O Grupo Carrefour reinaugura nesta quinta-feira, dia 31/8, quatro unidades de seus supermercados em São Paulo, Curitiba, Salvador e Recife, com um novo conceito de loja. Trata-se do Super Nova Geração II, uma remodelagem das lojas com o objetivo de oferecer uma experiência de compra mais agradável e completa para os clientes das marcas do grupo.
Com a reinauguração, as quatro unidades que passaram por reformas contarão com padarias e cafeterias com mais produtos artesanais, e estações de sushi e de pizza de fermentação natural. O hortifruti também passa a oferecer produtos prontos para consumo, para facilitar o uso dos alimentos pelos clientes.
“Dentro do supermercado, temos a possibilidade de espaço não só para que o cliente faça suas compras e as leve para casa, mas também para que usufrua desse frescor e dessa artesanalidade consumindo dentro da própria loja”, afirma Daniela Heldt, diretor de supermercados do Grupo Carrefour. “É ter uma ocasião de consumo antes ou depois da compra, tornando esse momento de compra mais gostoso. Precisávamos transformar o espaço para torná-lo mais acolhedor.”
Leia mais: Shein anuncia parceria com Forever 21 no varejo físico
Projeto Super Nova Geração II
O projeto teve início há dois anos, quando o Grupo Carrefour e o Grupo Big – antigo Walmart Brasil, que deixou o país em 2019 – deram início às reformas em lojas de suas respectivas redes. Ano passado o Grupo Carrefour adquiriu o Grupo Big e passou a integrar os negócios das duas companhias.
Ao avaliar e dar sequência a projetos pré-existentes à fusão, se desenhou a reformulação do conceito dos supermercados de marcas distintas, várias delas com força regional em estados do país. Como explica Daniela Heldt, o trabalho foi entender quais esforços do Grupo Big combinavam com os esforços do Grupo Carrefour, e vice-versa. “Entendemos que ambos os projetos faziam sentido para a missão de compra de feira e reposição. Isso fez com que consolidássemos qual seria a nossa proposta de valor para os supermercados”.
As quatro unidades foram escolhidas a dedo, todas com uma característica em comum: seguem o formato de supermercado, com um modelo localizado nos bairros, próximos aos clientes, e responsáveis por compras de reposição e de feira dos consumidores.
Em Salvador, a unidade escolhida foi a do supermercado Bompreço, do antigo Grupo Big, que tem todas essas características, no bairro Chame Chame. Já em Recife, a unidade escolhida foi a do bairro dos Aflitos. Em Curitiba, o supermercado Nacional, também pertencente ao Grupo Big e com força regional no Sul do país, passará pela remodelagem. Em São Paulo, a unidade escolhida foi do Carrefour em São Bernardo do Campo.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Novas ofertas aprimoram experiência de compra
Segundo Heldt, o novo modelo possui dois elementos protagonistas: a experiência de compra de produtos frescos e a artesanalidade.
O hortifruti das quatro unidades recebeu uma variedade maior de produtos como frutas, legumes e verduras. Outra novidade são as opções processadas desses alimentos. “O objetivo é oferecer facilidade para o cliente, dar uma solução de consumo em todas as áreas de perecíveis, para que ele consuma tudo o que levar para casa”, explica a executiva.
Já a artesanalidade é um dos principais elementos das novas unidades de supermercados do Grupo Carrefour. Seguindo a recente tendência por produtos artesanais e feitos a partir de fermentação natural, as quatro lojas receberam uma ampla variedade de produtos. São mais de 40 sabores de tortas, 20 novos produtos de cafeteria, além da estação de pizza de fermentação natural. A rotisseria e a estação de sushi também oferecem pratos prontos para que clientes possam levar uma refeição completa para casa.
“No modelo anterior, a maioria das lojas recebia os produtos dos fornecedores que eram finalizados nas unidades, para então serem oferecidos aos clientes”, explica Heldt. “Artesanal significa fazer a partir de insumos. As quatro lojas possuem laboratórios, onde os produtos são feitos a partir dos insumos, e são abertos. Os clientes podem ver o preparo, para que essa entrega seja ainda mais real”.
As soluções surgiram a partir da combinação de pesquisas de satisfação do cliente e ede NPS, dos feedbacks dos colaboradores das unidades que observaram os comportamentos dos consumidores no dia-a-dia, e com pesquisas que apontaram as tendências do mercado. “Quando olhamos para tendências, vemos que tempo é algo de muito valor. Queremos apoiar nossos clientes entregando praticidade, e nada mais prático do que ter certeza da origem daquilo que está consumindo e da qualidade para alimentar a sua família”, destaca Heldt.
Reinauguração
A reinauguração das unidades acontece dia 31/8, quinta-feira, nas quatro lojas do Grupo Carrefour que receberam o novo modelo Super Nova Geração II:
Salvador, BA
Super Bompreço Chame Chame: Rua Augusto Fernando Schmidt, s/n – Barra
Recife, PE
Super Bompreço Aflitos: Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1644 – Aflitos
São Bernardo do Campo, SP
Carrefour Bairro: Rua José Benedetti, 255 – Centro
Curitiba, PR
Supermercado Nacional XV de Novembro: Rua Marechal Deodoro, 991 – Centro
+ NOTÍCIAS
TAG e Dois Pontos: por uma nova experiência de leitura
Compras online: como os consumidores podem ter segurança?