/
/
Humanos superam IA generativa na produção de conteúdos

Humanos superam IA generativa na produção de conteúdos

Inteligência Artificial generativa tem mais potencial como ferramenta para a criatividade do que uma substituta para profissionais humanos

Segundo levantamento feito pela Morning Consult em parceria com o Canva, 98% dos 4.050 gestores ouvidos em nove países – incluindo o Brasil – afirmam se sentir confortáveis com as aplicações de IA generativa nas áreas de criação e marketing. Não só isso, mas 75% deles já consideram a tecnologia como parte essencial de sua caixa de ferramentas criativas. Já 69% acreditam que a IA contribui para a criatividade dos times.

O fato é que a tecnologia já é uma realidade nas companhias globais, e o Brasil não fica de fora. Levantamento da Deloitte com 501 empresas nacionais aponta que 70% delas investirão em IA em 2023, enquanto 20% já utilizam seus recursos. No entanto, quando o assunto é criação de conteúdo, os autores humanos entregam mais qualidade do que a ferramenta.

Leia mais: A tecnologia é uma ameaça aos artistas?

O estudo “The Man vs. Machine Content Challenge”, realizado pela comunidade CMO Huddles, com a agência Marketing Insider Group e o hub de conteúdo Renegade.com, colocou as competências à prova. Em um teste com duração de dez semanas, pessoas e o ChatGPT-3.5 escreveram 20 publicações cada. As criações da ferramenta foram editadas e revisadas por um time de pessoas para eliminar evidências que sugerissem que foram criadas por uma IA. Outras 20 publicações foram criadas de forma híbrida, ou seja, geradas pelo ChatGPT e reescritas por profissionais.

As publicações foram monitoradas para avaliar o ranqueamento em pesquisas, visibilidade e tráfego gerados por cada autoria. O resultado é que os conteúdos gerados totalmente por pessoas ficaram na liderança. O ranqueamento e o tráfego gerado por essas publicações foras três vez maiores do que aquelas criadas por IA. Na média, o conteúdo gerado por IA teve uma maior visibilidade, mas essa vantagem foi gerada por um único post.

Por outro lado, a IA generativa é mais rápida na criação de conteúdo, o que gera uma vantagem na aceleração da escrita. Mas o levantamento conclui que a tecnologia ainda não é capaz de substituir autores humanos. Por exemplo, erros e inconsistências foram frequentes durante o teste, e títulos precisaram ser substituídos.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Quanto mais humano, melhor

Os conteúdos gerados por pessoas geraram mais tráfego dos que as criações de IA ou híbridas. Por outro lado, o estudo identificou que a combinação de pessoas com a tecnologia gerou bons resultados. Além disso, escrever um conteúdo do zero leva mais tempo do que escrever com a ajuda da IA – o que, segundo o levantamento, gera espaço para mais discussões sobre a aplicação da ferramenta.

Por mais que as criações humanas geraram mais resultados de busca e tráfego, as publicações feitas pelo teste – incluindo humanas, escritas por IA e híbridas – tiveram um bom desempenho. O estudo ainda aponta que, no momento, a única desvantagem para autorias de pessoas está no tempo gasto para escrever as publicações, que chegam a levar três vezes mais tempo que as publicações criadas pela tecnologia. Por isso, os ganhos obtidos com a IA generativa são financeiros, e não qualitativos.  

Por mais que a IA generativa ainda tem muito a avançar e desenvolver, o estudo questiona se, mesmo que a tecnologia possa superar o conteúdo humano, quão únicas essas criações poderão ser. Afinal, profissionais de conteúdo sempre estarão atentos para inovar e superar a ferramenta e, assim, a IA teria mais um formato para tentar emular.

Leia mais: Regras para uso de IA mudam futuro próximo de Hollywood

IA como ferramenta de criação de conteúdo

O teste provou que os conteúdos gerados por pessoas tiveram um melhor desempenho em dois dos três critérios de avaliação. Em relação à geração de tráfego para o site onde as publicações foram postadas, o conteúdo humano venceu disparado. Além disso, no ranqueamento de palavras-chave dos mecanismos de busca, as publicações criadas por pessoas foram melhor avaliadas.

No entanto, o conteúdo híbrido – ou seja, gerado por pessoas com o auxílio de IA generativa – mostrou potencial. Além de ter obtido uma melhor performance do que o conteúdo gerado unicamente por IA, teve superou o desempenho dos conteúdos humanos por algumas semanas do teste em certas categorias – por exemplo, apresentou um resultado melhor na visibilidade de buscas. Mas não gerou mais tráfego para o site, ou seja, por mais que mais pessoas tenham visto as publicações, não tomaram ações para ler os conteúdos.

A vantagem da abordagem híbrida está, portanto, no trabalho investido para reescrever os posts gerados primeiramente pela IA generativa, que levou uma média de uma hora e meia, que foi bem menor do que o tempo gasto para pessoas escreverem conteúdos do zero, cerca de três horas e meia em média.

Conheça o Mundo do CX

IA generativa na prática

Entre os gestores de áreas de marketing e criação entrevistados pela Morning Consult, 69% perceberam a economia de tempo gerada pelo uso da IA generativa. Segundo eles, houve uma redução entre duas e três horas por semana nas tarefas realizadas. Já para 36%, essa redução foi de quatro a cinco horas semanais.

O resultado do teste que colocou à prova as competências humanas e tecnológicas na criação de conteúdo, no entanto, é percebido de forma um pouco diferente pelos profissionais. Entre as lideranças brasileiras, 45% acreditam que em cinco anos, a IA generativa terá uma melhor performance na criação de imagens do que os profissionais humanos.

No entanto, entre todos os entrevistados globalmente, ainda há dúvidas. 22% acreditam que a ferramenta está limitando a criatividade das equipes e, dentre esses, 54% afirmam que o uso da IA generativa é um impedimento para ideias originais.



+ NOTÍCIAS
Inteligência Artificial na educação: oportunidade ou desafio?
Deepfakes são os novos “cavalos de Troia” da desinformação

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]