Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Inovar é resolver problemas e trazer dinheiro novo”, diz Jacques Meir

“Inovar é resolver problemas e trazer dinheiro novo”, diz Jacques Meir

Diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, Meir mediou um dos paineis do Whow! Festival de Inovação, em São Paulo. Confira

Nem todas as pessoas sabem o que é inovação. E isso, claro, se reflete na dificuldade de trazê-la para dentro das empresas. Para debater esse tema, o Whow! Festival de Inovação reuniu quatro grandes nomes.

São eles: Allan Szacher, editor, curador e gerente de arte da Zupi, maior crossmedia de arte e criatividade do Brasil, Antonio Ventura, especialista em novas tecnologias, Juliana Feitosa, fundadora do Laboratório de Criatividade, e Rafael Melo, CEO do CroSoften Tecnologia e Inovação, empresa desenvolvedora de softwares e apps.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Sob a mediação de Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, empresa idealizadora e organizadora do evento, eles debateram o tema “Inovação: todo mundo quer, mas a maioria não sabe o que é. Conceito e significado”.

Inovação versus invenção

“Inovar é resolver problemas e trazer dinheiro novo. Caso contrário, não é inovação, mas sim invenção”, disse Meir. Juliana completou dizendo que a inovação também deve, acima de tudo, gerar valor. E integrar pessoas. “É preciso colocá-las no lugar certo e fazendo a coisa certa. As pessoas precisam entender o porquê do trabalho delas. Crescer por crescer é o mindset do câncer”, disse Juliana.

A fundadora do Laboratório de Criatividade destacou ainda a importância de trabalhar o potencial criativo das equipes. “Ao longo da vida, diversos vilões inibem a nossa criatividade. E não podemos deixar que isso aconteça. Precisamos criar um ambiente propício à inovação”.

Crenças distintas

Meir levantou outro ponto fundamental para fomentar a inovação: conversar com pessoas que não têm as mesmas crenças que a gente. “Isso também serve para benchmark. Muitas vezes consultamos empresas com o mesmo mindset que o nosso e achamos que estamos no caminho certo”, disse Meir. “O primeiro passo é responder à seguinte pergunta: que problema você está resolvendo? Qual é o job to be done?”.

Ideias vazias

CEO do CroSoften Tecnologia e Inovação, Rafael Melo disse que recebe, por semana, cerca de 100 ideias. Quantas delas são boas? Poucas. “Muitas são repetitivas e sem pesquisa. As pessoas não compartilham suas ideias com medo de que elas sejam copiadas. Acham que têm uma ideia milionária, quando na verdade ela não tem valor quase nenhum”.

Especialista em novas tecnologias, Ventura reforçou que a única forma de validar uma ideia é vendendo. E alertou ainda que o grande diferencial não é a ferramenta usada pelas empresas, mas sim a forma como ela é utilizada e de que forma como pode aumentar a produtividade. “A gente já pensou em vender horas. Mas entendemos que, melhor do que isso, é vender ideias e experiências”, disse Sacher, da Zupi.

Confira aqui a cobertura completa do Whow!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 287

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGENS: ChatGPT e IA Generativa do Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]