O mundo todo está cada dia mais interessado no potencial da inteligência artificial (IA). Além do interesse massivo de pessoas pelas vantagens da IA no seu dia a dia, empresas estão avançando velozmente em sua adoção e procurando fortalecer equipes e colaboradores para trabalharem com essa poderosa ferramenta.
No entanto, a escassez de mão de obra capacitada e a falta de preparo da grande maioria dos profissionais para habilidades em IA torna esse mercado ao mesmo tempo cheio de oportunidades e de desafios.
Um novo estudo Amazon Web Services (AWS), em parceria com a empresa de pesquisa Access Partnership, encontrou uma forte demanda por talentos em IA e um potencial para trabalhadores com habilidades em IA ganharem até 47% mais em salários. A contratação de talentos qualificados em inteligência artificial também é uma prioridade para 73% dos empregadores pesquisados. Deste montante, três em cada quatro a consideram uma prioridade para seus negócios, mas não conseguem encontrar o talento em IA de que necessitam.
Empresas se tornam protagonistas em capacitação em IA
Nesse cenário, empresas acabam sendo protagonistas dessa corrida para capacitar colaboradores em competências em IA. A própria Amazon é um bom exemplo. O projeto “AI Ready”, da AWS, plataforma em nuvem da Amazon, fornece treinamento gratuito em habilidades de IA. O programa é na verdade uma bolsa de estudos em inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), em colaboração com a universidade norteamericana, Udacity.
Segundo a Amazon, o projeto visa ajudar estudantes menos favorecidos do ensino médio e universitário a aprender conceitos básicos como preparação para carreiras em IA e ML. Recentemente a Amazon anunciou que pretende capacitar cerca de 2 milhões de pessoas em habilidades em IA em todo o mundo até 2025.
“A inteligência artificial (IA) é a tecnologia mais transformadora da nossa geração. Se quisermos desbloquear todo o potencial da IA para resolver os problemas mais desafiadores do mundo, precisamos tornar a educação em IA acessível a qualquer pessoa que queira aprender”, diz Swami Sivasubramanian, vice-presidente de dados e IA da AWS.
IA é parte integrante dos negócios do futuro
Ainda de acordo com o estudo da AWS, a IA se tornará parte integrante da forma como os negócios serão feitos no futuro: 93% das empresas pesquisadas esperam utilizar soluções de IA nas suas organizações nos próximos cinco anos.
Sobre o “AI Ready”, foram anunciados recentemente oito novos cursos gratuitos de IA e IA generativa, abertos a qualquer pessoa e alinhados a empregos requisitados. “É para todos. São cursos que vão do básico ao avançado, tanto para líderes empresariais quanto para tecnólogos. Esses cursos complementam os mais de 80 cursos e recursos gratuitos e de baixo custo sobre IA e IA generativa fornecidos pela AWS”, salienta Sivasubramanian.
O conteúdo do programa abrange diversas competências em IA: introdução à IA generativa, como planejar um projeto de IA generativa, como usar o gerador de códigos de IA da Amazon, até técnicas avançadas de prompt. Além disso, capacita seus alunos a treinar e implantar modelos de machine learning (ML), mesmo sem conhecimento profundo da tecnologia.
Conteúdo “AI Ready”:
- Oito cursos novos e gratuitos de IA e IA generativa;
- Bolsa de estudos de IA generativa da Amazon Web Services (AWS), que oferece a mais de 50.000 estudantes do ensino médio e universitários, em todo o mundo, acesso a um novo curso de IA generativa na Udacity;
- Nova colaboração com Code.org para ajudar os alunos a aprender sobre IA generativa.
“Queremos ajudar o maior número possível de alunos. Os alunos qualificados podem fazer o novo curso da Udacity, Introducing Generative AI – AWS, gratuitamente. O curso, foi elaborado por especialistas em IA da AWS e apresenta aos alunos conceitos básicos de IA generativa e os orienta em um projeto prático. Após a conclusão bem-sucedida do curso, os alunos ganham um certificado da Udacity para mostrar seus conhecimentos a futuros empregadores”, explica Sivasubramanian.
Dessa forma, o compromisso “AI Ready” da Amazon se soma ao compromisso da AWS, que já treinou mais de 21 milhões de pessoas em todo o mundo para os desafios das novas tecnologias no mercado de trabalho.
Com os avanços rápidos da IA para os negócios, a grande maioria das empresas e líderes enfrentam um gap crescente de colaboradores com essas habilidades. Tal desafio só poderá ser contornado com programas de formação e educação. Mesmo que boa parte dos líderes ainda não tenham certeza sobre quais competências específicas devem buscar num colaborador quando o assunto é IA, o importante é ter a clareza de que, mais cedo ou mais tarde, essa capacitação será necessária. A Amazon, sempre direcionou esforços para seguir na vanguarda da inovação, e o programa “AI Ready” comprova que a companhia entende quais são os caminhos para um robusto ecossistema de negócios digitais no futuro.