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Impressões e insights sobre a Euroshop 2014

Impressões e insights sobre a Euroshop 2014

Na Euroshop, em Dusseldorf,  pode-se conhecer mais da execução desse novo varejo, pujante, encantador e avassalador para quem não se atualizar e conhecer com profundidade a sua proposta de valor ao mercado

Participar de um dos principais eventos do varejo mundial, que ocorre somente a cada 3 anos, é desafiante, instigante e produtivo. Foram 5 dias em Dusseldorf – Alemanha, mais de 100 mil participantes de 90 países, visitaram cerca de 2 mil expositores de 50 nacionalidades.

Muito organizada, pavilhões temáticos (Arquitetura, Equipamentos, TI, etc) e expositores de nível mundial, a Feira traz diversas soluções que estarão (ou estão) implantadas mundo afora.

Uma visão rápida da Euroshop:

? Experiência de Compra ? é o ponto de partida essencial para toda empresa varejista que pretenda sobreviver no ambiente de mudanças e evolução no perfil de consumo. Soluções e conveniência escalonáveis que facilitem a vida do cliente ou gerem indulgência são elementos chave na construção de uma estratégia de sucesso. Conhecer o cliente, histórico de compras, desejos e necessidades é imperativo para conquistar relevância no mercado.

? Tecnologia ? existe a consciência da sua importância, surgem questões e desafios sobre a medida a ser usada, investimento necessário e realidade orçamentária das empresas, para criar e manter uma estratégia sólida que use a tecnologia como apoio para os melhores resultados na experiência de compra e na aceleração dos processos operacionais e redução de custos.

? A força do Mobile ? perspectivas de que haverá mais smartphones no mundo do que habitantes provoca transformações e estudos para entender como aproveitar ao máximo o uso de tablets e smartphones na relação dos consumidores e marcas. Pesquisas de neuromarketing (uso de equipamentos para mapear as reações no cérebro durante o processo de compra, por ex.) somada a tecnologia de eye-tracking (mecanismo para acompanhar o olhar e atenção na compra) se ampliaram e foram relacionados ao uso do mobile.

? Design em tudo ? o design é relevante e as soluções desenvolvidas baseadas em conceitos atraentes, impactantes e viáveis para os varejistas. Além do design, a sustentabilidade com materiais recicláveis, menor uso de eletricidade ou gases em equipamentos de refrigeração são destaque num mercado de consumidores exigentes.

? Omnichannel na prática ? além da Euroshop, realizamos visitas técnicas ao varejo alemão e inglês. Notamos a pujança do varejo e a aplicabilidade de facilitadores como ?self checkout?, em algumas lojas com participação de mais de 50% do total de vendas, ?scan as you shop?, para clientes fidelizados e com histórico de compras, que usam os ?scanners? cedidos pela loja durante o processo de compra no supermercado e na hora do pagamento, não há a necessidade de passar todos os produtos no checkout ? somente o pagamento, o conceito de ?click and collect? em várias redes, permitindo ao consumidor interagir com a marca do jeito e no momento que ele desejar e realizar a coleta na loja ou mesmo a entrega no seu domicílio. O E-commerce das principais redes alemãs e inglesas tem participação significativa na receita da empresa (média de 8% no geral) e está em crescimento.

Como participante de diversos eventos nos EUA, como a NRF-National Retail Federation há alguns anos, onde se debate muita estratégia de negócios, na Euroshop e visitas pudemos conhecer mais da execução desse novo varejo, pujante, encantador e avassalador para quem não se atualizar e conhecer com profundidade a sua proposta de valor ao mercado.

* Adir Ribeiro ? presidente e fundador da Praxis Business, empresa especializada em Franchising & Varejo, participou do Grupo Euroshop ? Popai (fev/14).

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