Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como o Google ajuda PMEs a alcançar novos consumidores

Como o Google ajuda PMEs a alcançar novos consumidores

O Google tem focado muito dos seus esforços em mapear o sistema de PMEs para aproximar cada vez mais essas empresas do consumidor amplo

Desde 2005 no Brasil, o Google acumula 700 milhões de reais investidos no Brasil e o País está entre os cinco maiores mercados da empresa no mundo. Seis em cada dez pessoas têm no Google a primeira fonte de informação sobre uma empresa e, em 2018, a estimativa é de que a empresa tenha gerado 41 bilhões de reais em retorno de investimento para 61 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos.

Todo esse potencial tem ajudado as PMEs a disputar espaço com as grandes empresas. Em evento realizado na sede da gigante de tecnologia em São Paulo, alguns empreendedores contaram como as ferramentas da empresa estão os ajudando a ampliar suas possibilidades e buscar novos consumidores e mercados.

O Amor é Simples, loja online de vestidos de noiva, tem cerca de 50% da audiência vinda do Google. A proposta da empresa é oferecer vestidos mais em conta e menos formais que aqueles com os quais as pessoas se acostumaram, mas que não atendem a necessidade das noivas que pedem uma cerimônia mais simples, seja por limites no orçamento ou por uma concepção diferente do matrimônio.

“À época, não havia vestidos simples para comprar pela internet. Vimos o avanço das pesquisas no Google Trends e passamos a oferecer esse tipo de vestido tendo como lema ‘case como quiser’”, conta Lais Ribeiro, dona da empresa.

Foto Unsplash

A empreendedora conta que não existe nenhuma ação de marketing no mundo físico. Tudo fica no online, mas a empresa tem apostado em seu showroom, no centro de Porto Alegre, e em lojas temporárias pelo Brasil.

“Capturamos a noiva na internet. Levamos o mostruário para as lojas temporárias, elas compram no local, mas recebem em casa, como a cliente do online” detalha a empreendedora.

Para mudar as coleções, Laís e suas três sócias usam muito o formulário que o Google oferece para fazer pesquisas junto ao consumidor e obtêm até 2 mil respostas para os questionários. As noivas são muito engajadas e pegamos todos os insights na internet”, conta a empreendedora.

Mais do que empoderar noivas, a proposta da O Amor é Simples é valorizar o trabalho das costureiras. Com entregas apenas sob demanda, a loja online consegue ampliar os ganhos das costureiras sem comprometer o seu próprio rendimento. “Tem estilista que se sentar em frente a uma máquina de costura não sabe fazer nada. Por isso também temos a preocupação de valorizar as costureiras”, explica a empreendedora.

Indicações no Google Maps

O restaurante e espaço cultural Espaço Tibet está localizado entre as regiões de serra e de vale do Rio Grande do Sul, chamada de caminho do meio pelos moradores locais. A cidade de Três Coroas, onde está o estabelecimento, atrai desde clientes da região até turistas de outros estados que passam por ali em direção aos polos turísticos do sul do País. Para capturar esse público de passagem, o espaço conta com as indicações do Google Maps, que sugere ao viajante que pare para conhecer um pouco da cultura tibetana.

E quando se fala em conhecer a cultura, é, de fato, conhecer os princípios daquele país, não só a culinária. Um dos sócios do lugar é Ogyen Shak, que nasceu no Tibete e saiu do país asiático depois da dominação chinesa. Ele é um dos três refugiados tibetanos no Brasil e responsável pela fundação do primeiro restaurante tibetano no País. “Meu país tem uma cultura de sabedoria e eu quis representar parte dessa cultura aqui. Isso me motivou”, diz o empresário.

Uma luz no escuro

Larissa Souza, a empresária que inventou o serviço de assinatura de lanches saudáveis para crianças, conta com o Google para expandir seu negócio promissor para além dos limites de Ji-Paraná, pequena cidade no interior de Rondônia. A empresária conta que a ideia de preencher as lancheiras das crianças de produtos mais nutricionais surgiu quando resolveu visitar a sala de aula da filha.

“Vi que as crianças só estavam comendo produtos de baixa valor nutritivo. As mães não têm tempo para preparar algo melhor. Eu pensei, eu mesma vou fazer com o afeto com que elas fariam e vender”, conta Larissa, que em poucas semanas tinha mais de 60 assinaturas de comida saudável para crianças”.

Os dados do Google apontam que 96% dos brasileiros usam o Google antes de escolher uma empresa. Cerca de 40% das PMEs não estão online e as pequenas e médias empresas que passam a atuar na rede encontram um público inexplorado nesse ambiente. É esse potencial do Google de encontrar o público-alvo de uma empresa em regiões inexploradas que a Snack Saudável pretende explorar para expandir seus negócios.

Foto Unsplash

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]