Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos

Brasileiros preferem redes sociais para receber informações sobre produtos

Estudo da martech MoEngage revela tendências de consumo na América Latina: experiências personalizadas aos consumidores geram melhores resultados e maior engajamento

Um estudo da MoEngage, martech especializada em engajamento de consumidores, revelou que as redes sociais são o canal preferido da maioria (52%) dos consumidores brasileiros para receber informações sobre lançamentos de produtos. O levantamento, que analisou mais de 4 bilhões de interações e 20 bilhões de mensagens, oferece insights valiosos sobre os hábitos de consumo na América Latina.

Crescimento da internet impulsiona preferência
pelas redes sociais

Segundo a pesquisa, as redes sociais despontam como o meio escolhido por 52% dos consumidores brasileiros para acompanhar lançamentos de produtos. Plataformas como Instagram, YouTube, Snapchat, Facebook e Reddit são as preferidas quando se trata de receber atualizações sobre novidades no mercado.

Essa preferência está em sintonia com a disseminação do acesso à internet na América Latina, que alcançou uma taxa de 66,1% em 2022. No Brasil, esse número chega a 70,2%, enquanto no Chile chega a 82,30%.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Diversidade de canais de comunicação

A pesquisa também revelou que os consumidores brasileiros têm diferentes preferências quando se trata de receber informações relacionadas a produtos. O WhatsApp lidera a preferência dos entrevistados, 26% preferem receber lembretes de renovações de assinaturas por meio do aplicativo de mensagens. Enquanto isso, 14,8% optam por receber anúncios por e-mail, 11,2% preferem mensagens nos próprios aplicativos ou banners nos sites, e 11,2% consideram o Whatsapp ou Facebook como canais interessantes. Notificações via push são a escolha de 6% dos consumidores, enquanto 4,8% preferem alertas por SMS.

Diferente do Brasil, o WhatsApp não é uma das preferências no Chile, onde apenas 3,20% dos entrevistados afirmam preferir receber alertas através do aplicativo de mensagens, junto com o Facebook. Os alertas através das redes sociais, assim como no Brasil, também estão no topo no Chile, com 56% das preferências, seguidas de e-mail (19,6%), mensagens no próprio aplicativo ou em banners nos sites (9,2%). Opções como notificações via push (6,40%) e SMS (5,6%) têm valores parecidos em ambos os países.

Acompanhamento do status de entrega dos pedidos

Quando se trata de acompanhar o status de entrega dos pedidos, os consumidores brasileiros têm suas preferências claras. De acordo com a pesquisa, 31,6% dos entrevistados preferem receber avisos sobre o envio de seus pedidos por e-mail, enquanto 22,8% optam pelo WhatsApp e 18,4% escolhem notificações via push. Além disso, 14,4% dos consumidores preferem alertas por SMS, e 12,8% mencionam mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites como sua opção favorita.

No Chile, as preferências para acompanhar o status de entrega dos pedidos diferem um pouco. 38% dos chilenos preferem receber avisos por e-mail, 18,4% optam por mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites, e 16% escolhem notificações via push como canal preferido.

Lembretes sobre assinaturas e renovações

Quando se trata de receber lembretes sobre assinaturas e renovações, a tríade de canais de comunicação – e-mail, WhatsApp e notificações via push – mais uma vez se destaca entre os brasileiros. Segundo o estudo, 28,8% dos consumidores preferem receber comunicações por e-mail, 26% escolhem o WhatsApp ou Facebook, e 19,2% optam por notificações via push. Além desses canais, 17,2% mencionam mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites, enquanto 8,8% preferem alertas por SMS.

No Chile, os lembretes sobre assinaturas e renovações são bem recebidos por e-mail, com 43,2% das preferências. Notificações via push são a escolha de 20% dos entrevistados, e mensagens recebidas nos aplicativos ou banners nos sites são preferíveis para 14,8% dos consumidores.

Experiência personalizada para melhor engajamento

A pesquisa ressalta a importância de oferecer experiências personalizadas aos consumidores, resultando em melhores resultados e maior engajamento. Para alcançar esses objetivos, a MoEngage indica coletar informações sobre as preferências dos consumidores, segmentar interesses e comunicar-se de acordo com essas afinidades. Além disso, é interessante enviar alertas de texto com base no comportamento do consumidor e aproveitar a inteligência artificial para monitorar métricas e agendar campanhas de engajamento no momento mais adequado é uma estratégia eficaz.

Adaptação às preferências do consumidor latino-americano

Com base nos resultados abrangentes dessa pesquisa, é possível concluir que os consumidores latino-americanos, incluindo os brasileiros, possuem preferências quanto aos canaisdecomunicação, mas todos desejam se sentir exclusivos. As empresas que se adaptarem a essas preferências e investirem em estratégias personalizadas de engajamento terão uma vantagem significativa no mercado em constante evolução do consumo digital.

Personalização é o caminho para o sucesso das marcas de consumo

As marcas de consumo na América Latina enfrentam o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, a personalização emerge como uma estratégia para impulsionar a retenção de clientes, aumentar a fidelidade à marca e maximizar o Lifetime Value (LTV) e a receita.

Ao compreender as preferências dos consumidores e utilizar os canais de comunicação adequados para cada objetivo, as marcas podem criar conexões genuínas em cada interação. A análise da jornada do cliente e do comportamento do consumidor é fundamental para direcionar as ações e oferecer experiências únicas, que vão além do produto e estabelecem conexões duradouras.

Ao investir em estratégias personalizadas, as empresas poderão se destacar em um mundo cada vez mais digital e com consumidores exigentes. Além disso, poderão aumentar a satisfação dos clientes e garantir um crescimento sustentável no mercado altamente dinâmico da América Latina.



+ NOTÍCIAS

83% é a média de resolutividade no primeiro contato no Brasil

Novos canais digitais e o impacto nas interações com o cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]