precisam acompanhar a velocidade de mudanças de perfil e exigência de seus clientes. Para Demetrio Teodorov, superintendente de inovação da Alelo, é necessário reter talentos e investir em criativos em potencial.

“Selecionamos 30 talentos e estamos desenvolvendo o potencial de inovação de diversas áreas. Eles acabam assumindo um papel de business partner dentro da organização. Conseguimos fechar esse ciclo e achar um “mina de ouro” nos nossos colaboradores. Ninguém sabe muito bem o que é inovação e transformação, nossa missão é capacitar essas pessoas pra entenderem a importância dessa ideia”, destaca.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

A estratégia da TIVIT que disparou sua receita em cibersegurança
Entenda como o novo Centro de Operações de Cibersegurança (SOC), da TIVIT, está mudando o jogo na companhia com resultados expressivos
iFood transforma o WhatsApp em canal de compras com o agente Ailo
O assistente de IA passa a fazer recomendações, montar pedidos, aplicar descontos e concluir compras diretamente pelo app de conversa
ChatGPT concentra mais de 92% do tráfego de IA para sites
Estudo mostra que a plataforma domina as indicações feitas por modelos de linguagem e reforça uma mudança na forma como consumidores descobrem marcas, produtos e conteúdos na internet
A próxima senha dos pagamentos no Brasil será a palma da mão
Mais do que uma inovação tecnológica, o pagamento pela palma da mão promete unir conveniência, segurança e eficiência para consumidores e varejistas

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

A IA vai acabar com o atendimento humano? Como investir com mais segurança Será que o consumidor realmente não aguenta mais tanta publicidade? O STF mudou as regras das plataformas digitais