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Pão de Açúcar se junta a grandes marcas para promover reciclagem

Pão de Açúcar se junta a grandes marcas para promover reciclagem

Com práticas sustentáveis, GPA estabelece diversas parcerias com empresas, fornecedores e prestadores de serviços em prol da reciclagem como parte de uma agenda ESG efetiva

A agenda ESG tem obtido bastante destaque nos últimos tempos em diversas iniciativas do mercado brasileiro. O GPA tem reforçado essa trilha de valor na companhia com iniciativas que buscam cada vez mais a redução, o reaproveitamento e a reutilização de materiais e destinação adequada de resíduos.

Com o objetivo de promover e incentivar essas práticas sustentáveis, a companhia estabelece diversas parcerias com fornecedores e prestadores de serviço, visando maximizar a utilização desses recursos e minimizar o impactoambiental, tanto em suas operações e nos serviços para seus clientes.

Uma das principais iniciativas da companhia nesse sentido são os programas de logística reversa, que visam estimular atitudes responsáveis dos clientes por meio de parcerias com diversas empresas, startups, órgãos públicos e entidades gestoras de determinadas classes de resíduos. O GPA é um dos pioneiros na implantação de estações de reciclagem, com a visão de que a oferta de pontos de entrega voluntária acessíveis à população é fundamental para incentivar o consumo e o descarte consciente e uma vida mais sustentável, ajudando a construção de autoridade da marca nesse tema.

No Brasil, as primeiras estações de reciclagem foram instaladas em lojas Pão de Açúcar há mais de 20 anos e, desde então, a oferta de pontos de entrega voluntária nas unidades das demais bandeiras foi ampliada e estão presentes em mais de 90 lojas. Somente com essa iniciativa, em 2022, foram mais de 3,5 mil toneladas arrecadadas nas estações de reciclagem, totalizando mais de 130 mil toneladas destinadas corretamente desde o início do programa.

“Acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante para combate às mudanças climáticas e educação ambiental junto aos nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável para todos”, afirma Mirella Gomiero, Diretora Executiva de RH e Sustentabilidade do GPA.

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ESG não se faz sozinho

Em 2023, O GPA ampliou essas iniciativas em ESG com parcerias em conjunto com diversas empresas. Uma delas é com a Molécoola e a SC Johnson, fabricante global de marcas de consumo doméstico como Lysoform, Exposis, OFF!, para a instalação de uma estação de reciclagem 100% automatizada localizada no Pão de Açúcar Vieira de Morais. Vale mencionar que qualquer pessoa pode se cadastrar, levar seus materiais descartáveis e ganhar pontos que podem ser trocados por descontos em produtos SC Johnson no site ou no aplicativo da Molécoola. A estação, desde o início do ano, já coletou mais de 10 toneladas de resíduos.

Ainda neste ano, o GPA lançou, em parceria com a startup Green Mining, três novas Estações de Reciclagem construídas com blocos de material 100% reciclado. O projeto-piloto, nas lojas do Pão de Açúcar de Santana e Pão de Açúcar da Roberto Marinho possibilita o descarte de embalagens pós-consumo, sejam elas de vidro, plástico, papel, metal, papel ou até de óleo de cozinha que são encaminhadas para cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras que, por sua vez, vendem os materiais para usinas de reciclagem gerando renda para os cooperados.

A pesagem em todo o processo é monitorada e registrada em sistema da Green Mining, por meio de tecnologia blockchain, garantindo assim a rastreabilidade e comprovação da logística reversa. Em uma loja do Pão de Açúcar em São Paulo, a Green Mining trouxe, em parceria com o Grupo Boticário, a primeira Estação de Reciclagem Preço de Fábrica da cidade da cidade. A Estação compra dos clientes os resíduos descartados pelo mesmo valor praticado pelas usinas de reciclagem e deposita semanalmente para os clientes que atingirem mais de R$ 10,00. Nos primeiros 2 meses em operação, as três estações receberam mais de 17 toneladas de materiais recicláveis.

Outra novidade é uma parceria do Pão de Açúcar com a Veja, marca de limpeza da Reckitt Hygiene Comercial, e a Ambipar Triciclo, na instalação de “Retorna Machines”. O equipamento permite que os(as) clientes depositem suas embalagens de pós-consumo de vidro, de longa-vida (cartonada ou multicamadas), de aço, de plástico variados e de alumínio, gerando pontos em um aplicativo, que podem ser convertidos em créditos de transporte, livraria, celular e outros benefícios.

Outras parcerias em reciclagem

Com foco na reciclagem dos vidros, a companhia também possui uma outra parceria com a startup Green Mining e a Ambev por meio do projeto “Tem vidro usado para ser reciclado? Resolve no Minuto”, presente em 57 unidades do Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Fresh. No passado foram coletadas 16,8 toneladas. Também dentro do mesmo projeto, existe a coleta de plástico em seis lojas do Minuto Pão de Açúcar, coletando em 2022, 652 quilos desse material.

Pilhas e baterias, cápsulas de café, óleo de cozinha também estão na agenda de reciclagem do GPA. Todas as lojas são equipadas com coletores de pilhas e baterias, por exemplo. O projeto, em parceria com a Green Eletron, coletou 1,8 toneladas dos resíduos em 2022.

Em parceria com a Nestlé, Dolce Gusto, a rede Pão de Açúcar conta também com 52 postos de coleta para reciclagem de cápsulas de café. Os produtos recolhidos passam por um processo de reciclagem que permite que os resíduos sejam transformados em insumos para a elaboração de novos produtos dentro do conceito da economia circular e solidária. Em 2022, 13,3 toneladas foram recolhidas.

Em setembro de 2022, em parceria com a Cargill, o GPA deu início a coleta de óleo de cozinha usado em cinco lojas do Mercado Extra na Baixada Santista. Até abril de 2023, 162 litros de óleo foram reciclados e transformados em biodiesel.

Um longo caminho pela frente

Mesmo com inciativas de grandes companhias, o Brasil ainda está longe de ser um exemplo em reciclagem no mundo. No mês de maio, quando se comemora o Dia Mundial da Reciclagem, pudemos observar um dado alarmante sobre o tema: No Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados, segundo nota do portal G1.

O dado indica que o Brasil reciclou apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022. Ou seja, mesmo com iniciativas privadas o Brasil carece de um programa efetivo para que o país avance nos índices de reciclagem. A Lei 14.260/21, promulgada em 2021, que permite aos cidadãos e empresas tributadas pelo lucro real a dedução no Imposto de Renda de valores investidos em projetos de reciclagem, pode ser um desses avanços. Lei que ainda aguarda regulamentação pelo Ministério do Meio Ambiente para ser efetivada.

Para o consumidor, o tema reciclagem desperta interesse. Um levantamento online encomendado pela Samsung, realizado em parceria com a MindMiners, no ano passado, mostra que 94% dos entrevistados consideram muito importante ou importante o hábito da reciclagem, além de terem preocupação com o impacto ao meio ambiente.



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