Pesquisar
Close this search box.
/
/
IA para crianças: vale a pena para brincar e aprender

IA para crianças: vale a pena para brincar e aprender

A IA generativa tem um potencial enorme de ferramenta de apoio à educação e em brincadeiras, mas tanta inteligência também provoca ponderações

A inteligência artificial não está otimizando a execução de tarefas ou mudando a forma de trabalho de adultos. As crianças também estão sendo impactadas pela IA generativa, tanto no cotidiano, com a utilização de equipamentos que utilizam a ferramenta, quanto em brincadeiras e na educação.

A IA generativa pode adaptar a rotina de aulas, deveres de casa e orientações às necessidades e habilidades de cada criança e adolescente, por exemplo, e fornecer aos alunos conteúdos desenvolvidos de acordo com interesses personalizados, aumentando a atenção e, consequentemente, a aprendizagem.

Modelos conversacionais, como o ChatGPT, podem ser usados para criar conversas em tempo real que promovam um acompanhamento personalizado de cada aluno durante suas tarefas. Além disso, ela pode ser útil para medir a evolução do aprendizado e oferecer suporte. Imagine como livros e vídeos podem estar ao alcance da mão com ferramentas de inteligência artificial.

Além de potencializar a formação de crianças e adolescentes e individualizar o relacionamento individual com cada aluno, inserir a IA de forma monitorada e natural no cotidiano de crianças e adolescentes contribui para se familiarizarem com esses recursos tecnológicos que já estão se tornando parte do dia a dia.

Seth Bergeson, que liderou o projeto IA para Crianças, do Fórum Econômico Mundial, chegou à afirmar à rede norte-americana CNBC que esses pequenos, especialmente os Alphas, podem ser chamados de “Geração IA”: “chamamos as crianças de hoje de ‘Geração IA’ porque elas estão cercadas por IA em quase todos os lugares que vão, e os modelos de IA tomam decisões que determinam os vídeos que assistem online, seu currículo na escola, a assistência social que suas famílias recebem e muito mais”.

Tanto potencial traz otimismo, mas também alertas

As utilizações da inteligência artificial generativa são tantas e tão abrangentes, que podem ocupar inúmeras – e não se trata de força de expressão – tarefas que caberiam a humanos e humaninhos. Mas se por um lado é positivo poder se aproveitar de ferramentas que otimizam o tempo e o liberam para atividades intelectuais, por outro lado podem criar hábitos e “desaprendizagens” de tarefas que precisam, ou deveriam, ao menos ser sabidas.

A Kidlox, aplicativo de controle parental, pondera que embora isso prometa liberar mais tempo para os educadores se concentrarem em instruções profundas e significativas, também pode reduzir o pensamento criativo e as habilidades de resolução de problemas que as crianças desenvolvem.

“Muita automação na educação pode levar os alunos a falta de criatividade ou habilidades de pensamento crítico. Por exemplo, o plágio tornou-se um problema com sistemas baseados em IA. Não é apenas crucial que os educadores ensinem às crianças a importância de serem criativos e evitar o plágio, mas também é benéfico que aprendam a pensar criticamente e resolver problemas de forma independente”.

Leia mais: Educação financeira para crianças: 61% dos pais não dão mesadas aos filhos

Compreender a inteligência artificial está se tornando cada vez mais importante na formação de cidadãos responsáveis e educados, com capacidade para tomar decisões e se defenderem em um mundo cada vez mais automatizado.

Para combater esse efeito colateral, tanto na educação quanto na vida, o Fórum Econômico Mundial preparou um guia para orientar pais e ajuda-los a entender as implicações de adquirir brinquedos, gadgets ou aplicativos com IA embutida

“Pais e responsáveis ​​decidem quais tecnologias baseadas em IA comprar para seus filhos. Ao se educarem e compreenderem melhor os benefícios e riscos apresentados pela tecnologia, podem tomar decisões conscientes e informadas que podem proteger seus filhos e se assegurar de que a IA terá um impacto positivo em suas vidas”, informa o FME.

Assim como os pais precisam compreender o impacto das tecnologias, devem – com o apoio também de escolas – orientar seus filhos para que entendam como as tecnologias funcionam e, com isso, também suas limitações, potencialidades e como usar ferramentas de IA de forma eficaz e eficiente.

Como a IA pode ser uma nova amiguinha para as crianças

A Alexa, o dispositivo com assistente de voz da Amazon possui uma opção Kids, em que os pais têm controle do histórico das interações e a Alexa configura respostas e imagens adaptadas ao universo infantil.

A experiência voltada às famílias com crianças de até 12 anos, em seus dispositivos Echo, oferece acesso a algumas respostas de Alexa diferentes das dos adultos, uma vez que estará habilitada para reconhecer suas vozes e responder de maneira adequada e de forma lúdica. Além disso, com o Parent Dashboard, os pais têm mais controle da experiência, com a capacidade de controlar conteúdo, acesso a algumas funcionalidades de Alexa e ainda visualizar o histórico de uso pelas crianças.

Quando o dispositivo estiver configurado em modo Amazon Kids, é possível definir limites de tempo para impedir que as crianças interajam com Alexa até tarde da noite, com a escolha da “Hora de Dormir”, ou definir pausas para limitar o acesso às funcionalidades de Alexa, seja para a hora de fazer a lição de casa ou do jantar em família.

Ela pode ser utilizada para interações e brincadeiras que podem entreter toda a família, como historinhas originais e clássicas, piadas e charadas adequadas à faixa etária determinada pelos pais na configuração do dispositivo, assim como jogos e skills.

A Amazon lançou recentemente o serviço Audible em português. Com ele, pais podem pedir para a Alexa tocar alguns dos clássicos da literatura infanto-juvenil que estão disponíveis no Brasil em formato de audiolivro.

Alguns dos títulos sugeridos são: A volta ao mundo em oitenta dias – de Júlio Verne, Contos de fadas dos Irmãos Grimm – de Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e Ilha do Tesouro – de Robert Louis Stevenson; Alice no País das Maravilhas – de Lewis Carroll e narrado pela atriz Gabz e Anne de Green Gables – de L. M. Montgomery e narrado pela atriz Nathalia Dill.



+ NOTÍCIAS
Conheça 7 Barbies colecionáveis para o Dia das Crianças
Crianças influenciam na decisão de compra? Estudo responde

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]