/
/
“Inovar é resolver problemas e trazer dinheiro novo”, diz Jacques Meir

“Inovar é resolver problemas e trazer dinheiro novo”, diz Jacques Meir

Diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, Meir mediou um dos paineis do Whow! Festival de Inovação, em São Paulo. Confira
Legenda da foto

Nem todas as pessoas sabem o que é inovação. E isso, claro, se reflete na dificuldade de trazê-la para dentro das empresas. Para debater esse tema, o Whow! Festival de Inovação reuniu quatro grandes nomes.

São eles: Allan Szacher, editor, curador e gerente de arte da Zupi, maior crossmedia de arte e criatividade do Brasil, Antonio Ventura, especialista em novas tecnologias, Juliana Feitosa, fundadora do Laboratório de Criatividade, e Rafael Melo, CEO do CroSoften Tecnologia e Inovação, empresa desenvolvedora de softwares e apps.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Sob a mediação de Jacques Meir, diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão, empresa idealizadora e organizadora do evento, eles debateram o tema “Inovação: todo mundo quer, mas a maioria não sabe o que é. Conceito e significado”.

Inovação versus invenção

“Inovar é resolver problemas e trazer dinheiro novo. Caso contrário, não é inovação, mas sim invenção”, disse Meir. Juliana completou dizendo que a inovação também deve, acima de tudo, gerar valor. E integrar pessoas. “É preciso colocá-las no lugar certo e fazendo a coisa certa. As pessoas precisam entender o porquê do trabalho delas. Crescer por crescer é o mindset do câncer”, disse Juliana.

A fundadora do Laboratório de Criatividade destacou ainda a importância de trabalhar o potencial criativo das equipes. “Ao longo da vida, diversos vilões inibem a nossa criatividade. E não podemos deixar que isso aconteça. Precisamos criar um ambiente propício à inovação”.

Crenças distintas

Meir levantou outro ponto fundamental para fomentar a inovação: conversar com pessoas que não têm as mesmas crenças que a gente. “Isso também serve para benchmark. Muitas vezes consultamos empresas com o mesmo mindset que o nosso e achamos que estamos no caminho certo”, disse Meir. “O primeiro passo é responder à seguinte pergunta: que problema você está resolvendo? Qual é o job to be done?”.

Ideias vazias

CEO do CroSoften Tecnologia e Inovação, Rafael Melo disse que recebe, por semana, cerca de 100 ideias. Quantas delas são boas? Poucas. “Muitas são repetitivas e sem pesquisa. As pessoas não compartilham suas ideias com medo de que elas sejam copiadas. Acham que têm uma ideia milionária, quando na verdade ela não tem valor quase nenhum”.

Especialista em novas tecnologias, Ventura reforçou que a única forma de validar uma ideia é vendendo. E alertou ainda que o grande diferencial não é a ferramenta usada pelas empresas, mas sim a forma como ela é utilizada e de que forma como pode aumentar a produtividade. “A gente já pensou em vender horas. Mas entendemos que, melhor do que isso, é vender ideias e experiências”, disse Sacher, da Zupi.

Confira aqui a cobertura completa do Whow!

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para ter relevância, marcas precisarão inspirar transformação
Pesquisa global mostra que consumidores esperam empresas mais presentes em suas jornadas de aprendizado e reinvenção
A estratégia da TIVIT que disparou sua receita em cibersegurança
Entenda como o novo Centro de Operações de Cibersegurança (SOC), da TIVIT, está mudando o jogo na companhia com resultados expressivos
iFood transforma o WhatsApp em canal de compras com o agente Ailo
O assistente de IA passa a fazer recomendações, montar pedidos, aplicar descontos e concluir compras diretamente pelo app de conversa
Shein, Shopee e TikTok Shop mudaram a forma como a GenZ consome moda, e essa transformação comportamental deve durar mais que qualquer tendência.
A GenZ mudou a concorrência da moda. E não foi só por causa das "blusinhas"
Shein, Shopee e TikTok Shop mudaram a forma como a GenZ consome moda, e essa transformação comportamental deve durar mais que qualquer tendência.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

A IA vai acabar com o atendimento humano? Como investir com mais segurança Será que o consumidor realmente não aguenta mais tanta publicidade? O STF mudou as regras das plataformas digitais