Há quase dois anos, o portal NOVAREJO publicava a inauguração da primeira loja do Assaí no País sob comando do Grupo Pão de Açúcar, que consolidou 100% da compra do Assaí em 2010. Hoje, 35 lojas depois, a rede atacadista mantém um ritmo acelerado de expansão, com oito unidades já em funcionamento neste ano e previsão de abertura de pelo menos mais uma.
A última delas na sexta-feira passada (12), em Taboão da Serra (SP), empreendimento imponente, de oito mil m², mix de produtos de sete mil itens e 246 vagas de estacionamento, que consumiu R$ 25 milhões dos cofres do Grupo Pão de Açúcar e gerou 440 empregos diretos e indiretos.
Como consta no anuário Os Mais Importantes NOVAREJO, publicado pelo Grupo Padrão em julho, o Assaí faturou R$ 6,2 bilhões em 2013. No segmento atacado, atacarejo e cash and carry, só perde em faturamento para Atacadão (do rival Carrefour) e Makro, que lucraram R$ 6,8 bi e R$ 12 bi.
Em número de lojas, também fica um pouco atrás: 83 contra 78 e 106, respectivamente. Mais da metade das lojas da bandeira cash & carry do GPA fica em São Paulo, principalmente no entorno da capital, uma estratégia explícita da rede e a qual Makro e Atacadão também priorizam. Além desta, foram abertas mais duas lojas Assaí em 2014 na Grande São Paulo: uma em Santo André ? no ABC e outra na rodovia Fernão Dias ? em Guarulhos.
Mas não só de São Paulo vive a bandeira, que inaugura ainda nesta semana o nono Assaí do ano em Sobral (CE). O braço do GPA teve um crescimento de 31,2% na receita líquida no 3° trimestre, somando pouco mais de R$ 2 bilhões.
De acordo com o grupo, o faturamento das novas lojas apresentaram resultados tão expressivos quanto o das ?mesmas lojas? (abertas há mais de um ano). A estratégia para o ano que se aproxima é continuar expandindo, principalmente na capital paulista.
Para conseguir crescer de forma sustentável, a marca quase dobrou a área de vendas no último triênio.
Leia mais:
Assaí abre loja n° 80 no Brasil