O desenvolvimento de fragrâncias no Grupo Boticário é um processo que combina ciência e criatividade. A empresa possui um vasto banco de dados com mais de 3 mil ingredientes de diversas partes do mundo, desde a lavanda francesa até as rosas búlgaras e a laranja brasileira, usada como base para fragrâncias frescas. Segundo César Veiga, perfumista do grupo, “as matérias-primas podem vir da natureza, da química ou até mesmo serem capturadas de aromas específicos pelo processo de headspace“. O objetivo é criar fragrâncias que contam uma história, combinando notas de saída, corpo e fundo.
A perfumaria é uma combinação de vários ingredientes, de diversas partes do mundo. Um exemplo citado por César é o fato da lavanda com melhor qualidade ser produzida na França. Já as rosas, são da Bulgária. Isso está relacionado ao clima do local, e atrai fabricantes de perfumes de vários países em busca dessas flores. Já é a melhor laranja para fragrâncias é produzida no Brasil.
Na fábrica sede, em Curitiba, existem um herbário, com mais de 50 espécies de plantas. Essas espécies são utilizadas para pesquisas, como matéria-prima. Através delas, são descobertos novos ativos, novas fragrâncias, e são criados produtos. Quando o time de marketing chega a um produto, todo o time dos laboratórios passam a trabalham em prol da criação.
A sinergia entre as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e marketing para a criação de produtos são as responsáveis por levar esses produtos ao mercado, que levam cerca de um ano para serem finalizados, especialmente no caso de itens de perfumaria. Além disso, o Grupo Boticário criou uma área de avaliação de fragrâncias, com 13 avaliadores, que fazem uma ponte entre o perfumista e o marketing da empresa. Enquanto o segundo cria todo o conceito do público-alvo, o primeiro transforma isso em cheiro.
Do conceito à prática
Assim, a perfumaria do Grupo Boticário não é apenas uma combinação de ingredientes; ela está alinhada às tendências da moda e ao comportamento do consumidor. Expedições são realizadas para identificar tendências globais, com o intuito de criar perfumes que despertem emoções e se conectem com as expectativas dos consumidores.
“É criado esse briefing através do desejo e, junto com os perfumistas, crio ideias para esse projeto. Reunimos as ideias, escolhemos as que achamos mais adequadas ao desejo do consumidor que queremos atingir, lapidamos e construímos a fragrância, duas ou três, que submetemos a pesquisa com o consumidor e ele vai dizer qual está adequada”, explica Cesar Veiga.
Nesse cenário, a tecnologia desempenha um papel fundamental. Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), o Grupo Boticário consegue desenvolver fórmulas e embalagens de maneira mais rápida e eficiente. “Temos mais de 350 mil fórmulas em nosso sistema”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do Grupo Boticário. “Isso permite que a empresa crie, em média, 6 mil produtos por ano, dos quais cerca de 2.500 chegam ao mercado”.
Depois disso, existem os processos para entender a performance do produto, sua durabilidade, além dos testes de compatibilidade e segurança para garantir que não cause desconforto ao ser usado. Após esse processo, a fórmula é enviada para a fabricação.
Curiosidade: as máquinas do laboratório do Grupo Boticário são muito parecidas. Sendo assim, foi necessário adotar uma estratégia para que elas não fossem confundidas. A estratégia foi batizar cada um dos equipamentos com o nome de uma diva da música pop. Sendo assim, ao invés de dizer que “o teste foi feito da T47”, por exemplo, é dito que o teste de um produto específico tem sido feito pela Rihanna, pela Britney Spears ou pela Beyoncé. Essas máquinas são responsáveis por comprovar a segurança e a eficácia de cada cosmético.
Inovação e fidelidade
O chamado Núcleo de Inteligência Olfativa estuda os gostos. Segundo a empresa, o público brasileiro gosta de aromas frescos, cítricos, cheiro de banho, aquáticos. Os grandes sucessos no brasil têm essa nuance. Por dois motivos: o primeiro, porque o clima é majoritariamente quente; o segundo é que tudo que é fresco e cítrico lembra banho e limpeza. Tanto que, as fragrâncias mais vendidas variam de acordo com a região do país.
Além disso, o consumidor é fiel aos produtos, destaca Gustavo. Aqueles que têm preferência por um perfume específico, como o Floratta, tendem a consumir toda a linha. Por isso, a marca se empenha em inovar na variação. Sendo assim, nesse cenário de fidelidade, a companhia lança mais variações dos produtos que uma nova marca, conhecidas como “flankers“, reforçando o vínculo com o público.
Ao mesmo tempo, as maquiagens fazem parte de uma categoria que necessidade de inovação constante. O público busca por novidades nessa área, desde uma nova cor a um novo produto. Por isso, o grupo busca sempre apresentar coisas novas. Além disso, existem a busca por marcas mais consagradas, como a Make B, enquanto existe ainda uma busca pelo que vai além da maquiagem, como por produtos que proporcionam também um tratamento para a pele, como redução de rugas e hidratação.
“Para isso, temos um mapa que chamamos de ‘futuro da beleza’. Criamos com base no comportamento do consumidor e em tendências. O futuro da beleza tem territórios [ou prioridades] e hoje trabalhamos com 12, como personalização e health care. Dentro deles, distribuímos em horizontes de inovação o que iremos fazer com os produtos”, explica.
Inovação sustentável e ética
O compromisso com a inovação ética também é um pilar importante dentro da companhia. Há mais de 20 anos, o Boticário aboliu os testes em animais, substituindo-os por métodos mais sustentáveis, como o uso da Pele 3D, que simula o tecido humano. Além disso, pessoas que moram nas proximidades da fábrica se tornam voluntárias dos testes. Porém, esses testes em humanos só acontecem depois que os produtos são aprovados na Pele 3D.
A empresa também inova no design de embalagens, desenvolvendo mockups em impressoras 3D em colaboração com designers e equipes de marketing, apesar de não possuir fábricas próprias para a produção das embalagens. Esse processo é parte de uma estratégia que busca a sustentabilidade em todas as etapas de desenvolvimento.
*Fotos: Grupo Boticário.