A Geração Z, que compreende as pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e 2009, já tem seus membros mais velhos entrando no mercado de trabalho e, em 2020, se tornará a geração de maior representatividade no mercado consumidor. Esses jovens, que hoje têm entre dez e vinte e poucos anos, estão transformando mercados, e não poderia ser diferente em relação ao mercado de turismo.
Para entender o que impulsiona as decisões desse público na hora de planejar uma viagem, a Expedia lançou uma pesquisa que ilustra os comportamentos, atitudes e influências dos viajantes mais jovens ao redor do mundo.
De acordo com a pesquisa, a geração que cresceu com a internet e com as redes sociais se apoia nesses canais na hora de decidir sobre o destino de uma futura viagem.
Para 84% dos pesquisados, as mídias sociais podem influenciar na decisão, especialmente publicações com promoções e fotos e vídeos de viagens de amigos ou influenciadores.
O telefone celular também é um grande parceiro na hora de definir a próxima viagem. A pesquisa mostra que 68% dos Gen Z usam o celular para se inspirar sobre roteiros.
A procura por passagens e hotéis é feita pelo celular para 46% dos entrevistados, mas apenas 32% usam o telefone para efetuar as reservas de fato.
Assim como seus antecessores, os Millennials, os membros da Geração Z priorizam boas ofertas na hora de fazer uma viagem, e também buscam experiências e atividades únicas nos destinos.
Uma boa oferta é essencial para 56% dos jovens pesquisados. Por outro lado, reviews de destinos e conteúdos informativos não são tão valorizados (28% e 45%, respectivamente).
A pesquisa contou com respostas de 2.491 jovens de 18 a 23 de anos, de 11 países, incluindo Brasil, Argentina, Estados Unidos, China, Japão, Inglaterra, França, Alemanha, entre outros.
Veja abaixo 5 fatos sobre a relação dos Millennials e Gen Z com a indústria do turismo:
Experiência acima de tudo
Os viajantes mais jovens priorizam atividades e experiências, mas o orçamento ainda pesa na hora de decidir uma viagem.
Destino: indecisão
Aproximadamente dois terços dos viajantes mais jovens estão indecisos em relação ao roteiro quando decidem fazer uma viagem. Esta é uma oportunidade para as áreas de comunicação dos destinos influenciarem a decisão por meio de publicidades relevantes.
Abertos à inspiração
A pesquisa detectou que mais de 70% dos jovens estão abertos a receber ajuda e inspiração na hora de planejar uma viagem. Redes sociais e publicidade podem influenciar a decisão, especialmente se o conteúdo for de ofertas atraentes.
Os tipos de viagem variam
Os Gen Z e Millennials estão interessados em tipos populares de viagens, como férias relaxantes ou visitas à família. No entanto, quando chegam a algum destino, buscam atividades, eventos e aventuras.
Futuros viajantes a trabalho
Os membros mais velhos da Geração Z estão entrando no mercado de trabalho e começando a fazer viagens corporativas, seguindo os passos dos Millennials. De acordo com a pesquisa, os mais jovens economizam para aproveitar oportunidades de estender viagens de negócios para o lazer.
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