Três anos depois de encerrar as operações do Uber Eats no Brasil, a Uber encontrou uma nova forma de atuar no competitivo mercado de entregas no país. Desta vez, com um aliado, o iFood. As duas gigantes da mobilidade e da entrega anunciaram uma parceria inédita que permitirá a integração de seus principais serviços em seus respectivos aplicativos.
Com a novidade, usuários do iFood poderão solicitar corridas da Uber diretamente pelo app de delivery. Já os usuários da Uber terão acesso às ofertas de restaurantes, mercados, farmácias e lojas de conveniência do iFood na aba de delivery da plataforma de mobilidade. A integração será lançada primeiro em cidades selecionadas no segundo semestre deste ano e, em seguida, expandida para todo o Brasil.
Segundo as empresas, o objetivo é simplificar o cotidiano dos brasileiros, permitindo que as tarefas do dia a dia, como se locomover pela cidade e fazer compras, possam ser resolvidas sem a necessidade de alternar entre apps diferentes.
Juntos e misturados
“Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Hoje, apenas cerca de metade dos usuários usam as duas plataformas de maneira recorrente. Então, essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque.”
Para Diego Barreto, CEO do iFood, a integração é mais do que conveniência, é um avanço estratégico. “O iFood transformou a maneira de pedir comida e itens do dia a dia no Brasil. Assim como a Uber mudou radicalmente a forma de os brasileiros se locomoverem. Agora, essa integração marca um grande avanço, com as duas empresas inovando juntas para oferecer uma nova forma de acessar serviços cotidianos”, afirma Barreto. “Acreditamos que essa parceria vai impulsionar mais pedidos aos restaurantes, mercados, farmácias e conveniência em geral. Vai gerar mais renda aos entregadores e motoristas e simplificar ainda mais a vida dos consumidores”, conclui Barreto.
Como vai funcionar?
A experiência do usuário em cada app será mantida, mas com novas abas que espelham os serviços da empresa parceira. No aplicativo da Uber, a seção de delivery exibirá as opções do iFood. No app do iFood, uma aba de mobilidade permitirá solicitar viagens da Uber com facilidade.
Inicialmente, os programas de fidelidade, Uber One e Clube iFood, permanecem separados, embora haja planos para avaliar sinergias futuras entre os benefícios oferecidos.
Concorrência no radar
A movimentação acontece em um momento estratégico, como a entrada da 99 Food, da 99, controlada pela chinesa Didi, que anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para a retomada da 99Food no mercado.
Outra gigante que entra para o mercado brasileiro é a Meituan, maior plataforma de entrega de comida da China. A empresa vai investirá R$ 5 bilhões (US$ 890 milhões) para entrar no mercado brasileiro, segundo a ApexBrasil, agência governamental de comério e investimentos. A empresa atuará no mercado local sob a marca Keeta.
De acordo com a Bloomberg, a Meituan conta 770 milhões de usuários ativos e chegou a entregar até 98 milhões de pedidos por dia em 2024.