/
/
INSS exige identificação biométrica para liberação de empréstimos consignados

INSS exige identificação biométrica para liberação de empréstimos consignados

Biometria já era exigida para aposentados e pensionistas do INSS que começaram a receber seus benefícios a partir de abril de 2019.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários. A medida entrará em vigor a partir do dia 23 de maio.

Além de se identificar, o interessado poderá usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e taxas de juros para pedidos de empréstimos. De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União, a identificação biométrica será realizada por meio da verificação das características físicas, como a foto ou a impressão digital, dos beneficiários.

O objetivo é mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos ao sistema, oferecendo assim mais segurança e conformidade.

Fraude no INSS

As fraudes no INSS ainda estão sendo investigada. Ainda não se sabe ao certo quantos beneficiários podem ter sido afetados. Diferentes entidades cobraram mensalidades de aposentados e pensionistas sem a devida autorização. Com isso, entre 2019 e 2024, valores que podem chegar a R$ 6,3 bilhões foram desviados.

Os descontos foram realizados sem que os beneficiários concordassem em se associar às ofertas das entidades, que incluíam descontos em planos de saúde e academias, por exemplo. No último dia 13, o INSS notificou 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios e que podem ter sido prejudicados, assim como aqueles que não tiveram descontos.

Falta de clareza

Uma vez que não é possível ter informações claras sobre quantas pessoas foram impactadas e o montante total que foi desviado, o desafio de ressarcir aqueles que foram lesados pelas fraudes é ainda maior.

O Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), que conta com 17 entidades filiadas, entrou com uma Ação Pública contra o INSS, a União Federal, associações e sindicatos associados. O objetivo é contestar as cobranças indevidas e realizar o arresto de R$ 6,3 bilhões para garantir a futura cobrança da dívida.

Ainda, a Ação Civil Pública busca que as entidades privadas envolvidas na fraude sejam responsabilizadas, exigindo a devolução em dobro das mensalidades que foram cobradas de forma irregular, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

Solução biométrica?

Em junho de 2024, após a identificação de irregularidades em descontos de mensalidades associativas, o Tribunal de Contas da União determinou ao INSS que só permitisse novas cobranças em folha de pagamento em favor de organizações sociais – seja em relação à filiação, seja para empréstimos consignados – mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica e dados biométricos do beneficiário.

Na mesma decisão, o TCU determinou ao INSS que ressarcisse os valores cobrados indevidamente, assim como a implementação de ferramentas que possibilitassem a assinatura eletrônica e a biometria para termos de filiação e autorizações de descontos vigentes. Além disso, as ferramentas deveriam permitir o bloqueio e desbloqueio automático e específico para cada averbação de desconto nos benefícios pagos.

A biometria já era exigida para a liberação de empréstimos consignados desde abril de 2019, valendo para quem passou a receber a pensão ou aposentadoria a partir desta data. Agora, a medida determina que a biometria passa a valer para todos os beneficiários.

No entanto, além da falsificação de assinaturas de beneficiários vítimas das fraudes, a maioria entidades analisadas (70%) na investigação não haviam entregado ao INSS toda a documentação para realizar os descontos nos benefícios. Portanto, muito além de uma falha de segurança na identificação dos aposentados e pensionistas, houve a ausência de verificação rigorosa das autorizações, fora uma possível falsificação de documentos de filiação.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]