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Grupo Pão de Açúcar registra prejuízo de R$ 122 mi

Grupo Pão de Açúcar registra prejuízo de R$ 122 mi

Via Varejo e despesas 1.000% maiores explicam resultado. Rede está com 9 mil funcionários a menos

O Grupo Pão de Açúcar não conseguiu segurar os resultados positivos que vinha tendo nos últimos trimestres e passou de um lucro de mais de R$ 390 milhões no terceiro trimestre de 2014 para um prejuízo de R$ 122 milhões agora – mesmo com aumento nas vendas.

É que o resultado da Via Varejo, que fechou 30 lojas e ficou no prejuízo de R$ 46 milhões , e o aumento das despesas operacionais, especialmente aquelas relacionadas a reestruturação, foram os principais motivadores do desempenho negativo.

No período Outras Despesas e Receitas Operacionais cresceram quase 1.200% entre o terceiro trimestre deste ano e o mesmo período do ano passado, saindo de R$ 18 milhões para R$ 232 milhões. Segundo a companhia, o lucro líquido sem considerar as outras despesas e receitas operacionais alcançou R$ 49 milhões.

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O relatório também mostra, sem comentários, um número bem menor de funcionários, considerando todas as bandeiras: passou de 151 mil ao final de junho para 142 mil ao final de setembro – 9 mil a menos.

O que segurou perdas maiores foi o segmento Alimentar da companhia, que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e a atacadista Assaí. O grupo conseguiu um lucro de R$ 44 milhões – mas na comparação com o mesmo período de 2014, houve forte queda, de 76%.

Mais uma vez, assim como outras varejistas, o GPA afirma estar sendo afetado pela economia ruim. “O atual ambiente macroeconômico tem se tornado mais desfavorável ao consumo ao longo do ano”, disse em relatorio. “Enquanto o segmento alimentar demonstra maior resiliência, o segmento de não alimentos (Via Varejo + Cnova) está sendo mais impactado e como consequência apresentou recuo de 2,5% nas vendas”, afirmou a varejista.

O grande destaque tem sido o Assaí cujas vendas cresceram 22,3% no trimestre. “A aceleração no fluxo de clientes foi um dos destaques do período como consequência da maior preocupação com preços por parte dos consumidores”, explicou a empresa. Nos últimos 12 meses foram abertas 8 lojas da bandeira, e está prevista a abertura de 10-12 novas lojas em 2015.

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Ao contrário de outros segmentos, porém, o GPA não tem fechado portas. A Companhia manteve seu plano de expansão orgânica no trimestre, com foco nos formatos de maior retorno – principalmente as lojas de proximidade e de acatarejo. No trimestre foram inauguradas 23 novas lojas, sendo 18 lojas do segmento alimentar (7 Minimercado Extra, 6 Minuto Pão de Açúcar, 4 Pão de Açúcar e 1 Assaí) e 5 lojas da Casas Bahia. Nos últimos 12 meses foram inauguradas 210 novas lojas.

O Ebtida do GPA – lucro antes de juros, depreciações, amortizações e impostos – caiu 43%, passando de mais de R$ 1,1 bilhão para R$ 677 milhões. O plano para 2016 é continuar as reformas na rede Extra, que deve atingir entre 50% e 60% das vendas. Até agora, 60 lojas foram reformadas.

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