Pesquisar
Close this search box.
/
/
Compras online: como os consumidores podem ter segurança?

Compras online: como os consumidores podem ter segurança?

E-commerce está em ascensão, mas consumidores ainda sentem inseguranças ao usar o comércio online para suas compras; alguns cuidados podem garantir uma experiência segura

Fazer as compras online é uma tendência, prova disso é que 62% dos consumidores afirmam fazer de duas a cinco aquisições no e-commerce mensalmente, segundo um estudo da Opinion Box. Além da praticidade de poderem adquirir produtos sem sair de casa, existe ainda a possibilidade de poder comparar os valores com as demais plataformas ou lojas físicas. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram cerca de 368,7 milhões de pedidos registrados no ano de 2022.

Por outro lado, os consumidores que não estão acostumados com o comércio virtual podem sentir receio de comprar algo pela internet. São dúvidas sobre quais direitos os protegem, ou como garantir a qualidade do produto. Porém, eles estão amparados pela Lei nº 8.078, conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social.

Leia mais: Frete grátis no e-commerce é importante nas decisões de 72% dos consumidores

Como garantir que a empresa vai cumprir com suas obrigações quanto ao consumidor?

Existem alguns receios dos consumidores quanto ao comércio online, como, por exemplo, a garantia de que a empresa cumpra suas obrigações. Da mesma forma, há algumas maneiras de exigir que os direitos dos consumidores sejam resguardados. Um deles é o contato direto com os canais de atendimento fornecidos pelo comércio onde as compras foram feitas em caso de problemas com os produtos adquiridos. Caso a questão não seja resolvida, o consumidor é resguardado pelo Procon. Para isso, é necessário ter todas as provas da aquisição dos produtos, como nota fiscal, contrato, protocolos de atendimento, e-mails, entre outros.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Quais são os principais medos dos consumidores com as compras online?

O produto vai chegar? E se estiver com defeito, como devo agir? É possível fazer uma troca? Essas estão entre as questões feitas pelo consumidor antes de finalizar o carrinho.

Na primeira questão, é importante guardar os comprovantes da compra para, em caso de não recebimento do produto, entrar em contato com o SAC da empresa e registrar a reclamação. Vale lembrar também ser necessário anotar o protocolo de atendimento. Já em caso de arrependimento, seja por mau funcionamento ou por não estar de acordo com as expectativas do cliente, o CDC assegura o direito à troca.

Nos casos de arrependimento, a compra pode ser cancelada em até sete dias após o recebimento do produto. Para o cliente, não há custos. Já se a troca será motivada por defeito, há um prazo de 30 a 90 dias para o consumidor reclamar. Quanto à empresa, serão dados a ela 30 dias para fazer o conserto, desde que não seja um produto essencial. Vale lembrar que produtos essenciais são, por exemplo, uma geladeira ou um fogão. Nesse caso, a loja tem a obrigação de trocar, cancelar a compra ou abater o valor pago assim que o defeito for confirmado.


As estratégias de segmentação e personalização dos e-commerces
e marketplaces serão tema de debate no CONAREC 2023!
Participe!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


Como garantir que a compra será feita de forma segura?

Alguns cuidados podem garantir que o consumidor não seja prejudicado ao optar pelo e-commerce para suas compras. Elas podem resguardar o cliente de possíveis problemas, e tornar a experiência mais segura.

  • Opte por lojas já conhecidas: as promoções podem ser tentadoras, mas não se levar por apenas isso e verificar se a loja é confiável são os primeiros passos para ter sucesso nas compras feitas pelo comércio virtual. Uma forma de se resguardar é preferir empresas já conhecidas, que seja possível saber a origem dos produtos, ou que tenham sido indicadas por pessoas que tiveram boas experiências com ela. Vale pesquisar também a reputação da empresa. Até mesmo os comércios de renome podem enfrentar desafios, por isso, é interessante verificar junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, se a loja tem bom histórico de relacionamento com o cliente.

Leia mais: 62% dos consumidores que fazem até cinco compras mensais usam e-commerce

  • Faça suas compras por dispositivos confiáveis: os computadores públicos não são indicados para compras no comércio virtual. Além disso, garanta que seu dispositivo tenha um antivírus e não deixe salvas informações como número do cartão de crédito, e-mail ou endereço.
  • Cuidado com as ofertas tentadoras: preços que estão muito abaixo da média podem ocultar problemas no produto. Conhece o famoso ditado “o barato sai caro”? Isso pode acontecer em ofertas que destoam dos demais produtos oferecidos em outras plataformas. Descontos excessivamente generosos podem significar produto falsificado, baixa qualidade ou até mesmo a falta de garantia.
  • Escolha plataformas de pagamento seguras: as lojas online oferecem diversas formas de pagamento ao cliente. Cartão de crédito ou débito, boleto bancário, pix ou depósito em conta. Para que tudo ocorra de forma segura para o consumidor, é possível verificar se o link fornecido é de um site seguro. Normalmente, eles mostram um cadeado ou o código HTTPS na URL. Se em meio a compra surgir um link desconhecido, evite clicar. Existe o risco de vírus ou golpes virtuais.

Leia mais: A ascensão dos pagamentos em tempo real no e-commerce brasileiro

  • Proteja o cartão de crédito ou débito: boa parte dos pagamentos em lojas virtuais são feitas com cartão, seja de crédito ou débito. A sugestão é criar um cartão virtual, que tem dados diferentes da versão física. Não é recomendado optar por deixar os dados do cartão salvos para futuras compras.

No recebimento, cabe ao consumidor verificar se a embalagem está danificada e testar o produto assim que ele chegar, para saber se ele vai cumprir as expectativas ou o que foi informado pela publicidade da empresa. Caso seja identificado algo que não esteja de acordo com as características divulgadas, deve ser comunicado ao vendedor para seguir com os procedimentos de troca ou ressarcimento.



+ NOTÍCIAS
E-commerce é principal fonte de renda para 30% de vendedores da Shopee
Estamos diante de um novo shopper: futuro do e-commerce é phygital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]