Pesquisar
Close this search box.
/
/
Google substitui sua IA generativa Bard pelo Gemini

Google substitui sua IA generativa Bard pelo Gemini

Google anuncia versões gratuitas e pagas para Gemini, IA generativa mais avançada da empresa que passa a ter seu próprio ecossistema.

O Bard, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) generativa conversacional do Google, acaba de ser rebatizado para Gemini. O nome é o mesmo da unidade de negócios da Alphabet responsável pelo desenvolvimento de grandes modelos de linguagem – como o Gemini, modelo mais avançado até então criado pela empresa anunciado em dezembro de 2023. Agora, o Google entende que, mais do que uma ferramenta de IA generativa, a solução se tornará a base de todo um ecossistema de produtos e serviços.

Segundo a empresa, o modelo Ultra 1.0 é o primeiro a superar especialistas humanos em testes MMLU (massive multitask language understanding, ou compreensão de linguagem multitarefa em grande escala), que inclui uma combinação de 57 matérias para testar conhecimentos e habilidades de resolução de problemas. Essa versão da IA generativa passará a se chamar Gemini Advanced, que pode ser utilizada para uma miríade de tarefas, desde ajudar a desenvolver um plano de negócios, até contribuir na construção de ideias criativas.

Para utilizar a versão mais atualizada e potente do Gemini, é preciso assinar o plano Google One AI Premium, que inclui outras ferramentas de IA da empresa, além de mais espaço de armazenamento e produtos exclusivos. Enquanto isso, funcionalidades do Google como Workspace e Google Cloud, que até então utilizavam o Duet AI, passaram a contar com funcionalidades de IA do Gemini. Por meio dele, usuários poderão pedir o auxílio da IA para escrever e-mails, documentos, códigos de programação, além de outros benefícios.

No entanto, assinantes do plano poderão também utilizar o Gemini em ferramentas como Gmail, Docs, Sheets, Slides e Meet. O Gemini Advanced já está disponível em inglês em mais de 150 países e, com o tempo, irá expandir para outros idiomas.

Além disso, a IA generativa – tanto em sua versão gratuita quanto paga – estará disponível em breve para smartphones nos sistemas operacionais Android, no qual terá um novo aplicativo, e iOS, com o Google app. Hoje, os aplicativos já podem ser baixados e utilizados nos Estados Unidos, e logo mais estarão à disposição em todo o mundo.

Atualização atrás de atualização

O anúncio é o último em um relativo curto espaço de tempo de outros que o Google fez nos últimos meses. Em dezembro, a empresa lançou o Gemini como seu grande modelo de linguagem mais avançado em três versões para diferentes funcionalidades. O Gemini Ultra representava a versão mais avançada para resolver tarefas complexas, enquanto o Gemini Pro seria o melhor apontado para escalar uma grande variedade de tarefas. Por fim, o Gemini Nano era recomendado para tarefas em tablets e smartphones.

A Consumidor Moderno tentou pedir para que o Gemini gerasse e uma imagem, mas recebeu a seguinte resposta: “Eu ainda não posso criar imagens, por isso não posso ajudar você no momento”. No entanto, ao perguntar ao Gemini se consegue criar imagens, a IA respondeu que sim e ainda deu as instruções para isso. Por outro lado, é possível fazer o upload de uma foto e pedir ao Gemini para que descreva seu conteúdo.

Captura de tela do Gemini, do Google, com a pergunta "É possível gerar imagens no Gemini?". A ferramenta responde que sim e dá as instruções.
Foto: Captura de tela do Gemini.

Agora, com a nova atualização, o Google afirma que a versão mais avançada do Gemini foi capaz de superar até mesmo o líder no setor, o ChatGPT, da OpenAI, que também conta com planos de assinatura para usuários e empresas. As novidades apontam que o Google está tomando iniciativas para se tornar mais competitivo entre as Inteligências Artificiais generativas, seja por meio do aperfeiçoamento do modelo de linguagem, da disponibilidade em diversos dispositivos, e em suas versões mais aprimoradas.

Conheça sua IA

O Gemini se assemelha ao formato do ChatGPT, da OpenAI – investida da Microsoft. Além da ferramenta conversacional, tanto o Gemini quanto o ChatGPT são tão utilizados como ferramentas de produtividades nos diferentes recursos do Google e do Office 365 da Microsoft, respectivamente.

Em setembro, a OpenAI também anunciou novas funcionalidades do ChatGPT, que passou a contar com recursos de voz e imagem. Além de poder receber comandos por meio da voz do usuário, pode também gerar respostas faladas por meio de vozes geradas artificialmente. A IA agora também consegue transcrever falas em texto, além de analisar o conteúdo de uma imagem e descrevê-la.

o DALL·E, também da OpenAI, é uma ferramenta treinada para criar imagens a partir de prompts em texto. Sua última versão, DALL·E 3, está disponível para usuários assinantes dos planos ChatGPT Plus e Enterprise, além de desenvolvedores que utilizarem a sua API. A ferramenta também está treinada a declinar pedidos de criação de imagens que imitem os estilos de um artista vivo.

O Midjourney funciona de maneira similar, gerando imagens a partir de um comando em texto por meio do Discord, ferramenta de chat e videoconferência, por meio de um plano de assinatura pago.

Compare as IAs generativas

Já estão disponíveis no mercado inúmeros ferramentas de IA generativa para diferentes propósitos. Desde programas conversacionais, a ferramentas de revisão de código de programação e geração de imagens e vídeos, usuários e empresas podem explorar os mais diferentes potenciais dos grandes modelos de linguagem comercializados.

Veja a tabela abaixo para comparar modelos e funcionalidades de cada um.

ChatGPTGeminiCopilotDALL·EMidjourneyGithub CopilotCode LlamaCodeWhisperer
EmpresaOpenAIGoogleMicrosoftOpenAIMindjourney Inc.MicrosoftMetaAmazon
LançamentoNovembro de 2022Julho de 2023 (Bard) e Dezembro de 2023 (Gemini)Setembro de 2023Janeiro de 2021Julho de 2022Junho de 2021 (preview) e Dezembro de 2023Agosto de 2023Junho de 2022 (preliminar) e abril de 2023
OndeiOS, Android e navegadores.iOS, Android e navegadores.Windows 10 e 11 (gradualmente).ChatGPT Plus e Enterprise (DALL·E 3), e Bing Chat, e navegadores (DALL·E 2).Discord.macOS, Windows e Linux.macOS, Windows e Linux.macOS, Windows e Linux.
FuncionalidadesConversacional (texto e voz), geração e edição de texto, leitura de imagens, respostas em áudio, capacidade de aprendizado contínuo, automatização de tarefas e análise de dados – de acordo com treinamento.Conversacional, geração e edição ede texto, leitura de imagens, integração com recursos do Google.Conversacional, comando de voz, geração e edição de texto e imagens, leitura de imagens, integração com recursos do Office 365, Bing Chat e Microsoft Edge.Geração e edição de imagens.Geração e edição de imagens.Programação de pares de IA para escrever e revisar códigos de várias linguagens, especialmente Python, JavaScript, TypeScript, Ruby, Go, C# and C++.Geração de códigos de programação a partir de comandos de códigos e de linguagem natural, em linguagens como Python, C++, Java, PHP, Typescript (Javascript), C# e Bash.Geração de códigos de programação e sugestões em linguagens como Python, Java, SQL, PHP e C.
PreçosGratuito, a não ser nos planos Enterprise e Plus, por US$ 20 ao mês.Gratuito e, no plano Google One AI Premium US$ 19,99 ao mês.Gratuito no Windows 11.É preciso comprar créditos para gerar uma imagem; preços variam de acordo com versão da ferramenta e resolução de imagem – entre US$ 0.016 e US$ 0.120.Entre US$ 10 e US$ 120 por mêsPlanos a partir de US$ 10 ao mês ou US$ 100 ao ano no plano individual, ou US$ 19 ao mês para o plano GitHub Copilot Business, e US$ 39 por usuário ao mês no plano Copilot Enterprise.Gratuito.US$19 ao mês na versão profissional, ou gratuito para uso individual.
Dados: OpenAI, Microsoft, Meta, Google, Midjourney Inc., Amazon.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]