Tem novidade do Waze – e das grandes. O Google, detentor da marca, anunciou uma funcionalidade dentro do aplicativo de GPS: é o Carpool, um sistema de carona compartilhada – e sem custos.
O recurso deve começar a funcionar em São Paulo até o fim do ano, que, a propósito, será uma das primeiras cidades brasileiras a recepcionar o serviço. Fora do país o modelo vinha sendo testado, mas não havia nenhuma perspectiva de anúncio por aqui… até agora.
Em linhas gerais, ela vai funcionar da seguinte maneira: o motorista traça uma rota. O trajeto é compartilhado com outras pessoas, que podem verificar se o caminho é o mesmo do dono do veículo e, assim, solicitar uma carona.
Por ora, o Google não informou como será realizado o pagamento das caronas no Brasil. Tudo indica que o cartão de crédito será usado e há comentários de que a empresa não pretende lucrar com a empreitada. A ideia é que o motorista receba ajuda da companhia de Mountain View na redução de custos como gastos com combustível, pedágio, manutenção do veículo, entre outros custos com o carro.
Rival do Uber?
A pergunta que muitas pessoas se fazem é se o Google quer rivalizar com o Uber? Embora tenha motivos (inclusive ações na Justiça norte-americana por plágio), a ideia não é rivalizar com a empresa de compartilhamento de veículos. O Google estaria de olho, para variar, na rotina das pessoas conectadas. Ou seja, quanto mais souber sobre o micro-momento de cada pessoa, melhor. Esse é o negócio dessa empresa.