Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos

Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos

Estudo da martech MoEngage revela tendências de consumo na América Latina: experiências personalizadas aos consumidores geram melhores resultados e maior engajamento

Um estudo da MoEngage, martech especializada em engajamento de consumidores, revelou que as redes sociais são o canal preferido da maioria (52%) dos consumidores brasileiros para receber informações sobre lançamentos de produtos. O levantamento, que analisou mais de 4 bilhões de interações e 20 bilhões de mensagens, oferece insights valiosos sobre os hábitos de consumo na América Latina.

Crescimento da internet impulsiona preferência
pelas redes sociais

Segundo a pesquisa, as redes sociais despontam como o meio escolhido por 52% dos consumidores brasileiros para acompanhar lançamentos de produtos. Plataformas como Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook e Reddit são as preferidas quando se trata de receber atualizações sobre novidades no mercado.

Essa preferência está em sintonia com a disseminação do acesso à internet na América Latina, que alcançou uma taxa de 66,1% em 2022. No Brasil, esse número chega a 70,2%, enquanto no Chile chega a 82,30%.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Diversidade de canais de comunicação

A pesquisa também revelou que os consumidores brasileiros têm diferentes preferências quando se trata de receber informações relacionadas a produtos. O WhatsApp lidera a preferência dos entrevistados, 26% preferem receber lembretes de renovações de assinaturas por meio do aplicativo de mensagens. Enquanto isso, 14,8% optam por receber anúncios por e-mail, 11,2% preferem mensagens nos próprios aplicativos ou banners nos sites, e 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook como canais interessantes. Notificações via push são a escolha de 6% dos consumidores, enquanto 4,8% preferem alertas por SMS.

Diferente do Brasil, o WhatsApp não é uma das preferências no Chile, onde apenas 3,20% dos entrevistados afirmam preferir receber alertas através do aplicativo de mensagens, junto com o Facebook. Os alertas através das redes sociais, assim como no Brasil, também estão no topo no Chile, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%). Opções como notificações via push (6,40%) e SMS (5,6%) têm valores parecidos em ambos os países.

Acompanhamento do status de entrega dos pedidos

Quando se trata de acompanhar o status de entrega dos pedidos, os consumidores brasileiros têm suas preferências claras. De acordo com a pesquisa, 31,6% dos entrevistados preferem receber avisos sobre o envio de seus pedidos por e-mail, enquanto 22,8% optam pelo WhatsApp e 18,4% escolhem notificações via push. Além disso, 14,4% dos consumidores preferem alertas por SMS, e 12,8% mencionam mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites como sua opção favorita.

No Chile, as preferências para acompanhar o status de entrega dos pedidos diferem um pouco. 38% dos chilenos preferem receber avisos por e-mail, 18,4% optam por mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites, e 16% escolhem notificações via push como canal preferido.

Lembretes sobre assinaturas e renovações

Quando se trata de receber lembretes sobre assinaturas e renovações, a tríade de canais de comunicação – e-mail, WhatsApp e notificações via push – mais uma vez se destaca entre os brasileiros. Segundo o estudo, 28,8% dos consumidores preferem receber comunicações por e-mail, 26% escolhem o WhatsApp ou Facebook, e 19,2% optam por notificações via push. Além desses canais, 17,2% mencionam mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites, enquanto 8,8% preferem alertas por SMS.

No Chile, os lembretes sobre assinaturas e renovações são bem recebidos por e-mail, com 43,2% das preferências. Notificações via push são a escolha de 20% dos entrevistados, e mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites são preferíveis para 14,8% dos consumidores.

Experiência personalizada para melhor engajamento

A pesquisa ressalta a importância de oferecer experiências personalizadas aos consumidores, resultando em melhores resultados e maior engajamento. Para alcançar esses objetivos, a MoEngage indica coletar informações sobre as preferências dos consumidores, segmentar interesses e comunicar-se de acordo com essas afinidades. Além disso, é interessante enviar alertas de texto com base no comportamento do consumidor e aproveitar a inteligência artificial para monitorar métricas e agendar campanhas de engajamento no momento mais adequado é uma estratégia eficaz.

Adaptação às preferências do consumidor latino-americano

Com base nos resultados abrangentes dessa pesquisa, é possível concluir que os consumidores latino-americanos, incluindo os brasileiros, possuem preferências quanto aos canaisdecomunicação, mas todos desejam se sentir exclusivos. As empresas que se adaptarem a essas preferências e investirem em estratégias personalizadas de engajamento terão uma vantagem significativa no mercado em constante evolução do consumo digital.

Personalização é o caminho para o sucesso das marcas de consumo

As marcas de consumo na América Latina enfrentam o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, a personalização emerge como uma estratégia para impulsionar a retenção de clientes, aumentar a fidelidade à marca e maximizar o Lifetime Value (LTV) e a receita.

Ao compreender as preferências dos consumidores e utilizar os canais de comunicação adequados para cada objetivo, as marcas podem criar conexões genuínas em cada interação. A análise da jornada do cliente e do comportamento do consumidor é fundamental para direcionar as ações e oferecer experiências únicas, que vão além do produto e estabelecem conexões duradouras.

Ao investir em estratégias personalizadas, as empresas poderão se destacar em um mundo cada vez mais digital e com consumidores exigentes. Além disso, poderão aumentar a satisfação dos clientes e garantir um crescimento sustentável no mercado altamente dinâmico da América Latina.



+ NOTÍCIAS

83% é a média de resolutividade no primeiro contato no Brasil

Novos canais digitais e o impacto nas interações com o cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]