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A importância da curadoria de vinhos para o varejo

A importância da curadoria de vinhos para o varejo

Para além do trabalho de design de cada vinícola no desenvolvimento dos seus rótulos, está também a escolha de um lugar privilegiado para o olhar daqueles que compram

Já é comprovado e inclusive estudado pelo Marketing, dentro das ciências humanas, que a apresentação de um produto e a sua localização dentro dos espaços de venda influencia na compra do mesmo. Assim acontece com vinhos que têm ganhado cada vez mais visibilidade nos corredores setorizados dos supermercados. Para além do trabalho de design de cada vinícola no desenvolvimento dos seus rótulos, está também a escolha de um lugar privilegiado para o olhar daqueles que compram.

Por isso é importante a curadoria — Para compreender onde e como posicionar cada marca dentro desse espaço. Desafios e estratégias importantes de ressaltar. Cada vez mais o consumidor está sendo instigado a beber vinhos de ótimo custo e qualidade. Seu conhecimento está mais apurado, buscam clareza no rótulo e a solidez da marca e da Importação. A perspicácia de como vender no Varejo da Casa Flora Importadora começa no portfólio mais enxuto e direcionado e termina em suas selecionadas parcerias. A escolha do lugar nas gôndolas é feita em conjunto já que beneficia tanto a marca, quanto a importadora, quanto os lojistas.

“Hoje há uma complexidade grande na categoria de vinhos. São mais de 16mil skus apenas entre os importados, segundo Nielsen. Isso gera uma dificuldade de gestão de gôndola pelo varejo, além de até atrapalhar o consumidor final na escolha. Como um player importante do mercado, vemos a necessidade de estar próximos aos nossos parceiros para ajudá-los na construção de suas gôndolas. É necessário saber qual a melhor oferta para seu cliente. ” Comenta Paulo Amalfi, gerente da categoria de vinhos de Casa Flora.

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Uma das estratégias elaboradas pela equipe para a escolha dos produtos certos é a “Árvore de Decisão”, onde estão em setores aquilo que é insubstituível, o básico e a influência na venda dos vinhos. O consumidor busca o vinho já com alguns critérios de compra. Previamente ele questiona se será um vinho para o dia a dia ou uma ocasião especial, depois pondera sobre o tipo de vinho, embalagem, e teor do açúcar. O peso da marca, nome da vinícola e tipo de uva vem em seguida. Por fim, indicações, faixa de preço e promoções. Considera-se interessante o quanto os brasileiros compram com desconto. 42,6% das vendas em 2021 ocorreram em promoções, de acordo com a Nielsen, o que reforça a importância da gestão dos preços na decisão final.

Há anterior a isso ainda, o trabalho da formação de cultura do produto. Desmistificar o consumo do vinho e trazê-lo cada vez mais para o dia-a-dia de diversas pessoas de diferentes classes sociais é um movimento assíduo desse mercado nos últimos anos. A Casa Flora Importadora é uma das empresas a frente dessa ação.

“O consumidor ainda permanece distante da categoria de vinhos. Enquanto aos importados, estão presentes em somente 4% dos lares brasileiros. A categoria tem muito a crescer. Isso foi evidente durante a pandemia. De acordo com a Wine Intelligence tivemos mais de 22 milhões de novos consumidores que ingressaram à categoria – Ressalta Amalfi.

Tudo isso reforça o cuidado na escolha dos vinhos que serão apresentados diretamente ao consumidor final nas gôndolas. Destacamos aqui algumas apostas da Casa Flora. Dentre renomados vinhos e marcas temos como foco nas gôndolas o Porteño Malbec da Bodega Norton. A Malbec é a uva mais procurada dentro os vinhos tintos, aponta a Wine Intelligence. Além do nome forte e sólido da Bodega Norton, o rótulo simples, elegante e claro atraí a atenção do consumidor que busca um bom vinho argentino.

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A Vinícola Santa Carolina é presença nas prateleiras. Ela se destaca pelos seus vinhos de entrada com ótimo custo e qualidade. Também segue no mesmo patamar com seus vinhos da categoria reserva, como o Carolina Reserva Cabernet Sauvignon, segunda uva mais buscada de acordo com a mesma pesquisa. O belo rótulo com perfil de uma mulher, flores e tons avermelhados e dourados é um grande atrativo! Uma marca que passa confiança no mercado.

O Pata Negra Oro é igualmente reconhecível, com seu emblemático rótulo preto com letras brancas e detalhes em dourado não passa despercebido. A uva tempranillo, apesar de não ser tão famosa como as outras, é uma busca para aqueles que têm mais caminho no mundo do vinho. Essa marca espanhola é imponente e com bastante espaço na vontade do consumidor final.

Quando se trata da procura por vinhos portugueses um nome se sobressai – João Portugal Ramos. O Marques de Borba Colheita, tanto tinto quanto branco, tem a classe e simplicidade expressas no seu rótulo. Uma compra sem erro!

Essas são marcas que respeitam todas as cadeias desde o cultivo à gôndola. Entregam com bom preço e credibilidade vinhos ao mercado de trade e levam a curiosidade do gosto para os vinhos mais sofisticados.

*Por Ariscia Yaari Gerente de Comunicação


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