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Google lidera a corrida para dominar a Inteligência Artificial

Google lidera a corrida para dominar a Inteligência Artificial

Diversos setores, desde o varejo até a mídia, podem se beneficiar com a "democratização" da AI no mercado da nuvem, que vale US$ 250 bilhões

Pessimistas advertem que a AI (Inteligência Artificial) poderia acabar com empregos, quebrar leis e iniciar as guerras.
Mas essas previsões dizem respeito a um futuro distante. A competição hoje não é entre humanos e máquinas, mas entre os gigantes da tecnologia do mundo, como o Google, que estão investindo febrilmente para obter uma vantagem sobre a AI, diz a revista The Economist.
Diversos setores, desde o varejo até a mídia, podem se beneficiar com a”democratização” da AI. Fornecer AI para empresas que não possuem as habilidades ou a escala para criar de forma independente poderiam ser um gerador de dinheiro no mercado da nuvem, que vale US$ 250 bilhões.
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Machine Learning

O machine learning é o ramo da AI ??que é mais relevante para essas empresas. Os computadores sistematizam dados para reconhecer padrões e fazer previsões sem serem explicitamente programados para fazê-lo. A técnica agora é usada em todos os tipos de aplicações na indústria de tecnologia, incluindo segmentação de anúncios on-line, recomendações de produtos, realidade aumentada e carros auto-dirigidos.
Zoubin Ghahramani, que lidera a pesquisa da AI no Uber, acredita que a Inteligência Artificial será tão transformadora como a ascensão dos computadores.
Uma maneira de entender o impacto potencial da AI é olhar para bancos de dados. A partir da década de 1980, isso fez com que eles fosse barato para armazenar e extrair informações e lidar com tarefas cognitivas, como o gerenciamento de inventário.
Bancos de dados alimentados pela primeira geração de softwares de AI tornarão o futuro próximo muito mais preditivo e responsivo, diz Frank Chen, da Andreessen Horowitz, empresa de capital de risco. Um aplicativo como o Google Gmail, que verifica o conteúdo dos e-mails e sugere respostas rápidas e de um toque em dispositivos móveis, é um exemplo inicial do que pode vir.
Tal como acontece com as ondas passadas de novas tecnologias, como os computadores pessoais e telefonia móvel, a AI tem o potencial de agitar os negócios dos gigantes tecnológicos, ajudando-os a revisar as operações existentes e a criar novas empresas.
Mas também vem com uma sensação de ameaça. “Se você é uma empresa de tecnologia e não está construindo AI como uma competência central, então você está se preparando ficar do lado de fora”, diz Jeff Wilke, diretor executivo da líder do “consumo mundial” na Amazon, e adjunto de Jeff Bezos.

Rivalidade

Alimentados pela rivalidade, grandes esperanças e hype, o boom da AI pode se sentir como a primeira corrida do ouro da Califórnia. Embora as empresas chinesas, como a Baidu e a Alibaba, também estejam investindo na AI e implantando-a em seu mercado interno, os prospectores mais visíveis são empresas de tecnologia ocidentais. O alfabeto é amplamente percebido como sendo o líder. Ele tem feito lucros consideráveis ??da AI há anos e tem muitos dos pesquisadores mais conhecidos.
Mas são os primeiros dias e a corrida está longe de terminar. Ao longo dos próximos anos, as grandes empresas de tecnologia irão frente a frente de três maneiras. Eles continuarão a competir por talentos para ajudar a treinar seus “cérebros” corporativos; Eles tentarão aplicar o aprendizado de máquina para seus negócios existentes com mais eficiência do que os rivais; e tentarão criar novos centros de lucro com a ajuda da AI.

 Amazon e Google

Amazon e Google foram mais longe na aplicação de AI a uma variedade de operações. O aprendizado de máquina torna as operações físicas e on-line da Amazon mais eficientes. Possui cerca de 80.000 robôs em seus centros de atendimento e também usa AI para classificar inventário e decidir quais caminhões destinam pacotes.
Para pedidos de supermercado, aplicou a visão por computador para reconhecer quais morangos e outras frutas estão maduras e frescas o suficiente para ser entregues aos clientes, e está desenvolvendo drones autônomos que um dia entregarão ordens.
Quanto ao Google, usa a AI para classificar o conteúdo no YouTube, seu site de vídeo on-line e eliminar (alguns) materiais censuráveis, e também identificar pessoas e agrupá-las em seu aplicativo, Google Fotos. A AI também está incorporada no Android, seu sistema operacional, ajudando-o a trabalhar com mais facilidade e a prever quais aplicativos as pessoas estão interessadas em usar. O Google Brain é considerado no campo da AI como um dos melhores grupos de pesquisa na aplicação de avanço de aprendizagem mecânica de forma lucrativa, por exemplo, melhorando os algoritmos de busca.
A inteligência artificial também está sendo aplicada no mundo corporativo. David Kenny, o chefe da Watson, a plataforma IBM da IBM, prevê que haverá “dois AIs”: empresas que se beneficiam de oferecer serviços infundidos por AI aos consumidores e outros que os oferecem às empresas. Na prática, os dois mundos se encontram por causa dos braços de computação da nuvem dos gigantes da tecnologia.
Os fornecedores estão competindo para usar a IA como forma de diferenciar suas ofertas e bloquear clientes. Os três maiores – Amazon Web Services, Azure e Google Cloud – oferecem interfaces de programação de aplicativos (APIs) que oferecem capacidades de aprendizado de máquina para outras empresas.
A oferta de nuvem da Microsoft, o Azure, por exemplo, ajudou a Uber a construir uma ferramenta de verificação que pede que os drivers vejam uma interface para confirmar suas identidades quando trabalham. O Google Cloud oferece uma “API de empregos”, que ajuda as empresas a combinar os candidatos a emprego com as melhores posições.

AI no cérebro

Os provedores geralmente precisam personalizar as APIs para as necessidades complexas dos clientes, que é demorado. A Microsoft, com a sua história de vender software para clientes e oferecendo-lhes suporte, parece ser bem sucedida nesta área. É apenas uma questão de tempo antes que as ofertas de AI se tornem “mais e mais autoajuda”, conta Diane Greene, que executa o Google Cloud.
Até o momento, os gigantes da tecnologia tentaram principalmente aplicar AI para colher lucros de suas operações existentes. Nos próximos anos, eles esperam que a AI os permita construir novos negócios. Uma área de intensa competição é assistentes virtuais.
Os smartphones conhecem intimamente seus usuários, mas os assistentes virtuais com suporte de AI visam levar o relacionamento mais longe, seja através de telefones ou smartspeakers. A Apple foi a primeira a explorar sua promessa quando comprou Siri, um assistente de voz, em 2010.
Desde então, a Amazon, o Google e a Microsoft investiram fortemente: o reconhecimento de fala dos seus assistentes é melhor como resultado. Samsung, Facebook e Baidu também estão competindo para oferecê-los.

Corrida por talentos

A corrida mais frenética é pelo talento humano, que é muito mais escasso do que dados. A demanda por “construtores” de AI que podem aplicar técnicas de aprendizado mecânico a grandes conjuntos de dados de maneiras criativas aumentou muito, superando o número de alunos superiores que estudaram as técnicas.
Hoje, os sistemas de AI são como “sábios idiotas”, diz Gurdeep Singh Pall da Microsoft. “Eles são ótimos no que fazem, mas se você não usá-los corretamente, é um desastre.” Contratar as pessoas certas pode ser fundamental para a sobrevivência de uma empresa (algumas startups falham por falta das habilidades de AI corretas) sob uma tendência de empresas saqueando departamentos acadêmicos para contratar professores e estudantes de pós-graduação antes de terminar seus diplomas.
Feiras de emprego agora se assemelham à “Black Friday” do Walmart, diz Andrew Moore, diretor da escola de computação da Universidade Carnegie Mellon (CMU), uma instituição pioneira da AI (cujo departamento de robótica foi famoso por ter lançado o Uber em 2015).
Conferências acadêmicas, como os Sistemas de Processamento de Informação Neural duplicam lugares para comprar talentos. e nada disso funciona, as empresas compram as startups. A indústria da tecnologia começou essa tendência em 2014, quando o Google gastou cerca de US $ 500 milhões no DeepMind, uma startup sem receita ou produto comercializável, mas com uma equipe de pesquisadores de “aprendizagem profunda”.
Outras empresas também foram descascadas para comprar startups, que normalmente são valorizados não em lucros futuros ou mesmo em vendas, mas, em vez disso, recebem um preço por cada empregado entre 5 e 10 milhões de dólares.

De portas fechadas

As empresas têm filosofias diferentes sobre como lidar com pessoas. Alguns, como a Microsoft e a IBM, investem fortemente na pesquisa da AI e publicam uma grande quantidade de documentos, mas não exigem que os pesquisadores apliquem suas descobertas às atividades de criação de dinheiro. No extremo oposto da escala, a Apple e a Amazon, que não têm enormes iniciativas de pesquisa, esperam que todo o trabalho alimente produtos e seja apertado sobre seu trabalho.
O Google e o Facebook estão em algum lugar entre os pesquisadores sobre se os pesquisadores devem trabalhar apenas em empreendimentos de criação de dinheiro.
A intensa batalha pelo talento pode forçar as empresas a se tornarem mais abertas. “Se você diz a eles, ‘venha trabalhar conosco, mas você não pode contar a ninguém o que está trabalhando’, então eles não virão, porque você vai matar sua carreira”, explica o Sr. LeCun, que lidera a AI do Facebook. Esse trade-off entre o segredo e a necessidade de atrair pessoas também se aplica aos gigantes chineses, que estão tentando estabelecer postos avançados ocidentais e contratar pesquisadores americanos.
A Baidu abriu dois laboratórios de pesquisa com foco em AI no Vale do Silício, em 2013 e este ano. Pesquisadores ocidentais, no entanto, preferem trabalhar para as gigantes norte-americanas, em parte devido à sua relativa transparência.

Multiplicação de dinheiro

Se as empresas podem atrair as pessoas certas na AI, o efeito é ampliar sua força de trabalho de forma exponencial. A AI é “como ter um milhão de estagiários” à disposição, diz Benedict Evans, de Andreessen Horowitz. Esse poder computacional é então integrado aos negócios.
As vantagens da AI são mais visíveis nas previsões das empresas sobre o que os usuários desejam. Recomendações e sugestões automatizadas são responsáveis ??por cerca de três quartos do que as pessoas observam no Netflix, por exemplo, e mais de um terço do que as pessoas compram na Amazon.
O Facebook, que possui o popular aplicativo Instagram, usa o machine learning para reconhecer o conteúdo de postagens, fotos e vídeos e exibir relevantes para usuários, além de filtrar spam. No passado, classificava as postagens cronologicamente, mas as publicações e os anúncios por relevância mantêm os usuários mais envolvidos.
Sem a aprendizagem de máquinas o Facebook nunca alcançaria sua escala atual, argumenta Joaquin Candela, chefe do grupo de AI da rede social. As empresas que não usaram o AI na busca, ou estavam atrasadas para fazê-lo, lutaram, como no caso do Yahoo e seu mecanismo de pesquisa, e também do Bing da Microsoft.
 

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