Você sabe qual o maior hotel do mundo? O mais alto? E o que possui a maior suíte? E os restaurantes? Qual o mais alto e mais antigo? O Guinness acaba de anunciar os recordes deste setor, que inova a cada dia para melhorar a experiência do consumidor hiperconectado que, hoje, compartilha cada passo de sua jornada nas redes sociais.
Os lugares detentores da maioria dos recordes são China e Dubai. A instituição responsável por vistoriar e registrar os recordes declara que a escolha é feita em um processo de supervisão que acompanha a quebra do recorde do inicio ao fim. Não são aceitas candidaturas. A vistoria é feita em parceria com empresas terceirizadas e uma consulta à um banco de dados interno.
Abaixo listamos os hotéis e restaurantes recordistas e as principais curiosidades. Caso um dia você resolva viajar, pode incluir em sua lista uma hospedagem ou jantar em um desses lugares. Que tal?
Jantar bem longe do chão
O restaurante mais alto do mundo está localizado em Dubai, dentro do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. O espaço ocupa o 122º andar e fica a 442 metros de altura. Caso queira desfrutar a vista da janela de perto é preciso sacrificar um pouco mais de dinheiro. Por lá, o pedido mínimo é de US$ 100 por pessoa. Achou que jantar perto das nuvens ia ser barato?
Outro recorde de restaurante para quem não tem medo de altura é o mais alto restaurante rotativo, ou seja além de estar lá em cima, é preciso estar preparado para ver uma vista diferente em questão de minutos. O local foi construído dentro da Torre de Cantão, em Guangzhou, na China. Já a experiência gastronômica pode ser apreciada do 106º andar da torre, a 423 metros do chão.
Para quem quer a mesma experiência em uma altura mais modesta, é possível visitar o maior restaurante rotativo do mundo, lá no México, dentro do World Trade Center Cidade do México, no 45º andar. O local é capaz de comportar 332 pessoas em uma área de mil metros quadrados.
O maior e o mais velho…
Já pensou em visitar o restaurante mais antigo do mundo? Esse é um dos recordistas mais próximos de nós, o Botin, em Madrid, fundado em 1725. Ele também é grande e possui quatro andares – todos com clima de tabernas antigas. Um casal francês abriu o local no século 18 para servir a família real espanhola.
O maior restaurante do mundo fica na Síria. O Bawabet Dimashq Restauran possui 6.014 lugares e 20 mil metros quadrados. Só a cozinha ocupa 2.500 metros da área total. Gigante, né? Lá dentro você encontrará réplicas arqueológicas, cachoeiras e um meteorito em exibição. Um passeio bastante exótico.
Hospedagens exóticas, porém, recordistas do Guinness
Aqui, vamos começar pelo menor hotel do mundo. Sim, o menor. Ele tem apenas 2,4 metros de largura. O Eh’häusl Hotel fica na Alemanha, na cidade de Amberg. Inaugurado em 1728, hoje é considerado um destino de luxo. Mas não se engane, tamanho não é documento! Dentro dele é possível encontrar acomodações completas com toda a estrutura necessária.
Já o maior hotel do mundo fica na Malásia. O First World Hotel é gigantesco! Para se ter uma ideia, são 4.585 quartos e um espaço com lojas de varejo e entretenimento de 46 mil metros quadrados.
O Nishiyama Onsen Keiunkan é o hotel mais antigo do mundo. Sua localização não deixa a desejar, ele é próximo ao Monte Fuji, símbolo do turismo japonês. Sua fundação é estimada em 705 d.C e sua gestão já passa por 52 gerações da mesma família. O melhor do hotel são suas águas termais: ele recebe canais fluviais direto de afluentes naturais. Apesar de tudo isso, possui apenas 37 quartos. Então é melhor reservar!
Para quem busca altura, o hotel mais alto também está em Dubai. O Gevora Hotel possui 356 metros de altura e demorou doze anos para ser construído. São 528 quartos e 75 andares. No topo do prédio da garagem é possível aproveitar uma piscina e comer bem em um dos restaurantes.
Em Hong Kong, você encontra o hotel residencial de maior altura no mundo. O Ritz-Carlton Hong Kong possui 312 quartos e 425 metros de altura com vista para o porto de Victoria.
Os outros hotéis recordistas são: o Mission Hills Haikou (China) – que é o maior resort spa do planeta e o Lexis Hibiscus Port Dickson na Malásia que possui o maior número de piscinas em um resort e o maior número de acomodações sobre a água.
LEIA MAIS
Hotéis de grife: hospedagens com assinatura de grandes maisons
9 hotéis instagramáveis ao redor do mundo
O perfil dos brasileiros na busca por hotéis