A visão de Diego Barreto para o iFood
- Por Bianca Alvarenga
Liderar uma das empresas mais inovadoras do Brasil exige mais do que tecnologia ou processos afiados. Para Diego Barreto, CEO do iFood, o que sustenta o crescimento exponencial da empresa – e engaja tanto os times quanto o mercado – é a cultura. “Empresa que não solidifica cultura, que não contrata considerando adequação cultural, não atinge sonhos grandes. E, para a gente, isso é essencial”, afirma.
Empresa que não solidifica cultura, que não contrata considerando adequação cultural, não atinge sonhos grandes. E, para a gente, isso é essencial
Diego Barreto, CEO do iFood
Desde o início, o iFood mirou alto, construindo uma comunidade com mais de 55 mil consumidores. Diego conta que a empresa sempre buscou, em cada uma das suas frentes, um desempenho que pudesse ser comparado ao melhor do mundo. “Isso vale para tudo o que nos propusermos a fazer – e a marca foi um desses elementos.”
No Grupo Movile desde 2016, e atuando de forma direta no iFood desde 2018, Diego Barreto vem sendo um dos principais articuladores da estratégia de crescimento acelerado da marca. Investimentos em tecnologia de ponta, cultura organizacional sólida e impacto social consistente estão entre os pilares da operação. Com essa base, o iFood consolidou-se como uma verdadeira “love brand” nacional.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Integração on-line e off-line
Hoje, com o olhar voltado para outros mercados, o iFood aposta na integração entre os mundos on-line e off-line como o próximo passo da inovação. A empresa está investindo em formas de levar a inteligência acumulada no ambiente digital para pontos físicos de venda, promovendo ganhos para os restaurantes parceiros e mais conveniência para os consumidores.
“A fidelização do consumidor é central em nossa estratégia. Através de métricas rigorosas e análises constantes, garantimos que nossos serviços evoluam conforme as necessidades dos consumidores”, diz Barreto. “Investir continuamente nos feedbacks dos consumidores é essencial para ajustes e aprimoramentos”, complementa.
Ao longo da trajetória, o iFood construiu um papel importante no fomento de pequenos empreendedores e restaurantes independentes. E essa rede continuará sendo prioridade. Segundo Diego, o segredo está no equilíbrio:
“O comerciante precisa vender mais, o entregador precisa gerar mais renda, e o consumidor precisa encontrar conveniência na plataforma. Quando esses elementos se harmonizam, o sistema se fortalece e cresce.”
Nesse processo, a Inteligência Artificial tem-se mostrado um pilar estratégico. O iFood aposta em IA para personalizar e otimizar cada etapa da experiência do cliente. O uso inteligente de dados permite oferecer recomendações com base em hábitos de consumo e preferências individuais, resultando em um atendimento fluido. A combinação entre tecnologia avançada, cultura organizacional forte e compromisso com impacto social formam, nas palavras do próprio CEO, o trio que sustenta o posicionamento de liderança da empresa no setor.
Desafio e legado
À frente de uma companhia que saiu de 800 para mais de 6 mil funcionários em apenas seis anos, o maior desafio foi – e ainda é – preservar a cultura em meio à expansão. “Encontrar pessoas que realmente se identifiquem com a nossa cultura é uma tarefa complexa”, revela.
Diego quer deixar como legado a cultura de uma empresa ambiciosa, inovadora, que quebra paradigmas e busca um modelo de crescimento que não exclui ninguém. “Parte desse processo envolve construir um ecossistema equilibrado, no qual todas as partes envolvidas saiam vencedoras.”
Além disso, o executivo conta que a visão do iFood sempre foi garantir o melhor atendimento do mundo, no entanto, há desafios operacionais na jornada. “Eu não controlo o atendimento do restaurante, não controlo o entregador – ele pode parar para abastecer a moto – e, ainda assim, preciso garantir a entrega em 30 minutos”, explica.
Nesse contexto, Barreto diferencia a visão do líder da visão da equipe, valorizando uma relação próxima e colaborativa. Para ele, cabe ao CEO comunicar a direção; já ao time cabe transformar essa visão em ação concreta. “A visão do time que lidera a mudança é a visão tridimensional, que adiciona a capacidade de fazer”, resume.
Uma carreira de sucesso
Diego, que começou sua carreira como advogado, formado em Direito pela PUC-SP, não hesitou em aceitar o desafio de migrar para o mercado de negócios e finanças – movimento que mais tarde iria posicioná-lo como CEO à frente do iFood.
Natural de Uberaba, cidade no Triângulo Mineiro, Diego Barreto cresceu no ambiente empreendedor da empresa de transportes de seu pai. Determinado, iniciou sua transição ao mercado financeiro e de capitais.
Sua carreira ganhou força com um estágio no renomado escritório Mattos Filho, que abriu portas para estudos em Finanças e Contabilidade, moldando sua trajetória em empresas tradicionais e, mais tarde, no universo digital e do e-commerce. Além disso, é autor de dois best-sellers: Nova Economia e
O Cientista e o Executivo.
Compartilhe essa noticia:
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244