Pesquisar
Close this search box.
/
/
Inovação e omnicanalidade durante e pós-pandemia

Inovação e omnicanalidade durante e pós-pandemia

A omnicanalidade é destaque nas inovações comerciais em tempos de pandemia. Em Webinar exclusivo da Consumidor Moderno, veja o bate-papo entre C&A Brasil e Sem Parar

O conceito de omnichannel  já era uma aposta em muitas empresas antes mesmo da pandemia de Covid-19 se alastrar pelo mundo. Considerada uma tendência que veio para ficar, a estratégia surgiu como um caminho de sucesso para o consumidor e o mercado varejista.

Em Webinar Exclusivo da Consumidor Moderno, com Fernando Guglielmetti, head Sênior de e-commerce da C&A Brasil​, ​Nicolau de Camargo, da vice-presidente de Clientes & Operações do Sem Parar e apresentação de Éric Visintainer, editor de conteúdo da plataforma Whow!, a “Inovação e Omnicanalidade durante e pós-pandemia”, foi o assunto em destaque.

Mais inovação e omnicanalidade 

A forma como as pessoas realizam suas compras mudou muito nos últimos anos e, com a pandemia, ainda mais. Como um grande número de consumidores precisou adotar um comportamento digital mais profundo, muitas empresas precisaram redesenhar e acelerar a sua experiência digital em tempo recorde, aplicando técnicas de inovação incremental para atender à essa demanda renovada.

A Sem Parar, empresa de tecnologia e reconhecimento, pioneira no mercado de pagamento automático, que oferece aos seus 5,5 milhões de clientes a cobertura em rodovias pedagiadas no país, é um dos nomes que percebeu a estratégia mais forte nos últimos meses.

Nicolau de Camargo, vice-presidente de Clientes & Operações, explica que no atual cenário, a empresa está priorizando os interesses, desejos e preferências do cliente.

“Ficamos mais rápidos com companhia, tomando decisões mais rápidas de acordo com as demandas. Expandimos muito o serviço de drive thru e fechamos a parceria com a Habib’s que foi ótimo para o momento. Ampliamos nossa rede de postos e fizemos ofertas que fizessem senti do para os clientes. Quando em penso pelo lado de novos clientes precisando fazer uma adesão digital, isso também já vinha sendo a bastante tempo trabalhado na companhia”, comenta.

Além disso, a empresa que oferece solução em mais de 650 postos de combustível, mais de 1400 estacionamentos de shoppings, 500 drive-thrus e 150 lava-rápidos, já estava planejando há algum tempo se tonar mais omnichannel . Com a pandemia, os planos foram acelerados.

“Já tínhamos uma estratégia para esse ano que era ter pelo menos 70% das entregas em até dois dias, e isso também nos ajudou e fortaleceu. Então, do ponto de vista do que os clientes poderiam perder com as lojas físicas fechadas, estávamos 100% prontos nos outros canais. Nosso Call Center se manteve disponível 24hr e nosso App também, hoje, 80% dos serviços são por ele”, pontua Camargo.

Já a C&A é uma das maiores varejistas de moda do mundo, que opera em mais de 280 lojas em todo o território nacional, além do seu e-commerce. Pioneira em diversas inovações em seu segmento, a companhia passou por desafios na crise, mas sua jornada digital facilitou o processo.

​”Foi um desafio muito grande, mas que estavam preparados para investir mais no ambiente digital. Estamos investindo em inovação há 5 anos e isso ajudou agora. Não foi na pandemia que abrimos o e-commerce, já vinhamos investindo continuadamente desde 2014. Então, quando ocorreu a pandemia e tivemos que fechar as nossas lojas, já tínhamos uma boa estrutura. O que fizemos, na verdade, foi focar todos os recursos da empresa para essa estratégica”, afirma Fernando Guglielmetti, head Sênior de e-commerce da C&A Brasil.

O executivo ainda completa: “Sobre a ommicanilidade, investimos em todas as modalidades. Já fazíamos o clique e retire, mas durante a pandemia adaptamos o serviço em drive thru, montamos uma operação especial para isso. Também usamos o nosso aplicativo como uma maneira central de se comunicar com os clientes, de 500 mil ele passou a atender 2 milhões e meio de usuários ativos por mês. Pegamos todas as plataformas que já tínhamos pré-estruturada e canalizamos comunicação, divulgação e os nossos esforços para que tudo fosse potencializado“, ressalta Guglielmetti.


 Acompanhe o bate- papo:


O consumidor é omnichannel?

Inovações para combater a COVID-19, do Pão de Açúcar à Amazon

Omnichannel: É agora ou jamais; não dá mais para ficar em dia com o atraso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]