Pesquisar
Close this search box.
/
/
Indústria aproveita falhas do varejo para disputar o consumidor final

Indústria aproveita falhas do varejo para disputar o consumidor final

Durante o BR Week, Disney, PwC e Brasil/CT falaram sobre como a indústria está preocupada em buscar informações do consumidor final para vender sem intermediários

A pesquisa Global Consumer Insights 2018, da PwC, aponta que 50% dos brasileiros optam por experimentação na hora de escolher o local onde consumir, o número está acima da média mundial, que é 45%. O novo estudo da consultoria substitui o Total Retail, realizado pela última vez no ano passado.

A pesquisa aponta ainda que gastos relacionados a bem-estar são crescentes no País. Hoje, o grande gasto dos brasileiros mais jovens é com comida e viagens, com mais de 50%. Gastos com academia e relacionados ao life style já estão em segundo lugar, com 20%.

Os números indicam que o brasileiro é um consumidor mais dado à experiência que a média mundial. Em uma questão que se propõe provocadora, a PwC perguntou aos entrevistados de 27 países quais topariam receber produtos em drones. Os brasileiros responderam sim em 25% dos casos, contra 16% da média mundial. “O drone foi colocado como objeto de provocação para retratar como as pessoas estão mais ou menos voltadas para a inovação”, informa Hercules Maimone, sócio da PwC

Maimone aponta ainda que o hábito de consumo tem se movimentado numa velocidade muito grande, essencialmente por conta do aspecto tecnológico. “A tecnologia evolui por rapidez, cria novos modelos e coloca isso à disposição do consumidor, que tem sede de ocupar esse espaço e ele começa a criar possibilidades de consumo que antes não havia”, diz o especialista, que apresentou a nova pesquisa da PwC durante o BR Week, evento que reúne os maiores nomes do varejo no país e fornecedores de serviços para o setor.

Para Maimone, on-line e off-line estão convergindo de maneira que se tornam complementares.  “E é bom que sejam assim, porque geram valor e visão de maior consumo e maior mercado”, explica Maimone, que crê que a popularização do sistema omnichannel e a adesão em massa dos consumidores ao varejo on-line podem aumentar a rentabilidade do setor.

Pouca experiência, mas eficiente

Por outro lado, Francisco Donato, CEO da consultoria Brasil/CT, aponta que o consumidor vê cada vez menos problemas de comprar de um novo concorrente do varejo e que não é eficiente em prover experiência de consumo, a indústria. O especialista aponta que as vendas da indústria diretamente ao consumidor, sem a intermediação do varejo, são cada vez mais frequentes.

O estudo da PwC retrata essa nova realidade. Segundo Maimone, embora 78% dos brasileiros que compram pela internet prefiram fazer isso diretamente pelo site do varejista, o número de pessoas que topariam comprar dos fornecedores já é de 22%. “Com as novas tecnologias, o varejo ganha um novo concorrente”, aponta Maimone.

Donato reitera a afirmação de Maimone e aponta que é crescente o número de industriais que trabalham a coleta de dados sobre consumidor final para entender sua jornada de compra. A vontade da indústria de fazer CRM pode ser concretizada. Se ela entrar para valer (na disputa pelo consumidor final), é um caminho que não tem volta”, garante.

Disney, fornecedor que vende experiência

A Disney é uma das fornecedoras que tem potencializado seu contato com o consumidor final de diferentes classes sociais. Famosa por seus filmes e parques temáticos, a empresa entendeu que tem um público sem acesso a seus produtos, a empresa aposta em brinquedos e vestuários. “Vendemos coisa de duas mil camisetas por hora no Brasil em mais de mil pontos de vendas que têm a marca da Disney”, aponta Claudia Neufeld, diretora de marketing da The Walt Disney Company Brasil, que formou o painel com Donato e Maimone durante o BR Week.

Como fornecedora, a Disney aposta na experiência que a marca garante ao seu cliente, ciente de que se dependesse apenas do seu produto para vender, sem a história que a marca tem e o que representa, o desempenho seria diferente. Ainda assim, a marca tem conseguido escala e vende mais de 20 mil SKUs no Brasil, onde a enorme maioria do povo não tem condições de visitar os parques temáticas da empresa americana.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]