/
/
Apenas um quinto dos Gen Z e Millenials confiam nas marcas

Apenas um quinto dos Gen Z e Millenials confiam nas marcas

Transparência e velocidade nas respostas são atributos que aumentam confiança dos consumidores

Marcas que querem estreitar o relacionamento com seus consumidores precisam transmitir confiança e transparência. Se depender dos consumidores mais jovens, essa não é uma tarefa simples. A pesquisa Global Customer Experience Trends 2019, realizada pela Oracle, aponta que apenas um quinto dos consumidores das gerações Z e Millennials confiam completamente no que as marcas falam.

De acordo com a pesquisa, que entrevistou mais de 15 mil consumidores ao redor do mundo, incluindo o Brasil, há um desejo dos consumidores de se envolverem e interagirem cada vez mais com os varejistas. Mas, ao mesmo tempo, há um nível crescente de ceticismo em relação ao discurso das marcas.

A pesquisa buscou entender se as marcas estão se comunicando de forma consistente e autêntica com o consumidor, promovendo uma imagem de transparência e confiabilidade. Para Millennials e Gen Zs, o nível de confiança nas marcas é baixo e apenas 21% confiam no que os varejistas divulgam. Por outro lado, 39% das marcas pesquisadas acreditam que os consumidores confiam nas informações fornecidas sobre seus produtos e serviços.

De acordo com a pesquisa, é importante que as marcas entendam que a transparência é um componente essencial para aumentar a lealdade dos consumidores. Além de se comunicar de forma rápida e clara com seus clientes, as marcas devem se esforçar para aderir a altos padrões de transparência, rastreabilidade e honestidade se quiserem cultivar e reter clientes fiéis.

Respostas rápidas e honestas

Os consumidores desejam que as marcas sejam transparentes e ágeis, especialmente quando as coisas dão errado. Uma comunicação bem feita após um erro, como um recall de produto por exemplo, pode aumentar a confiança na empresa a longo prazo, diz o estudo.

A velocidade das empresas nas interações e respostas a questionamentos também é um diferencial e pode aumentar a confiança dos consumidores. De acordo com a pesquisa, 52% dos consumidores dizem que são “muito mais propensos a confiar” nos varejistas que respondem imediatamente aos seus questionamentos.

Fugindo do senso comum, o senso de confiança para empresas que respondem de forma rápida aumenta para gerações mais velhas e não é tão importante assim para os mais novos. Ao longo das gerações, a divisão fica em 44% da geração Z, 50% dos Millennials, e 54% na geração X e Baby Boomers.


11 indústrias que estão prosperando graças aos Millennials
Geração Z consome mais e tem mais dívida no cartão de crédito que os Millennials
ARTIGO: Na era Kardashian, deixe os millennials dominarem

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]