Pesquisar
Close this search box.
/
/
IA generativa traz nova relevância para Bing e Microsoft Edge

IA generativa traz nova relevância para Bing e Microsoft Edge

Ferramentas de criação de imagem e de chat com base em IA generativa trazem novas possibilidades para navegador e buscador da Microsoft

A ferramenta está disponível gratuitamente para todos os usuários. Para utilizá-la, basta criar ou logar em uma conta da Microsoft. Uma vez conectado, o usuário pode escrever um prompt – comando para a ferramenta baseada em IA generativa – para que a ferramenta crie uma imagem. O Bing Image Creator já aceita comandos em português.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O novo Internet Explorer

Segundo levantamento do StatCounter, divulgado em maio desse ano, o Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 66,13% da navegação da Internet. Ele é seguido pelo Safari (11,87%), desenvolvido pela Apple, pelo Microsoft Edge (11%), pelo Mozilla Firefox (5,65%) e pelo Opera (3,09%). Nos celulares, o Edge perde seu lugar no podium para a Samsung Internet – e nem entra no ranking dos cinco navegadores mais utilizados nesse canal.  

Anterior ao Edge, a Microsoft lançou em 1995 o Internet Explorer, descontinuado em 2022. No início da década de 2000, cerca de 90% dos acessos de internet no mundo inteiro eram feitos por meio do Internet Explorer. No entanto, a partir de 2020, várias funcionalidades da Microsoft já não eram possíveis de serem acessadas pelo navegador.

Já o Microsoft Edge foi lançado em 2015 como o navegador padrão do Windows 10, sistema operacional da companhia. Por mais que menos utilizado, o Edge é baseado no mesmo mecanismo do Google Chrome, o Chromium. Por mais que utilizem a mesma base, o navegador do Google utiliza mais recursos do computador ou do celular, como a memória RAM, em sua usabilidade. Além disso, uma das diferenças mais evidentes entre os dois navegadores está no buscador padrão de cada um – de um lado, o Chrome, e do outro, o Bing.

No entanto, por ser uma versão substituta do Internet Explorer, não é tão acessível em celulares e computadores com hardwares mais antigos, o que diminui ainda mais a sua usabilidade.

O novo Bing

Até tempos recentes, o Bing não estava entre os mais queridos buscadores disponíveis. Segundo levantamento do Similar Web, em junho de 2023, o Google foi a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, concentrando 90,68% da participação de mercado. Em segundo lugar ficou o Bing, com 3,23%, seguido por Yahoo (3,17%) e Naver (0,48%).

Assim como o Google, o Bing pode ser utilizado em diferentes navegadores, e pode ser substituído até mesmo do Microsoft Edge. No entanto, em março, o buscador atingiu uma marca: 100 milhões de usuários ativos por dia depois de atrair mais atenção com o uso do ChatGPT em seu sistema. A empresa não revelou quantos usuários utilizavam ativamente o buscador antes desse novo recorde. No entanto, ressalta que pelo menos um terço dos usuários são novos.

Propriedade de imagem

Uma vez que os resultados oferecidos pelos serviços de criação de imagens e de chat não são criações autorais da Microsoft, a empresa não reivindica a propriedade das legendas, solicitações (ou prompts), das criações ou outros conteúdos oriundos das ferramentas.

No entanto, alerta que a empresa ainda pode utilizar essas informações fornecidas para “copiar, distribuir, transmitir, exibir publicamente, executar publicamente, reproduzir, editar, traduzir e reformatar as Legendas, os Prompts, as Criações e qualquer outro conteúdo que você forneça, bem como o direito de sublicenciar tais direitos a qualquer fornecedor dos Serviços Online” – tudo sem compensação ao usuário.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]