/
/
Com política pioneira para IA, Goiás atrai atenção da Amazon em Nova York

Com política pioneira para IA, Goiás atrai atenção da Amazon em Nova York

Enquanto o marco regulatório da IA segue em debate no Congresso, estado já atendeu critérios para investimento da gigante americana.

Enquanto o marco regulatório da Inteligência Artificial (IA) no Brasil segue em debate no Congresso Nacional, o estado de Goiás largou na frente e despertou o interesse da gigante Amazon. A proposta do governo goiano de instituir a Política Estadual de Fomento à Inovação em IA, já aprovada em primeira votação pela Assembleia Legislativa, chamou a atenção da empresa durante uma missão internacional do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), em Nova York.

Caiado foi convidado pela Amazon para apresentar os detalhes da proposta goiana ao vice-presidente mundial de Relações Institucionais da empresa, Shannon Kellogg. A multinacional, que já investiu US$ 21 bilhões em datacenters nos EUA, sinalizou a possibilidade de destinar valor semelhante a países que ofereçam ambiente favorável à tecnologia. Segundo Kellogg, Goiás já reúne dois critérios essenciais para atrair esse investimento, que é segurança jurídica e uso de energia limpa.

“Goiás saiu na frente e rompeu com o modelo restritivo que hoje o Congresso Nacional tenta reproduzir, inspirado na legislação europeia, e que acaba por dificultar o avanço da inteligência artificial e a atração de investimentos para o Brasil”, afirmou Caiado na tarde de quarta-feira (14), um dia após se reunir com Kellogg. “Apresentamos um modelo moderno e aberto, voltado para quem enxerga a tecnologia, a inovação e a ciência como pilares do desenvolvimento. É esse o caminho que Goiás está trilhando: de incentivo ao conhecimento e à criação de um ambiente favorável ao investimento”, destacou. 

Kellog e Caiado (ao centro) com equipes Amazon e Governo de Goiás: entendimento de que marco civil goiano cumpre 100% requisitos para promover desenvolvimento responsável da IA – Foto: Divulgação

A política estadual de Goiás abrange:

  • Criação de uma plataforma de software aberto, auditável e acessível à sociedade;
  • Implantação de um Núcleo de Ética em IA;
  • Inclusão de conteúdos sobre IA no currículo do ensino fundamental e médio;
  • Capacitação de servidores públicos para o uso da tecnologia no setor público;
  • A chamada “diplomacia da IA”, com parcerias internacionais e articulação entre centros de pesquisa globais e instituições brasileiras.
  • O estado já possui um dos principais polos de pesquisa em IA da América Latina: o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para o secretário do Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, que acompanhou Caiado na missão, o marco estadual está alinhado com a visão global da Amazon. Segundo ele, há consenso entre o governo estadual e a empresa de tecnologia de que a proposta de regulamentação da IA, apresentada pelo governo federal e atualmente em debate no Congresso, é excessivamente restritiva e baseada em uma lógica punitiva. “Ela gera insegurança jurídica ao responsabilizar o desenvolvedor, que não tem controle sobre o processo de aprendizado da IA. Para nós, a regulamentação deve focar na aplicação correta da tecnologia e no seu uso ético”, resumiu o secretário.

Além da estrutura legal favorável, Goiás também se destaca por sua política energética. Diferente do restante do país, o estado conta com legislação específica sobre bioinsumos e já abriga cinco indústrias do setor, sendo uma delas controlada por uma empresa norte-americana. “O executivo foi claro ao dizer que, sem segurança jurídica, não há investimento possível”, reforçou Rocha Lima.

O movimento de Goiás contrasta com o cenário nacional. A proposta de regulamentação da IA aprovada no Senado tem sido criticada por representantes do setor por sua rigidez. Segundo Rocha Lima, “se esse texto também passar na Câmara, perderemos uma janela de oportunidade única e, em vez de líderes, voltaremos a ser apenas consumidores da tecnologia desenvolvida por outros”.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]