Nas últimas semanas, usuários no Brasil e no mundo passar a compartilhar suas criações feitas com a ferramenta de criação de imagens do Bing, ferramenta de busca da Microsoft. São imagens como posters de filmes fictícios inspirados em pets, como cachorros e gatos, e lendas urbanas brasileiras no estilo de arte da Pixar Animation Studios. Lançado em março, o Bing Image Creator funciona desde outubro com base no DALL-E 3, modelo de geração de imagens de Inteligência Artificial (IA) generativa da OpenAI, proprietária do ChatGPT.
A ferramenta está disponível gratuitamente para todos os usuários. Para utilizá-la, basta criar ou logar em uma conta da Microsoft. Uma vez conectado, o usuário pode escrever um prompt – comando para a ferramenta baseada em IA generativa – para que a ferramenta crie uma imagem. O Bing Image Creator já aceita comandos em português.
O Bing também oferece um serviço de conversação com IA, o Bing Chat. Trata-se de uma extensão de seu buscador que utiliza o modelo de linguagem do GPT-4, da OpenAI, para aprofundar e trazer novos resultados para as pesquisas de usuários. A empresa recebeu uma série de aportes bilionários, além da integração com os serviços da Microsoft. Por mais que o navegador proprietário da Microsoft seja o Edge, as ferramentas estão disponibilizadas também para aqueles que optam pelo Chrome, da concorrente Google.
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O novo Internet Explorer
Segundo levantamento do StatCounter, divulgado em maio desse ano, o Google Chrome é o navegador mais utilizado no mundo, com 66,13% da navegação da Internet. Ele é seguido pelo Safari (11,87%), desenvolvido pela Apple, pelo Microsoft Edge (11%), pelo Mozilla Firefox (5,65%) e pelo Opera (3,09%). Nos celulares, o Edge perde seu lugar no podium para a Samsung Internet – e nem entra no ranking dos cinco navegadores mais utilizados nesse canal.
Anterior ao Edge, a Microsoft lançou em 1995 o Internet Explorer, descontinuado em 2022. No início da década de 2000, cerca de 90% dos acessos de internet no mundo inteiro eram feitos por meio do Internet Explorer. No entanto, a partir de 2020, várias funcionalidades da Microsoft já não eram possíveis de serem acessadas pelo navegador.
Já o Microsoft Edge foi lançado em 2015 como o navegador padrão do Windows 10, sistema operacional da companhia. Por mais que menos utilizado, o Edge é baseado no mesmo mecanismo do Google Chrome, o Chromium. Por mais que utilizem a mesma base, o navegador do Google utiliza mais recursos do computador ou do celular, como a memória RAM, em sua usabilidade. Além disso, uma das diferenças mais evidentes entre os dois navegadores está no buscador padrão de cada um – de um lado, o Chrome, e do outro, o Bing.
No entanto, por ser uma versão substituta do Internet Explorer, não é tão acessível em celulares e computadores com hardwares mais antigos, o que diminui ainda mais a sua usabilidade.
O novo Bing
Até tempos recentes, o Bing não estava entre os mais queridos buscadores disponíveis. Segundo levantamento do Similar Web, em junho de 2023, o Google foi a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, concentrando 90,68% da participação de mercado. Em segundo lugar ficou o Bing, com 3,23%, seguido por Yahoo (3,17%) e Naver (0,48%).
Assim como o Google, o Bing pode ser utilizado em diferentes navegadores, e pode ser substituído até mesmo do Microsoft Edge. No entanto, em março, o buscador atingiu uma marca: 100 milhões de usuários ativos por dia depois de atrair mais atenção com o uso do ChatGPT em seu sistema. A empresa não revelou quantos usuários utilizavam ativamente o buscador antes desse novo recorde. No entanto, ressalta que pelo menos um terço dos usuários são novos.
Além disso, o Bing Chat passou a ser um novo concorrente para o Google Bard, próprio chat de IA da big tech. Não só isso, mas a Microsoft passou a incorporar o modelo de linguagem do ChatGPT para diferentes funcionalidades por meio do Copilot, assistente virtual da empresa fundada por Bill Gates. Enquanto o Bing é responsável por expandir as funcionalidades do navegador Microsoft Edge, o Copilot faz o mesmo no sistema operacional do Windows.
Propriedade de imagem
Segundo os termos de uso, as ferramentas de criação de imagem e de experiências de conversação do Bing foram desenvolvidas “para encantar, inspirar e aprimorar a criatividade humana”. A empresa ainda alerta que, devido à natureza desses serviços, “as Criações podem não ser únicas entre os usuários, e os Serviços Online podem gerar saídas iguais ou semelhantes para a Microsoft ou para outros usuários. Outros usuários também podem fazer perguntas semelhantes e receber respostas iguais, semelhantes ou diferentes. Estes Serviços Online, incluindo as interações de conversação entre computador e pessoa, podem incluir publicidade”.
Uma vez que os resultados oferecidos pelos serviços de criação de imagens e de chat não são criações autorais da Microsoft, a empresa não reivindica a propriedade das legendas, solicitações (ou prompts), das criações ou outros conteúdos oriundos das ferramentas.
No entanto, alerta que a empresa ainda pode utilizar essas informações fornecidas para “copiar, distribuir, transmitir, exibir publicamente, executar publicamente, reproduzir, editar, traduzir e reformatar as Legendas, os Prompts, as Criações e qualquer outro conteúdo que você forneça, bem como o direito de sublicenciar tais direitos a qualquer fornecedor dos Serviços Online” – tudo sem compensação ao usuário.
Os termos de uso ainda isentam a Microsoft de quaisquer violações de direitos de terceiros em eventuais usos dos conteúdos gerados pelas ferramentas, como direitos autorais, de marca, privacidade, publicidade e difamação. A empresa ainda aponta que os serviços foram criados com o objetivo de entretenimento e que não estão livres de erros.