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“Seja curioso sobre IA”, diz CEO da Amazon

“Seja curioso sobre IA”, diz CEO da Amazon

Com mais de mil aplicações de IA generativa em andamento, Amazon aposta na tecnologia para reinventar a experiência do cliente, otimizar operações e transformar o futuro do trabalho.

A Amazon vê a IA generativa como uma tecnologia “que surge uma vez na vida” e que muda completamente o que é possível para clientes e empresas. A visão de Andy Jassy, ​​CEO da empresa, sobre a IA generativa foi endereçada em um comunicado para todos os colaboradores da companhia ontem (17).

“O que começou como uma profunda convicção de que toda experiência do cliente seria reinventada com a IA e que experiências totalmente novas, com as quais apenas sonhávamos, se tornariam possíveis, está rapidamente se tornando realidade”, diz o recado.

Aplicação da IA na Amazon

Ele destacou o uso estratégico que a IA está causando no mundo e que se estende a praticamente todas as áreas de negócio, do atendimento ao cliente ao desenvolvimento de produtos e gestão de logística. Entre os exemplos citados por ele, está a Alexa+, uma nova geração da assistente pessoal da Amazon. A versão aprimorada promete ser mais inteligente, capaz de realizar tarefas complexas, além de fornecer respostas mais relevantes. Já no varejo, o executivo destaca o assistente de compras com IA é utilizado por milhões de consumidores ao redor do mundo, ajudando na descoberta de produtos e na tomada de decisão.

A empresa também expandiu seu ecossistema de recursos com ferramentas como:

  • Lente, que permite identificar e comprar produtos a partir de fotos;
  • Comprar para mim, que automatiza compras em sites de terceiros;
  • Tamanho recomendado, que utiliza dados históricos e de marcas para sugerir o melhor ajuste de roupas.

Do lado dos vendedores parceiros, quase meio milhão de usuários já utilizam soluções baseadas em IA para otimizar páginas de produtos e campanhas publicitárias, estas últimas, aliás, graças à um novo pacote de ferramentas que permite planejar, integrar e otimizar anúncios com maior eficiência.

Na nuvem da AWS, o executivo também reforçou sua liderança. Com chips próprios como o Trainium2, serviços de treinamento e inferência como o SageMaker e o Bedrock, além do modelo Nova, a empresa oferece soluções escaláveis e com menor latência para desenvolvedores e grandes clientes corporativos.

As aplicações também chegam aos bastidores. A IA generativa está sendo usada para prever demanda, melhorar o posicionamento de estoque, otimizar a atuação de robôs e reconstruir o chatbot de atendimento. Os ganhos em eficiência e redução de custos são sentidos, com entregas mais rápidas e experiências mais intuitivas para os consumidores.

O futuro dos agentes autônomos

O próximo passo, segundo a Amazon, é a consolidação dos agentes de IA, sistemas autônomos capazes de executar tarefas em nome dos usuários. A expectativa é de que bilhões desses agentes passem a integrar o cotidiano das pessoas e das empresas, otimizando desde pesquisas e escrita de código até a organização de viagens ou a realização de tarefas rotineiras.

Esses agentes serão, na visão da empresa, catalisadores de inovação e produtividade. “Haverá bilhões desses agentes, em todas as empresas e em todos os campos imagináveis. Também haverá agentes que rotineiramente fazem coisas para você fora do trabalho, desde compras a viagens e tarefas diárias. Muitos desses agentes ainda não foram desenvolvidos, mas não se engane, eles estão chegando, e chegando rápido”, diz Andy Jassy em comunicado.

Transformação da força de trabalho com IA

Com o avanço da IA generativa, a Amazon antecipa mudanças também na estrutura corporativa. A expectativa é de que algumas funções sejam reduzidas à medida que os sistemas assumam tarefas repetitivas.

“À medida que implementamos mais IA generativa e agentes, a forma como trabalhamos deve mudar. Precisaremos de menos pessoas realizando algumas das tarefas que são realizadas hoje e mais pessoas realizando outros tipos de trabalho. É difícil saber exatamente onde isso se reflete ao longo do tempo, mas, nos próximos anos, esperamos que isso reduza nossa força de trabalho corporativa total, à medida que obtivermos ganhos de eficiência com o uso extensivo da IA ​​em toda a empresa”, diz ele.

Por fim, o executivo fez um convite aos funcionários para explorar, aprender e colaborar com o uso da IA. A empresa quer promover uma cultura interna de experimentação, com workshops, treinamentos e brainstorms voltados para encontrar novas formas de servir o cliente com mais agilidade e inteligência. “Seja curioso sobre IA, eduque-se, participe de workshops e treinamentos, use e experimente IA” diz o CEO.

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