Pesquisar
Close this search box.
/
/
Google é multado em € 4,3 bilhões por violação de livre concorrência

Google é multado em € 4,3 bilhões por violação de livre concorrência

Comissão Europeia aplica multa recorde por abuso de posição dominante com o sistema operacional Android. Empresa diz que vai recorrer

A Comissão Europeia multou o Google em € 4,3 bilhões por ter violado regras de antitruste da União Europeia. De acordo com o documento divulgado nesta terça-feira (18), desde 2011, o Google tem feito exigências ilegais a fabricantes e operadores do sistema operacional Android para “cimentar sua posição dominante como buscador de internet”. Agora, o Google precisa pôr fim a suas práticas ilegais em até 90 dias ou terá de pagar uma multa referente a 5% da média diária do volume de negócios da holding Alphabet.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

Segundo a comissionária responsável pelo caso, Margrethe Vestager, a internet móvel representa mais da metade do tráfego global da internet. “Nos debruçamos sobre as restrições que o Google impôs a fabricantes e operadores de rede para garantir que o tráfego do Android seja direcionado ao Google. Nesse sentido, negaram aos concorrentes a chance de inovar e competir e aos consumidores europeus, os benefícios da concorrência efetiva, o que é ilegal segundo as regras antitruste da UE”, escreveu Vestager, em sua decisão.

Por sua vez, Al Verney, porta-voz do Google em Bruxelas, rebateu em sua conta no Twitter que o Android criou mais opções para todos, não menos. “Um ecossistema vibrante, inovação rápida e preços menores são fatores clássicos de uma competição robusta. Nós vamos recorrer da decisão da Comissão”, disse. O executivo afirmou ainda que, com o Android, os usuários passaram a ter 24 mil dispositivos e mais de 1 milhão de aplicativos à disposição no Google Play.

De acordo com a Comissão, a maior parte das receitas do Google vem de seu principal produto, o mecanismo de pesquisa, por isso traçou uma estratégia para antecipar os efeitos da migração dos desktops para a internet móvel, iniciada em meados dos anos 2000, e garantir que os usuários continuassem usando o serviço também em seus smartphones e tablets. Em 2005, o Google comprou o desenvolvedor original do Android e hoje cerca de 80% dos dispositivos móveis inteligentes na Europa e no mundo todo são executados no sistema operacional.

“Quando o Google desenvolve uma nova versão do Android, a empresa publica o código-fonte on-line. Isso, em princípio, permite que terceiros baixem e modifiquem esse código, no entanto, os aplicativos e serviços Android proprietários do Google não são liberados a não ser que firmem contratos com o Google, que impõe diversas restrições, como exigir que os fabricantes pré-instalem o aplicativo Google Search e o navegador (Chrome), como condição para licenciamento da loja de aplicativos do Google (a Play Store)”, escreveu a Comissão, na decisão.

Com a palavra, Sundar Pichai, CEO do Google

Hoje, a Comissão Europeia emitiu uma decisão concorrencial contra o Android e seu modelo de negócios. A decisão ignora o fato de que os telefones Android competem com os telefones iOS – algo que 89% dos entrevistados da pesquisa de mercado da própria Comissão Europeia confirmaram. A decisão também não considera a ampla gama de opções que o Android oferece para milhares de fabricantes de celulares e operadoras móveis, que criam e vendem dispositivos Android para os milhões de desenvolvedores de aplicativos ao redor do mundo que construíram seus negócios com o Android, e bilhões de consumidores que agora podem comprar e usar smartphones de última geração.

Hoje, graças ao Android, existem mais de 24.000 dispositivos, de todos os preços e de mais de 1.300 marcas diferentes de fabricantes da Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Letônia, polônia, Portugal, Romênia e Suécia.

Os celulares feitos por essas empresas são todos diferentes, mas com uma coisa em comum: a capacidade de rodar os mesmos aplicativos. Isso é possível graças às regras simples que garantem compatibilidade técnica, independentemente do tamanho ou do formato do dispositivo. Nenhum fabricante de celulares é obrigado a seguir essas regras, eles podem usar ou modificar o Android da maneira que quiserem, da mesma forma que a Amazon fez com “Fire”, seus tablets e sticks de TV.

Para ter sucesso, as plataformas de código aberto precisam equilibrar meticulosamente as necessidades de todos aqueles que as utilizam. A história nos ensina que, sem regras em torno de uma compatibilidade de base, as plataformas de código aberto se fragmentam, o que prejudica usuários, desenvolvedores e fabricantes de smartphones. As regras de compatibilidade do Android evitam isso.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]