/
/
GPA fecha ano com lucros 20,1% maiores

GPA fecha ano com lucros 20,1% maiores

Empresa fatura R$ 65,5 bi e apresenta evolução nos principais indicadores operacionais

O GPA, maior varejista do País, apresentou um aumento de 20,1% em seu lucro líquido em 2014, na comparação com o ano anterior, para R$ 2,08 bilhões. Com a abertura de 212 lojas ao longo dos últimos 12 meses, a empresa obteve um crescimento de 13,3% em sua receita líquida anual, para R$ 65,5 bilhões.

Os principais indicadores da empresa apresentaram evolução no ano passado. As despesas operacionais recuaram 1,1 ponto percentual, passando a representar 18,5% da receita líquida da companhia. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) saltaram 29,3% na comparação anual, para R$ 4,9 bilhões, e o lucro líquido passou a representar 3,2% das receitas, contra 3% em 2013.

No relatório de resultados, o GPA destacou, para a obtenção dos resultados, os avanços em eficiência operacional, as iniciativas comerciais para reforçar competitividade em preços, o maior controle sobre o capital de giro e a troca de experiências e sinergias com o controlador, o grupo francês Casino. Um exemplo dessa troca de experiências é a expansão do projeto de ?click & collect? (em que os clientes compram on-line e podem retirar os produtos em lojas físicas) para 100 lojas.

Em 2014, a expansão orgânica da empresa concentrou-se nos formatos de alimentação. As bandeiras de proximidade (Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar) ganharam 97 novos pontos de venda, além da construção de um Centro de Distribuição exclusivo. A bandeira de supermercados Premium Pão de Açúcar ampliou sua presença física com 17 novas lojas, além de um crescimento acima de 20% na operação de delivery.

O grande destaque, porém, foi a bandeira de atacarejo Assaí, cujas receitas saltaram 32,7% na comparação anual, para R$ 8,3 bilhões. No ano, foram abertas nove lojas com a marca, que ampliou sua presença na região Nordeste e passou a estar em 13 Estados do País.

Leia mais:
Via Varejo amplia lucros em 34,1%

Cnova Brasil cresce acima do e-commerce nacional

Desabalada carreira: Assaí atinge 83 lojas

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]