Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inovação no Brasil? Sim, nós temos e o Festival de Cannes prova isso

Inovação no Brasil? Sim, nós temos e o Festival de Cannes prova isso

Brasil é vencedor frequente de importantes categorias do Cannes Lions, maior festival de criatividade do mundo. Confira novo artigo de Graziela Di Giorgi

Historicamente o Brasil acumula posições de destaque no Festival de Cannes, sendo um dos países com mais leões conquistados ano após ano. Isso com relação às diferentes categorias em que os prêmios são outorgados às agências, e às marcas com as quais elas trabalham. Da inovação à produção audiovisual, do design ao radio, da experiência ao outdoor vamos sempre muito bem, obrigada.

No entanto, há uma categoria em Cannes que acontece timidamente, entre um painel e outro no meio da tarde. O Future Lions talvez seja um prêmio desproporcionalmente despercebido para o talento que ele revela. O Future Lions, é a competição oficial e internacional de estudantes no Festival de Cannes. É entregue por uma agência global, a AKQA, que tem o objetivo de premiar os estudantes com as ideias mais inovadoras, criativas e serve como termômetro para destacar aquelas que serão os Leões do Futuro.

As ideias tinham que atender ao seguinte briefing: Criar algo que não era possível há 3 anos, e que conecte as pessoas de alguma forma. As ideias apresentadas são apenas conceituais, ou seja, não chegaram a acontecer, porque é um projeto feito por estudantes.

De todas as ideias enviadas globalmente, apenas três foram premiadas. Três equipes, de três países diferentes conquistaram o prêmio apresentando soluções ambiciosas para problemas reais (não há primeiro, segundo e terceiro lugares. Há 3 equipes vencedoras que ganham o troféu). Coréia do Sul, Alemanha e Brasil ganharam, cada um, o seu lindo filhote de Leão.

A equipe do Brasil é de São Paulo e está formada por quatro estudantes de três escolas diferentes: Amanda Sanromã, Redatora (Miami Ad School SP), Matheus Valery, Diretor de Arte (Belas Artes), Lucas Justino, Designer de Produto (Belas Artes)  e Gabriel Gonçalves, Artista 3D (FIAP). O Matheus e o Lucas foram os responsáveis por representar o grupo e o Brasil no prêmio.

E, para entender como o Brasil chegou ao palco de Cannes, fui conversar com eles.

Consumidor Moderno: Como surgiu a ideia? Veio de uma necessidade em concreto que identificaram?
EQUIPE: Após receber o briefing, nós todos juntos, procuramos por um problema recorrente e chegamos a um: Pessoas estão fumando e o câncer de laringe está tirando a voz das pessoas para sempre forçando-as a usar uma laringe eletrônica para se comunicar. Uma vez que a voz é nossa ferramenta primária de comunicação e é algo que nos identifica e nos torna únicos, a laringe eletrônica é muito obsoleta e causa constrangimento. Nosso papel foi tentar resolver esse problema. Mas não só resolver um problema que já é recorrente, mas gerar awareness e chamar a atenção para outro problema: fumar. É aí que entra o nosso projeto: Ur Voice da Vodafone. Queremos chamar a atenção da comunidade e alertar sobre os riscos do fumo. Nossa solução na realidade é um paliativo e muito mais que isso, é o nosso símbolo da luta contra o tabagismo.

CM: Para desenvolver a ideia, tiveram a colaboração de parceiros externos?
EQUIPE: Toda a criação da ideia, desde a montagem e edição, até o roteiro e o concept e o 3D foram todos feitos por nós. Como a ideia não é algo que efetivamente exista, não temos parceiros ou colaboradores. 

CM: Como surgiu a parceria com a Vodafone?
EQUIPE: A Vodafone é uma sugestão de cliente para assinar essa ideia, uma vez que é um trabalho de publicidade e propaganda. (Não conversamos com ninguém da Vodafone).

CM: É um produto já lançado ao mercado?
EQUIPE: O Produto não foi lançado ao mercado e entendemos que é, provavelmente, caro de se fazer, mas a ideia funciona como um insight ao mercado e a indústria de que nós, unidos com as pessoas certas, conseguiremos realizar formas de conectar as pessoas e fazerem se sentirem melhor e inclusas. É um projeto sem nenhum envolvimento comercial. Tudo foi criado para competir com as ideias dos outros estudantes do globo para o Future Lions em si.

Veja o case:

Ur Voice – Vodafone from Matheus Valery on Vimeo.

Vendo os cases, é interessante ver que por mais que as narrativas das soluções sejam diferentes, todas elas têm uma coisa em comum: identificar um problema, uma dor real, e propor uma solução. Essa é uma mensagem a todos que, ao ver a conquista dessa equipe pode se motivar a mapear um problema existente ao seu redor e se unir com pessoas que acreditam no poder de resolvê-lo.

Parabéns à equipe, Lucas, Matheus, Amanda e Gabriel!

A história de vocês pode servir como um poderoso motor de inspiração e motivação que as pessoas precisam para fazer a diferença.

E parabéns às escolas Miami Ad School SP, Escola de Belas Artes e FIAP!

Curioso sobre o Future Lions? Está tudo aqui: futurelions.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]