Pesquisar
Close this search box.
/
/
Habilidades e comportamentos dos líderes do futuro já são o presente

Habilidades e comportamentos dos líderes do futuro já são o presente

As novas lideranças estão focadas no ser humano, na capacidade de exercitar a empatia e compartilhar

Tive a oportunidade de estar no painel do Whow Festival 2020 para discutir esse tema, em uma imersão de três dias de inovação, disrupção e vivência digital. Mas, afinal, quais são os comportamentos e as habilidades necessárias para os líderes do futuro?

É incrível constatar que, finalmente, as características impulsionadoras das novas lideranças, nas suas mais diversas áreas de atuação, estão agora focadas no ser humano, na capacidade de exercitar a empatia e compartilhar. E o exercício do ouvir, por meio de uma escuta ativa, nos faz refletir sobre a importância da horizontalidade nas decisões.

Esse novo comportamento que se estabelece como modelo de liderança empática reflete diretamente na longevidade de marcas e na prosperidade dos negócios.

Começamos a notar mais líderes altruístas, vulneráveis e assistentes. Sim, esses são os que têm a capacidade de priorizar o ser humano no centro do negócio.  Aceitar a vulnerabilidade não como uma medida de fraqueza, mas como a melhor definição de coragem, já dizia Brené Brown, e que tem a legítima humildade para compreender que existimos porque estamos à serviço para auxiliar alguém, seja o consumidor da sua marca, a sua equipe ou o conselho diretivo da sua empresa.

Nova cultura

CMO 2025: O futuro da Liderança de Marketing, o estudo mais recente da “SpencerStuart”, uma das maiores consultorias para lideranças do mundo, aponta as características dos Líderes de Marketing dessa nova era em que estamos incluindo a visão do pós-pandemia.

Entre as evidências está o envolvimento da liderança por meio da visão colaborativa com a equipe; além disso, a chamada de atenção para a necessidade de aprendizado contínuo e da motivação constante, por meio do reconhecimento. É preciso unificar os discursos, remover os ruídos de comunicação entre a equipe e, principalmente, levantar a bandeira da diversidade sem deixar de ser autêntico.

“Essas características não podem ser forçadas e dependem de um estilo de liderança inclusivo e de ego inerentemente baixo; aquele que define um tom cultural importante, bem como demonstra o valor de capacitar, mentorar e inspirar.” – estudo da SpencerStuart.

Esses são fatores impulsionadores das lideranças na Nova Economia, que compõe a chancela da transformação cultural, da mudança de mindset, para a transformação digital. Em entrevista exclusiva à StartSe, o italiano Andrea Iorio, referência em transformação digital, falou sobre os princípios da mudança de mindset em empresas e pessoas, suas experiências como diretor da L’Oreal e do Tinder no Brasil, as diferenças entre soft skills e hard skills e a importância do setor de recursos humanos nos processos de transformação das empresas.

Para ele, a cultura digital é a cultura da agilidade e não existe uma grande distinção entre transformar a cultura de uma empresa ou dos empregados, porque, na prática, a companhia é o coletivo.

Iorio é autor do livro “6 Competências Para Surfar na Transformação Digital”, no qual elenca as principais capacidades para pessoas e empresas alinhadas com a Nova Economia. Elas são: flexibilidade cognitiva (capacidade de compreender diferentes áreas do conhecimento), execução inovadora (capacidade de prototipar de forma ágil), compreensão do comportamento humano (capacidade de ler e analisar outras pessoas e a si mesmo), pensamento crítico (capacidade de ir além do status quo), crescimento sustentável (capacidade de se desenvolver agregando valor para si) e altruísmo digital (capacidade de priorizar o ser humano no centro do negócio).

O altruísmo digital está totalmente conectado à capacidade empática de líderes colocarem os consumidores no centro do propósito das marcas.

A Mondelez Brasil, tem como propósito colocar o consumidor no centro das decisões e a companhia tem a visão de que os colaboradores são seus primeiros consumidores e também embaixadores. Por isso, recentemente lançou o Programa Consumidor N.1, um canal exclusivo para funcionários liderado pela Liz, a assistente virtual. O foco do programa é que os colaboradores possam fazer contribuições sobre produtos, distribuição e pontos de vendas: sugestões, elogios ou solicitações, todas elas feitas via WhatsApp. Um exemplo de escuta empática, cultura protagonista e liderança centrada no consumidor. #orgulhodesermondelez

Mundo pós-pandemia

E não poderia deixar de finalizar esse artigo sem dar uma passadinha no futuro para concretizar o tema e assim mencionar a perspectiva da ONU e do Fórum Econômico Mundial sobre as habilidades e competências essenciais para o trabalho no mundo pós-pandemia.

O relatório “O Futuro dos Trabalhos” mostra que não será suficiente resolver equações e desenvolver códigos. Além da capacidade de pensar de maneira crítica, o líder do futuro precisa ter criatividade, saber resolver problemas e ser capaz de cooperar. Somam-se a essas habilidades, segundo a Harvard Business Review, a capacidade de identificar novas oportunidades, estar confortável com as incertezas, colaborar e orientar equipes e construir networking.

O fato é que o mundo em que vivemos é testemunha de mudanças rápidas e significativas, estamos passando por um período de profundas transformações e acelerações. E trazendo esse relatório ao momento presente, me questiono se de fato essas habilidades e competências são mesmo sobre o futuro. Afinal, desde o início da pandemia como líder de uma empresa tenho tido que aprender, desenvolver e praticar quase todas essas habilidades e competências diariamente. E que bom!

Afinal, ao olhar para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitam os outros (Bill Gates).

E se você sentir que não dá para desenvolver todas as habilidades e competências requeridas, está tudo bem; pois como diz Elon Musk, esteja sempre pensando em como você pode fazer melhor!


+ Notícias 

Redes sociais: uma aposta para o bem? 

Novo consumidor na era do relacionamento 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]