Pesquisar
Close this search box.
/
/
Grandes varejistas abandonam intermediários e apostam em vendas diretas ao consumidor

Grandes varejistas abandonam intermediários e apostam em vendas diretas ao consumidor

Marcas consolidadas buscam reforçar relacionamento com compradores para evitar intermediários nas vendas

Enquanto algumas marcas e categorias de produtos, como bens de consumo diário, estão se tornando cada vez mais dependentes da Amazon e outros marketplaces como canal de vendas online, outras marcas buscam reforçar sua independência ampliando relacionamentos diretos com o consumidor e evitando o uso de um intermediário para as vendas.

É o caso da Nike que, após um piloto de dois anos, anunciou que não venderá mais seus produtos através da gigante varejista de Jeff Bezos.

A empresa de roupas esportivas informou que irá concentrar seus esforços nas vendas diretas ao consumidor por meio de canais proprietários – uma tendência que já é percebida entre grandes varejistas.

“Como parte do foco da Nike em melhorar a experiência dos consumidores por meio de relacionamentos pessoais mais diretos, tomamos a decisão de concluir nosso atual piloto com a Amazon”, informou a empresa em comunicado.

Outra gigante do varejo, a Ikea, também encerrou acordo semelhante com a Amazon na mesma semana em que o fim da parceria com a Nike foi divulgada.

A empresa sueca de móveis vendia itens de pequeno porte, como luminárias e utensílios de cozinha, no mercado americano, ainda em caráter experimental.

“A decisão mostra que marcas fortes já perceberam que o tráfego dos sites proprietários (por exemplo, NIKE.com) é autossustentável, mais rentável e realmente reforça a marca, enquanto o tráfego e a receita incremental da Amazon.com são menos lucrativos, e não reforçam a marca”, explica o analista da consultoria Jefferies, Randy Konik, em entrevista à CNBC.


Marcas que já nascem DtC 

A democratização da internet, a proliferação das redes sociais e a consolidação do e-commerce propiciaram o surgimento de marcas “direct-to-consumer”.

Também conhecidas como DTC, essas marcas fabricam e enviam seus produtos diretamente para os compradores, sem depender de lojas tradicionais ou de outros intermediários, como a Amazon.

A Warby Parker, por exemplo, é uma marca de óculos que já nasceu DTC. A empresa começou como uma startup em 2010 para vender óculos de grau a baixo custo pela internet. Após uma série de rodadas de investimentos, a Warby Parker lançou lojas físicas nos Estados Unidos e, em 2018, seu valor de mercado atingiu US$ 1,7 bilhão.

No mundo dos cosméticos, a Glossier é um caso de sucesso de empresa que surgiu focada nas vendas diretas ao consumidor em um mercado em que o posicionamento em lojas de departamentos, perfumarias e grandes farmácias é extremamente relevante.

Com foco direto na consumidora, a Glossier conseguiu criar uma comunidade em torno de sua marca para realizar as vendas por canais digitais sem intermediários.

Inspirados por casos como o da Warby Parker e Glossier, e pressionados pelas quedas nas vendas em lojas físicas de shoppings nos EUA, algumas varejistas consolidadas estão seguindo a tendência de marcas que surgiram online com vendas diretas ao consumidor.

A GAP lançou em 2018 a marca de vestuário masculino Hill City, em que só é possível comprar roupas da marca diretamente pelo site, sem intermediários.

Seguindo a mesma linha, a Express, que fatura US$ 2,2 bilhões por ano com sua rede de lojas nos EUA, lançou neste mês a UpWest, uma nova marca roupas e lifestyle nativa digital, com vendas diretas ao consumidor.

Foto de divulgação da Hill City

Em entrevista à Forbes, o consultor Paul Munford, fundador do Lean Luxe, acredita que o peso de ser associada a uma varejista já consolidada pode influenciar negativamente a percepção sobre essas marcas, que talvez não sejam vistas como independentes.

“No entanto, a execução será a chave aqui. As marcas ‘spinoff’  precisam ter sua própria entidade, em oposição a uma submarca do varejista legado”, explicou.


LEIA MAIS

Brechós de luxo crescem e atraem novos clientes, Millennials e Geração Z são os maiores consumidores
GPTW premia as melhores empresas para trabalhar no varejo em 2019

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]