Pesquisar
Close this search box.
/
/
Insetos são os alimentos do futuro: você colocaria na sua dieta?

Insetos são os alimentos do futuro: você colocaria na sua dieta?

Mais baratos e fáceis de se produzir ou manejar, cigarras, formigas, larvas e até escorpiões devem chegar às mesas do mundo todo. É o que defendem especialistas

 Se dieta alimentar tem mais a ver com questão cultural do que com o real sabor do que a gente come, será que em um futuro próximo os insetos passarão a ser uma comida tão popular quanto o pão, por exemplo? Alguns especialistas na área alimentícia apostam que sim, entre eles, a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que já em 2013 apostava nesse futuro e chegou a lançar um programa para incentivar o consumo.

As razões para os insetos virarem prato principal na mesa são muitas, mas entre elas está, definitivamente, a questão climática. Em tempos de escassez alimentar, os insetos serão uma forma barata e nutritiva de matar a fome.

Alguns países do mundo já consomem esse tipo de alimento. Entre eles estão a Austrália, que por herança aborígene consome um certo tipo de formiga. Em algumas regiões da Venezuela e do Camboja, a aranha tarântula costuma ser consumida frita em óleo, com sal, pimenta, açúcar e alho. Já em partes do Japão, da China e mais lugares da Ásia, as cigarras são uma iguaria, pois sua casca tem 40% de proteína.

Esses são alguns exemplos. Larvas grilos e até escorpiões também podem fazer parte do menu dependendo do lugar onde você estiver.

insetos

Mas o que precisa mudar para isso se tornar uma realidade mundial? A questão cultural. O sentimento de nojo que inúmeras pessoas têm quando pensam em comer um inseto é algo que pode ser mudado, segundo o entomologista Arnold van Huis, que é professor da universidade holandesa de Wageningen.

Huis esteve no Brasil em novembro para participar do Festival Wired, promovido no Rio de Janeiro para falar sobre tendências de consumo e comportamento para o futuro. Ele tem livros sobre o assunto – incluindo um apenas de receitas – e defendeu, em entrevistas recentes, que uma das formas de popularizar o consumo de insetos é deixar a aparência deles mais “amistosa”.

Essas tentativas também já estão adiantadas. Para se ter ideia existe um laboratório de gastronomia na Dinamarca dedicado a deixar esses bichos mais palatáveis.

insetos

Entre as ideias que eles defendem, está a de usá-los sem as patas – que causam aflição em muita gente – ou de colocá-los já fritos, moídos ou secos em receitas populares, como hambúrgueres, massas ou molhos.

Huis também conta que, depois de 2016, diversas startups sobre o assunto estão surgindo no mundo todos. É um mercado que deve crescer. Você acredita nisso?


+ TENDÊNCIAS

5 tendências de comportamento em 2020
Comer de maneira sustentável é caro para um quinto da população mundial
Marfrig lança hambúrguer vegetal mirando flexitarianos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]