Definitivamente, com Inteligência Artificial (IA) ou sem, a realidade é que comprar um imóvel no Brasil não é uma tarefa fácil. Em primeiro lugar, o alto custo dos imóveis, aliado à escassez de opções acessíveis, torna a aquisição da casa própria um desafio significativo. Ademais, as altas taxas de juros, a inflação e a incerteza econômica contribuem para que muitos cidadãos sintam-se desencorajados a investir em um imóvel.
E o que falar então da burocracia envolvida na compra de um imóvel? A necessidade de documentação extensa, negociações complexas e o cumprimento de exigências legais são aspectos que frequentemente se tornam obstáculos na jornada do comprador. Para muitos, os critérios de financiamento e a exigência de entrada podem ser um entrave a mais, dificultando ainda mais a realização desse sonho.
Entretanto, apesar dos entraves, a perspectiva para o setor é alta no Brasil. Prova disso está na pesquisa “O que a classe média pensa sobre imóveis e espera dos novos prefeitos?”. O estudo foi realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, em conjunto com a Brain Inteligência Estratégica.
Com mais de 1 mil entrevistados, a pesquisa aponta que independentemente de renda, 48% dos consumidores almejam comprar um imóvel. O levantamento foi feito em 8 cidades do interior e 12 capitais brasileiras.
IA e mercado de imóveis
Para quem ganha acima de R$ 20 mil, a intenção de compra sobre para 54%. Esse dado demonstra um cenário promissor para o setor imobiliário. Entretanto, ele mostra também um forte desejo de investimento em bens duráveis por parte da classe média e alta. Outro aspecto relevante é que a preferência por imóveis novos é predominante, com os entrevistados indicando interesse por lançamentos. Isso pode ser atribuído ao desejo por modernidade, tecnologias sustentáveis e melhores condições de habitabilidade que os novos empreendimentos tendem a oferecer.
Neste sentido, já tem quem aposte no uso de tecnologias no processo de compra, oferecendo visitas virtuais e ferramentas de Realidade Aumentada. “A ideia é proporcionar uma experiência mais rica e interativa”, explica Débora Bertini, diretora-geral de Incorporação e Vendas da MPD Engenharia. Ela comenta que a ideia nasceu pensando na experiência do cliente.
Segundo Débora, o intuito é oferecer soluções digitais que facilitam a pesquisa e a visualização das futuras casas dos clientes. “Queremos tornar o processo de compra o mais prático e acessível possível”, comenta a executiva.
Neste sentido, um dos destaques é a experiência de visitação aprimorada, através de Realidade Aumentada e Virtual, onde a tecnologia permite que os interessados façam tours virtuais pelas propriedades, economizando tempo e recursos. Com isso, é possível visualizar o imóvel de maneira mais realista, ajudando a decidir o que vale ou não investir.
IA na configuração dos ambientes
O programa de personalização foi batizado de “MPD+ do seu jeito”. Trata-se de um serviço exclusivo da MPD Engenharia para aqueles que adquirem uma unidade do empreendimento na planta. Em suma, com esse recurso em mãos, os futuros moradores têm a oportunidade de escolher a configuração dos ambientes, revestimentos e acabamentos, contando com o auxílio de arquitetos especializados. A seleção da planta é gratuita, enquanto as demais escolhas são realizadas através de uma plataforma digital, que apresenta os custos de maneira clara e objetiva.
“O objetivo é garantir que cada imóvel atenda de forma ideal às necessidades e preferências individuais dos compradores, eliminando a necessidade de reformas após a entrega”, explica Débora.
Casa pronta = personalização
Como se não bastasse, a construtora apostou na IA para trazer outro modelo inédito de personalização. Esse abrange não apenas acabamentos, mas também a mobília completa.
Assim, os novos moradores do Soul, em Alphaville/SP, já podem escolher entre três categorias de imóveis prontos: Full, Conforto e Minimalista. “O Soul oferece um decorado para inspirar os futuros moradores, refletindo o compromisso da MPD com a personalização da experiência dos residentes. Estão sendo disponibilizadas opções únicas de plantas, como cozinha fechada, aberta ou semiaberta, adaptando-se ao estilo de vida de cada cliente e atendendo às expectativas de um público exigente”, enaltece Débora Bertini.
Pesquisas mostram que a maior parte dos consumidores valoriza a personalização, o que impacta diretamente suas decisões de compra e a lealdade à marca. Um levantamento realizado pela McKinsey & Company revela que 71% dos consumidores esperam personalização, enquanto 76% afirmam não se sentirem totalmente satisfeitos se não encontrarem essa oferta nas marcas com as quais se relacionam. Ademais, um estudo da Dassault Systèmes indica que 83% dos consumidores preferem produtos personalizados, estariam dispostos a pagar até 25,3% a mais por itens que atendam às suas necessidades específicas.
Praticidade
“Dessa forma, a IA da MPD Engenharia torna o processo mais fácil, proporcionando plena transparência nas escolhas, com preços apresentados em tempo real para evitar qualquer mal-entendido. Ao final, um contrato virtual detalha todas as opções selecionadas e seus respectivos custos. Caso o cliente decida não personalizar, o imóvel será entregue com os acabamentos padrão, sem custos adicionais”, finaliza a diretora Geral de Incorporação e Vendas da MPD Engenharia.
Em suma, a IA está revolucionando a maneira como compramos imóveis, oferecendo uma abordagem mais eficiente, personalizada e transparente, que beneficia tanto os compradores quanto os vendedores.
*Foto gerada por DALL·E.